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A percepção do discente leitor/a e sua contribuição para a reestruturação do modelo de biblioteca da UFCG.

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dc.creator.ID LIMA, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5690950166744725 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. E. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6522866229391898 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Vera Luci de.
dc.contributor.referee1ID ALMEIDA, V. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Paulo Abrantes de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, P. A. pt_BR
dc.description.resumo Diversas informações levantadas através de documentos oficiais e relatórios estatísticos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) permitem supor que uma quantidade considerável de membros da comunidade acadêmica, nas diversas categorias (discentes, docentes, servidores, pesquisadores externos), não utilizam ou desconhecem a variedade de serviços oferecidos pela Biblioteca Central da UFCG. Tal subutilização da biblioteca universitária que, de acordo com Anzolin e Corrêa (2008) tem o papel de mediadora na produção de conhecimento, prejudica a eficiência da realização das pesquisas e impacta a formatação dos trabalhos acadêmicos. Para além da hipótese colocada pelos autores, ao desconsiderar a biblioteca como equipamento pedagógico importante para a execução curricular, prejudica-se a formação do educando. Dessa forma, o presente estudo objetiva contribuir para uma reestruturação do modelo de biblioteca como equipamento pedagógico, a partir da percepção do discente leitor na UFCG. Com isso, buscou-se identificar através da percepção dos discentes as causas e possíveis soluções da baixa utilização desses serviços pelos discentes. Para tanto será utilizado o método dedutivo (Lakatos; Marconi, 2003), com abordagem empírica (Gil, 2008) para validar a hipótese suscitada. Como estratégias de pesquisa foram realizadas: revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo (Martins; Theóphilo, 2007). O resultado alcançado possibilitou verificar que novos hábitos de leitura, local e modo de acesso, assim como a facilidade de consumo de textos em formato digital podem ter sido motivos para a baixa utilização dos serviços das bibliotecas que utilizam um modelo tradicional. Dessa forma, foi possível estabelecer diretrizes para a construção de um plano de ações para reestruturar o modelo de biblioteca visando cumprir sua função enquanto instrumento pedagógico e aprimorar a interação e o envolvimento com a comunidade acadêmica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pública pt_BR
dc.title A percepção do discente leitor/a e sua contribuição para a reestruturação do modelo de biblioteca da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2025-02-28
dc.description.abstract Several pieces of information gathered through official documents and statistical reports from the Federal University of Campina Grande (UFCG) suggest that a considerable number of members of the academic community, in various categories (students, professors, staff, external researchers), do not use or are unaware of the variety of services offered by the UFCG Central Library. This underutilization of the university library, which, according to Anzolin and Corrêa (2008), plays the role of mediator in the production of knowledge, hinders the efficiency of research and impacts the formatting of academic papers. In addition to the hypothesis put forward by the authors, by disregarding the library as an important pedagogical facility for the execution of the curriculum, the education of students is harmed. Thus, this study aims to contribute to a restructuring of the library model as a pedagogical facility, based on the perception of student readers at UFCG. With this, we sought to identify, through the perception of students, the causes and possible solutions for the low use of these services by students. To this end, the deductive method (Lakatos; Marconi, 2003) will be used, with an empirical approach (Gil, 2008) to validate the hypothesis raised. The following research strategies were used: bibliographic review, documentary research and field research (Martins; Theóphilo, 2007). The result achieved made it possible to verify that new reading habits, location and mode of access, as well as the ease of consumption of texts in digital format may have been reasons for the low use of library services that use a traditional model. Thus, it was possible to establish guidelines for the construction of an action plan to restructure the library model in order to fulfill its function as a pedagogical instrument and improve interaction and involvement with the academic community. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40997
dc.date.accessioned 2025-03-13T12:43:07Z
dc.date.available 2025-03-13
dc.date.available 2025-03-13T12:43:07Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Biblioteca universitária pt_BR
dc.subject Administração pública pt_BR
dc.subject Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.subject Biblioteca Central da UFCG pt_BR
dc.subject Serviços oferecidos pela biblioteca pt_BR
dc.subject Percepção da comunidade acadêmica pt_BR
dc.subject Plano de ação para reestruturação pt_BR
dc.subject University library pt_BR
dc.subject Public administration pt_BR
dc.subject Federal University of Campina Grande pt_BR
dc.subject UFCG Central Library pt_BR
dc.subject Services offered by the library pt_BR
dc.subject Perception of the academic community pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Marcos Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The perception of the student reader and his/her contribution to the restructuring of the UFCG library model. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Marcos Silva de. A percepção do discente leitor/a e sua contribuição para a reestruturação do modelo de biblioteca da UFCG. 2025. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB. - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40997 pt_BR


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