dc.creator.ID |
FRUTUOSO, R. F. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6911031846668498 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VILLOTA, Jose Maria de Jesus Izquierdo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VILLOTA, J. M. J. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2127724493136540 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
RAMIRO, Patrícia Alves. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
RAMIRO, Patrícia Alves |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7155476977488017 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MIRANDA, Roberto de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2 |
CORTELETTI, Roseli de Fátima. |
|
dc.contributor.referee3 |
RUFINO, Márcia Calderipe Farias. |
|
dc.contributor.referee4 |
FREITAS, Geovani Jacó de. |
|
dc.description.resumo |
A pesquisa tem por objetivo analisar um grupo de agricultores que são também feirantes
associados num projeto de comercialização de uma feira popular no município de Areia, estado
da Paraíba, todas as sextas-feiras pela manhã desde o ano de 2008, denominada “Feira do
produtor”. Observamos as dinâmicas sociais envolvidas na criação e permanência da feira,
assim com as trajetórias dos agentes sociais inseridos na proposta e suas expectativas em relação
ao projeto de comercialização. Projeto de comercialização da produção local, que tem em uma
de suas principais características, oferecer produtos locais e livre de agrotóxicos em contraponto
aos produtos oriundos do CEASA e comercializados pelos comerciantes da feira livre que
acontece aos sábados. Analisamos o processo de organização e articulação entre diferentes
atores sociais e instituições públicas e privadas com ênfase na caracterização dos feirantes e
suas possibilidades no negócio. A abordagem metodológica adotada foi mista, integrando
métodos qualitativos e quantitativos através da combinação de um conjunto de técnicas de
coleta de dados tais como: pesquisa bibliográfica e documental, coleta de dados primários e
secundários, observação participante, realização de entrevista e anotações em diário de campo.
Além disso, os conceitos de espaço social e capitais em Bourdieu foram essenciais para entender
como os agentes disputam esses espaços e como a posse de determinado capital ou sua ausência
irá influenciar na entrada, permanência ou mesmo na saída da feira. Os resultados mostraram
que a criação da feira e da associação dos agricultores feirantes não foram suficientes para
consolidar a feira enquanto um projeto coletivo, pois a maioria dos agricultores não
conseguiram permanecer. Dos poucos que permaneceram, alguns adquiriram novas disposições
que juntamente com os capitais acumulados ao longo de suas trajetórias individuais, lhes
permitiu construir novos capitais em torno do projeto da Feira do Produtor e até se lançar outros
projetos de comercialização. Dessa forma, a chegada à feira resultou na reconstrução das
subjetividades e na aquisição de novos conhecimentos pelos participantes, trazendo mudanças
significativas na dinâmica de suas vidas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.title |
"Olhe, se você for pra feira eu garanto a você que nunca vai faltar um real no seu bolso”: novas disposições e mobilização de capitais de agricultores feirantes na construção e consolidação da Feira do Produtor no município de Areia-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-06-14 |
|
dc.description.abstract |
The research aims to analyze a group of farmers who are also market vendors, associated with
a marketing project for a popular market in the municipality of Areia, in the state of Paraíba,
held every Friday morning since 2008, called the "Producers' Market." We observed the social
dynamics involved in the creation and sustainability of the market, as well as the trajectories of
the social agents involved in the initiative and their expectations regarding the marketing
project. The project, which focuses on the commercialization of local production, is
characterized by offering local products free of pesticides, in contrast to products sourced from
CEASA and sold by vendors at the open market that takes place on Saturdays. We analyzed the
process of organization and coordination among different social actors and public and private
institutions, with an emphasis on characterizing the vendors and their business opportunities.
The methodological approach was mixed, integrating qualitative and quantitative methods
through the combination of various data collection techniques, such as bibliographic and
documentary research, primary and secondary data collection, participant observation,
interviews, and field notes. Furthermore, Bourdieu's concepts of social space and capital were
essential to understanding how the agents compete for these spaces and how the possession or
lack of certain capital influences their entry, permanence, or even exit from the market. The
results showed that the creation of the market and the association of market farmers were not
sufficient to consolidate the market as a collective project, as most farmers were unable to
remain. Of the few who stayed, some acquired new dispositions, which, together with the
capital accumulated throughout their individual trajectories, allowed them to build new capital
around the "Producers' Market" project and even launch other marketing ventures. Thus, their
participation in the market led to the reconstruction of subjectivities and the acquisition of new
knowledge by the participants, bringing significant changes to the dynamics of their lives. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40961 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-12T12:31:09Z |
|
dc.date.available |
2025-03-12 |
|
dc.date.available |
2025-03-12T12:31:09Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Areia |
pt_BR |
dc.subject |
Capital social |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultores(as) |
pt_BR |
dc.subject |
Feira |
pt_BR |
dc.subject |
Areia |
pt_BR |
dc.subject |
Social capital |
pt_BR |
dc.subject |
Farmers |
pt_BR |
dc.subject |
Market |
pt_BR |
dc.subject |
Capital social |
pt_BR |
dc.subject |
Agriculteurs |
pt_BR |
dc.subject |
Marché |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FRUTUOSO, Rosana Fernandes de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Look, if you go to the fair I guarantee you that you will never lack a single real in your pocket": new provisions and mobilization of capital from farmers in the construction and consolidation of the Producer's Fair in the municipality of Areia-PB. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FRUTUOSO, Rosana Fernandes de Oliveira. "Olhe, se você for pra feira eu garanto a você que nunca vai faltar um real no seu bolso”: novas disposições e mobilização de capitais de agricultores feirantes na construção e consolidação da Feira do Produtor no município de Areia-PB. 2024. 247 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais ) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |
dc.description.resume |
La recherche vise à analyser un groupe d'agriculteurs qui sont également des vendeurs de
marché, associés à un projet de commercialisation d'un marché populaire dans la municipalité
d'Areia, dans l'État de Paraíba, qui se tient tous les vendredis matin depuis 2008, appelé «
Marché des producteurs ». Nous avons observé les dynamiques sociales impliquées dans la
création et la durabilité du marché, ainsi que les trajectoires des agents sociaux impliqués dans
l'initiative et leurs attentes concernant le projet de commercialisation. Le projet, axé sur la
commercialisation de la production locale, se caractérise par l'offre de produits locaux exempts
de pesticides, en contraste avec les produits provenant du CEASA et vendus par les
commerçants du marché libre qui a lieu les samedis. Nous avons analysé le processus
d'organisation et de coordination entre différents acteurs sociaux et institutions publiques et
privées, en mettant l'accent sur la caractérisation des vendeurs et leurs opportunités
commerciales. L'approche méthodologique adoptée était mixte, intégrant des méthodes
qualitatives et quantitatives à travers la combinaison de plusieurs techniques de collecte de
données, telles que: recherche bibliographique et documentaire, collecte de données primaires
et secondaires, observation participante, entretiens et notes de terrain. De plus, les concepts
d'espace social et de capital chez Bourdieu ont été essentiels pour comprendre comment les
agents se disputent ces espaces et comment la possession ou l'absence d'un certain capital
influence leur entrée, leur maintien ou même leur sortie du marché. Les résultats ont montré
que la création du marché et de l'association des agriculteurs vendeurs de marché n'ont pas suffi
à consolider le marché en tant que projet collectif, car la plupart des agriculteurs n'ont pas pu
rester. Parmi les rares qui sont restés, certains ont acquis de nouvelles dispositions qui, avec les
capitaux accumulés au cours de leurs trajectoires individuelles, leur ont permis de construire de
nouveaux capitaux autour du projet du « Marché des producteurs » et même de lancer d'autres
projets de commercialisation. Ainsi, leur participation au marché a entraîné la reconstruction
de leurs subjectivités et l'acquisition de nouvelles connaissances par les participants, apportant
des changements significatifs dans la dynamique de leurs vies. |
pt_BR |