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Estudo numérico do transporte de óleos pesados em tubos lubrificados por água.

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dc.creator.ID ANDRADE, Tony Herbert Freire de pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0150504693127852 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS NETO, Severino Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS NETO, S. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5029314237107938 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 LIMA, Antonio Gilson Barbosa de.
dc.contributor.advisor-co1ID LIMA, A. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4527387699298544 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUEZ, Oscar Mauricio Hernandez.
dc.contributor.referee2 CRIVELARO, Kelen Cristina Oliveira.
dc.description.resumo O transporte de óleos pesados e ultraviscosos é um dos principais desafios tecnológicos para a indústria de petróleo. Este fato está relacionado com a alta perda de carga ou atrito devido aos efeitos viscosos deste tipo de óleo. O presente trabalho propõe um estudo numérico do transporte de óleos pesados empregando a técnica de lubrificação parietal por água conhecida por escoamento anular ou “Core-Annular Flow” utilizando o código computacional CFX 10®. O modelo matemático considera o modelo de mistura para tratar o escoamento bifásico água-óleo pesado e ultraviscoso, bidimensional, transiente, isotérmico, assumindo regime laminar para fase óleo e turbulento para a fase água adotando o modelo k-ε. As equações diferenciais do modelo foram resolvidas numericamente pelo método dos volumes finitos, com o esquema de interpolação trilinear para os termos convectivos. Resultados da velocidade, pressão e fração volumétricas das fases são apresentados e analisados. Os resultados evidenciaram a presença de uma corrente de água nas proximidades da parede da tubulação formando uma película de água que envolve o núcleo de óleo escoando na região central da tubulação, caracterizando, assim, o escoamento anular ou “coreflow”. Como conseqüência, foi observada uma redução expressiva da perda de carga se comparado quando o óleo pesado escoa sozinho na tubulação de aproximadamente cinqüenta e nove (59) vezes, para uma razão de viscosidade entre água e óleo pesado ( 7,408 10 5 A O μ μ = × − ) em um tubo horizontal. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Química pt_BR
dc.title Estudo numérico do transporte de óleos pesados em tubos lubrificados por água. pt_BR
dc.date.issued 2008-10-31
dc.description.abstract The high viscosity heavy oil transport is one of the main technological challenges for the oil industry. This fact is related with the high pressure drop due to the viscous effects of this type of oil. The aim of this work is a numerical study of the heavy oil transport using the parietal lubrication by water technique well known as core-annular flow, using computational code CFX 10®. The mathematical model considers the mixture model to describe (waterheavy oil) two-phase flow, considering a two dimensional, transient and isothermal flow. We consider laminar flow to oil and turbulent flow to water, and we have used the k-ε model. The governing equations were solved numerically by finite volume method, using the trilinear interpolation scheme for the convective terms. Results of the velocity, pressure and volume fraction distribution of the phases are presented end analyzed. Results show clearly a water stream close to the pipe wall and a water film that involves the oil core. It was verified the big reduction of pressure drop as compared to heavy oil flow alone in the pipe (around 59 times), with a viscosity water-heave oil ratio ( 7,408 10 5 A O μ μ = × − ) inside a 20,7 cm i.d. horizontal tube. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4094
dc.date.accessioned 2019-06-03T19:30:43Z
dc.date.available 2019-06-03
dc.date.available 2019-06-03T19:30:43Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Óleos Pesados pt_BR
dc.subject Redução de Atrito pt_BR
dc.subject Escoamento Anular pt_BR
dc.subject Escoamento Bifásico Líquido - Líquido pt_BR
dc.subject Simulação Numérica pt_BR
dc.subject Heavy Oil pt_BR
dc.subject Pressure Drop pt_BR
dc.subject Core - Annular Flow pt_BR
dc.subject Liquid - Liquid Flow pt_BR
dc.subject Numerical Simulation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Tony Herbert Freire de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Numerical study of heavy oil transport on pipe lubricated by water. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.relation PETROBRÁS pt_BR
dc.relation ANP pt_BR
dc.relation FINEP pt_BR
dc.relation CTPETRO pt_BR
dc.relation CT BRASIL pt_BR
dc.relation Capes pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, T. H. F. de. Estudo numérico do transporte de óleos pesados em tubos lubrificados por água. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4094 pt_BR


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