Repositorio Dspace/Manakin

Semear caminhos para uma educação antirracista: um olhar compreensivo sobre o fenômeno do racismo no ensino fundamental em Monteiro-PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID https://orcid.org/0000-0001-7268-7719 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5668940939734528 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Sônia Maria Lira.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-7388-2735 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8440115552221893 pt_BR
dc.contributor.referee1 REIS, Diego dos Santos.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-6977-7166 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4681354757357359 pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho monográfico intitulado: SEMEAR CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UM OLHAR COMPREENSIVO SOBRE O FENÔMENO DO RACISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM MONTEIRO-PB, tem como objetivo central: Compreender como o fenômeno do racismo estrutural se mostra no contexto do processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental e os direcionamentos que podem ser constituídos para o seu enfrentamento no chão da escola. Trazemos como objetivos específicos da pesquisa: a) apresentar as bases epistemológicas do racismo estrutural mediatizado pelo mito da democracia racial; b) investigar na prática no currículo escolar os traços demarcadores do racismo estrutural; e c) Perceber as potencialidades das ações afirmativas que podem serem implementadas pela escola no combate ao racismo estrutural no processo ensino-aprendizagem na perspectiva da educação antirracista. Resultando nas seguintes problematizações: Quais são as manifestações do racismo estrutural na prática docente do 7o ano do ensino fundamental e como podemos implementar ações afirmativas para combatê-lo? Neste sentido, para possibilitar um olhar compreensivo sobre o fenômeno do racismo no contexto escolar, recorremos a fenomenologia, buscando desvencilhar-se de explicações de causa-efeito vertiginoso, leis universais, cabendo-lhe analisar interpretações vividas em uma determinada realidade, apoiado numa abordagem qualitativa. A socialização desta experiência foi desenvolvida durante o ano letivo de 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no município de Monteiro-PB, contando com a participação dos estudantes dos 7° anos. Destacamos que a partir de um conjunto de ações na educação, podemos contribuir para a desnaturalização do preconceito racial na escola, destacamos ainda, a potencialidade de intervenções pedagógicas que repensam o espaço curricular em prol de justiça social, e ao mesmo tempo efetivar as legislações educacionais que preconizam o reconhecimento e respeito às nossas origens africana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Semear caminhos para uma educação antirracista: um olhar compreensivo sobre o fenômeno do racismo no ensino fundamental em Monteiro-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40986
dc.date.accessioned 2025-03-12T21:19:34Z
dc.date.available 2025-03-12
dc.date.available 2025-03-12T21:19:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Educação antirracista pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Educação para as relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Monteiro-PB – ensino fundamental pt_BR
dc.subject Racism pt_BR
dc.subject Anti-racist education pt_BR
dc.subject Pedagogical intervention pt_BR
dc.subject Education for ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Monteiro-PB – elementary education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Danilo de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sowing paths for anti-racist education: a comprehensive look at the phenomenon of racism in elementary education in Monteiro-PB. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Danilo de Souza. Semear caminhos para uma educação antirracista: um olhar compreensivo sobre o fenômeno do racismo no ensino fundamental em Monteiro-PB. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40986 pt_BR
dc.description.resumen El trabajo monográfico titulado: SEMBRANDO CAMINOS HACIA UNA EDUCACIÓN ANTIRACISTA: UNA MIRADA INTEGRAL AL FENÓMENO DEL RACISMO EN LA ESCUELA PRIMARIA DE MONTEIRO-PB, tiene como objetivo central: Comprender cómo se presenta el fenómeno del racismo estructural en el contexto de la enseñanza. -El proceso de aprendizaje en la educación primaria y los rumbos que se pueden crear para afrontarlo en el ámbito escolar. Los objetivos específicos de la investigación son: a) presentar las bases epistemológicas del racismo estructural mediado por el mito de la democracia racial; b) investigar en la práctica las características definitorias del racismo estructural en el currículo escolar; y c) Darse cuenta del potencial de las acciones afirmativas que puede implementar la escuela para combatir el racismo estructural en el proceso de enseñanza-aprendizaje desde la perspectiva de la educación antirracista. Dando como resultado las siguientes problematizaciones: ¿Cuáles son las manifestaciones del racismo estructural en la práctica docente en el 7° año de la escuela primaria y cómo podemos implementar acciones afirmativas para combatirlo? En este sentido, para posibilitar una mirada integral al fenómeno del racismo en el contexto escolar, recurrimos a la fenomenología, buscando liberarnos de explicaciones vertiginosas de causa-efecto, leyes universales y análisis de interpretaciones. vivido en una realidad determinada, sustentada en un enfoque cualitativo. La socialización de esta experiencia se desarrolló durante el año escolar 2023, en la Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, ubicada en el municipio de Monteiro-PB, con la participación de estudiantes de 7o año. Destacamos que, a partir de un conjunto de acciones en educación, podemos contribuir a la desnaturalización de los prejuicios raciales en las escuelas. También destacamos el potencial de intervenciones pedagógicas que repiensen el espacio curricular a favor de la justicia social, y al mismo tiempo implementen. legislación educativa que propugne el reconocimiento y el respeto a nuestros orígenes africanos. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta