Dépôt DSpace/Manakin

Além da ciência: a arte de pintar com terra para inclusão de pessoas com deficiência visual em conteúdos de solo.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A diversidade de cores do solo pode ser um importante aliado para divulgar seu conhecimento junto a diferentes públicos, contribuindo para a compreensão de sua relevância como recurso vital que sustenta a vida no planeta. No Ensino Básico, o conteúdo sobre o solo ainda é fragmentado e descontextualizado. Considerando a educação de pessoas com deficiência visual, esse conteúdo é ainda mais limitado devido à falta de estratégias pedagógicas que aproximem esse público do tema. Este estudo teve como objetivo introduzir conceitos sobre o solo a pessoas com deficiência visual por meio de atividades de pintura com tinta de solo. Realizado no Instituto Hélio Góes em Fortaleza-CE, Brasil. Participaram da pesquisa alunos com cegueira e baixa visão. Para a condução do trabalho, foram aplicados questionários antes e depois da atividade e diálogos sobre o solo mediados por ferramentas táteis e produzidas tinta de solo e pinturas. Observou-se que os alunos tinham pouco contato com o conteúdo do solo na escola (57,1%), relacionavam o solo com atividades agrícolas ou de construção (71,4%) e desconheciam a tinta de solo (71,4%). Durante a prática, os alunos puderam perceber as diferentes texturas dos solos, demonstrando interesse na atividade, realizando posteriormente um evento escolar sobre solos com a exposição de suas pinturas. A metodologia de pintura com tinta terra promoveu uma maior percepção do solo, facilitando a compreensão de algumas características, importância e funções. A experiência bem sucedida destaca a importância de práticas inclusivas nas escolas para envolver pessoas com deficiência visual na educação sobre solos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Agrárias. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Além da ciência: a arte de pintar com terra para inclusão de pessoas com deficiência visual em conteúdos de solo. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.description.abstract he diversity of soil colors can be an important ally in the dissemination of knowledge to diferent audiences, contributing to the understanding of its relevance as a vital resource that sustains life on the planet. In Primary Education, the content on soil is still fragmented and decontextualized. Considering the education of visually impaired people, this content is even more limited due to the lack of pedagogical strategies that bring this audience closer to the topic. his study aimed to introduce concepts about soil to people with visual impairment through painting activities with soil paint. Conducted at the Hélio Góes Institute in Fortaleza-CE, Brazil, the research involved students with blindness and low vision. Questionnaires were administered before and after the activity, and loor dialogs were mediated by tactile tools; loor painting was produced and paintings were created. It was observed that students had little contact with soil content in school (57.1%), associated soil with agricultural or construction activities (71.4%), and were unfamiliar with soil painting (71.4%). During the practice, students were able to perceive the diferent textures of soils, showing interest in the activity, and subsequently organized a school event on soils with the exhibition of their paintings. he soil painting methodology promoted a greater perception of the soil, facilitating the understanding of some characteristics, importance and functions. Successful experience highlights the importance of inclusive practices in schools to involve people with visual impairment in soil education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40987
dc.date.accessioned 2025-03-12T21:22:14Z
dc.date.available 2025-03-12
dc.date.available 2025-03-12T21:22:14Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Tinta de solo pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Redução de desigualdades pt_BR
dc.subject Geotinta pt_BR
dc.subject Deficientes visuais pt_BR
dc.subject Special Education pt_BR
dc.subject Soil Education pt_BR
dc.subject Soil Paint pt_BR
dc.subject Social Inclusion pt_BR
dc.subject Reducing Inequalities pt_BR
dc.subject Geopaint pt_BR
dc.subject Visually Impaired pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas.
dc.creator CAMPOS, Thalyta Isis Lira.
dc.creator SILVA, Wandercleyson da.
dc.creator VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Beyond science: the art of painting with soil for the inclusion of people with visual impairments in soil content. pt_BR
dc.identifier.citation FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas; CAMPOS, Thalyta Isis Lira; SILVA, Wandercleyson da; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Além da ciência: a arte de pintar com terra para inclusão de pessoas com deficiência visual em conteúdos de solo. Revista de Estudios y Experiencias en Educacíon REXE. outubro de 2024. ISSN: 0718-5162. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40987 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte