Repositorio Dspace/Manakin

Saberes de escrita do professor em curso de formação continuada do Programa Escrevendo o Futuro

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID GOMES, R. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3098988620770496 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAZ, Ana Maria de Oliveira.
dc.contributor.referee2 LIMA, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira.
dc.contributor.referee3 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.referee4 RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.description.resumo No exercício de suas funções institucionais e pedagógicas, o professor realiza práticas de linguagem, levando em conta a agência social em que exerce sua docência, constituindo-se, assim, o letramento para o trabalho. Para este estudo, o foco está no curso de formação continuada para professores, Sequência Didática: Aprendendo por Meio de Resenhas, oferecido pelo Programa Escrevendo o Futuro, no modelo Ensino a Distância. Baseando-me na experiência como cursista, surgiu o interesse em investigar os estudos relacionados aos saberes de escrita didatizados para os educadores, com o objetivo de refletir sobre o ensino dessa prática de linguagem articulada às suas ações profissionais. A pergunta central norteadora é: O que os saberes de escrita mobilizados em curso de formação continuada desvelam sobre a perspectiva de formação docente? Para respondê-la, estabeleci como objetivo geral: Investigar as formas de mobilização de saberes de escrita com vistas a compreender a concepção de formação continuada subjacente. Dele, derivam-se três objetivos específicos: (1º) Identificar o processo de didatização da escrita dos professores em curso de formação docente; (2º) Caracterizar o processo de didatização sobre a escrita dos professores a partir de prescrições e do produto representativo 3 resenhas; e (3º) Relacionar os saberes de escrita mobilizados pelos professores no curso em destaque, <Sequência Didática: Aprendendo por Meio de Resenhas=, à concepção de formação. As considerações teóricas distribuem-se entre o trabalho docente e o ensino de escrita, destacando-se, primeiramente, reflexões sobre formação docente, ciências do trabalho e saberes docentes e, em seguida, a respeito do ensino de escrita, escrita profissional, interacionismo sociodiscursivo. A metodologia de estudo situa-se na área da Linguística Aplicada, sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritivointerpretativista, com características documental e etnográfica. O corpus analisado é composto por documentos extraídos do curso investigado, além de uma sessão de grupo focal e uma entrevista aplicadas com os professores colaboradores. Os resultados apontam que o processo de didatização ocupa-se da instrução dos conhecimentos sobre o gênero resenha, focando na sua elaboração. A aprendizagem de sequência didática ocorre com referência à metodologia do curso. Os saberes de escrita destacaram o ensino vivenciado, além de perspectivas de formação docente que fundamentaram os estudos consultados 3 de caráter instrumental e tecnicista 3 e marcas que sinalizam os seus posicionamentos, conforme declarações feitas nos instrumentos de pesquisa utilizados. Conclui-se que as instruções da formação continuada se concentram nas dimensões científica e pedagógica. O professor, na condição de aluno, desenvolve uma relação propedêutica e instrumental com o saber, aprendendo na formação o que utilizará em sala de aula. As decisões didático-pedagógicas são repassadas para aplicação pelos(as) mediadores(as) junto aos educadores, sendo relevante que tais escolhas não sejam determinísticas a priori (antes da realização do curso), mas ocorram durante o processo, considerando situações que motivem suas redefinições e adequações, atendendo, dessa forma, às demandas e perspectivas dos participantes. Por fim, ressalto os encaminhamentos apresentados, com a pretensão de que possam orientar o planejamento e a gestão de estudos direcionados para a formação docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Saberes de escrita do professor em curso de formação continuada do Programa Escrevendo o Futuro pt_BR
dc.date.issued 2024-10-17
dc.description.abstract In performing their institutional and pedagogical duties, teachers engage in language practices that reflect the social agency inherent in their profession, constituting a form of literacy for work. This study focuses on the continuing education course "Didactic Sequence: Learning Through Reviews," offered by the "Escrevendo o Futuro" Program in a Distance Education format. Based on personal experience as a course participant, this study investigates the knowledge related to writing that is taught to educators, aiming to reflect on the teaching of this language practice as it connects to teachers' professional actions. The central question guiding this research is: What do the writing knowledge mobilized in continuing education courses reveal about the perspective on teacher training? The general objective is to investigate the ways in which writing knowledge is mobilized to understand the underlying conception of continuing education. This is further divided into three specific objectives: (1) to identify the process of teaching writing in teacher training courses; (2) to characterize the didactic process of writing instruction based on prescriptions and representative products - reviews; and (3) to relate the writing knowledge mobilized by teachers in the course "Didactic Sequence: Learning Through Reviews" to the conception of teacher training. The theoretical framework addresses teacher work and writing instruction, with initial reflections on teacher training, work sciences, and teacher knowledge, followed by considerations on writing instruction, professional writing, and sociodiscursive interactionism. This study employs a qualitative, descriptive-interpretative approach within Applied Linguistics, with documentary and ethnographic characteristics. The corpus includes documents from the investigated course, alongside data from a focus group session and an interview with participating teachers. Results indicate that the didactic process focuses on instructing teachers on the review genre, emphasizing its composition. The learning of didactic sequences occurs with reference to the course9s methodology. The writing knowledge emphasized the experienced teaching, alongside perspectives on teacher education based on consulted studies4characterized by instrumental and technical approaches4and indicators of teachers9 stances as evidenced in research instruments. It is concluded that continuing education instructions are focused on scientific and pedagogical dimensions. As students, teachers develop a preparatory and instrumental relationship with knowledge, learning in training what they will later apply in the classroom. Didactic-pedagogical decisions are conveyed to educators through mediators, with an emphasis on allowing these choices to evolve during the course rather than being predetermined, thus adapting to situations that motivate their redefinition and adjustment to meet participant demands and perspectives. Finally, guidance is presented with the intention of supporting the planning and management of studies aimed at teacher education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40940
dc.date.accessioned 2025-03-11T13:06:24Z
dc.date.available 2025-03-11
dc.date.available 2025-03-11T13:06:24Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Saberes de escrita do professor pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Sequência Didática: Aprendendo por Meio de Resenhas pt_BR
dc.subject Programa Escrevendo o Futuro pt_BR
dc.subject Teacher Writing Knowledge pt_BR
dc.subject Teacher Education pt_BR
dc.subject Didactic Sequence: Learning Through Reviews pt_BR
dc.subject Escrevendo o Futuro Program pt_BR
dc.subject Conocimientos de escritura del profesor pt_BR
dc.subject Formación docente pt_BR
dc.subject Secuencia Didáctica: Aprendiendo por Medio de Reseñas pt_BR
dc.subject Programa Escrevendo o Futuro pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Renilson Nóbrega.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Writing knowledge of the teacher in the continuing education course of the Writing the Future Program pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Renilson Nóbrega. Saberes de escrita do professor em curso de formação continuada do Programa Escrevendo o Futuro. 2024. 208 f. TESE (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR
dc.description.resumen En el ejercicio de sus funciones institucionales y pedagógicas, el profesor realiza prácticas de lenguaje que reflejan la agencia social de su docencia, configurando así una alfabetización para el trabajo. Este estudio se centra en el curso de formación continua para profesores "Secuencia Didáctica: Aprendiendo por Medio de Reseñas", ofrecido por el Programa Escrevendo o Futuro en modalidad de Educación a Distancia. A partir de la experiencia como participante, surge el interés en investigar los conocimientos de escritura didactizados para educadores, con el objetivo de reflexionar sobre la enseñanza de esta práctica lingüística en relación con sus acciones profesionales. La pregunta central es: ¿Qué revelan los conocimientos de escritura movilizados en el curso de formación continua sobre la perspectiva de formación docente? El objetivo general es investigar la movilización de conocimientos de escritura para entender la concepción subyacente de formación continua, con tres objetivos específicos: (1) identificar el proceso de didactización de la escritura en la formación docente; (2) caracterizar este proceso basado en prescripciones y en el producto representativo 4las reseñas; y (3) relacionar los conocimientos de escritura movilizados en el curso con la concepción de formación. El marco teórico aborda el trabajo docente y la enseñanza de la escritura, con reflexiones sobre la formación docente, las ciencias del trabajo, los saberes docentes, la enseñanza de la escritura profesional y el interaccionismo sociodiscursivo. La metodología se basa en un enfoque cualitativo de la Lingüística Aplicada, con características descriptivo-interpretativas, documentales y etnográficas. El corpus incluye documentos del curso, una sesión de grupo focal y una entrevista con profesores colaboradores. Los resultados indican que la didactización se centra en instruir sobre el género reseña, con un enfoque en su elaboración. La enseñanza de la secuencia didáctica se vincula a la metodología del curso, revelando perspectivas instrumentales y tecnicistas de la formación docente. Las conclusiones destacan que las instrucciones de formación continua se enfocan en las dimensiones científica y pedagógica, desarrollando una relación propedéutica e instrumental con el saber. Las decisiones didácticopedagógicas se transmiten para su aplicación por los mediadores, recomendando que se adapten a lo largo del proceso para responder a las demandas y perspectivas de los participantes. Finalmente, se presentan orientaciones para guiar el planeamiento y gestión de estudios en formación docente. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta