dc.creator.ID |
FREIRE, J. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4009015247832719 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
WANDERLEY, Naelza de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
WANDERLEY, N. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MILREU, Isis. |
|
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Alyere Silva. |
|
dc.description.resumo |
Propomos em nossa pesquisa uma abordagem literária orientada a partir de poemas de três
mulheres negras brasileiras, a saber, Jarid Arraes, Carolina Maria de Jesus e Maria Firmina dos
Reis. Dentre a seleção dos textos poéticos das referidas autoras, destacamos "Carolina Maria
de Jesus" e "Maria Firmina dos Reis", integrados na obra Heroínas Negras Brasileiras em 15
cordéis (2020), da escritora cearense Jarid Arraes. Em seguida, foram selecionados dois poemas
de Maria Firmina dos Reis, "Uns olhos" e "Meu desejo", inseridos em Cantos à beira mar
(2018). Por fim, foi dada ênfase a dois poemas de Carolina Maria de Jesus, "Lua-de-mel" e
"Súplica de poetisa", ambos incluídos na obra Clíris: poemas recolhidos (2019). Dessa forma,
esta pesquisa tem como objetivo geral analisar, no âmbito de uma intervenção pedagógica
realizada em uma escola pública no município de Catolé do Rocha - PB, a recepção de alunos
da 2ª série do Ensino Médio aos poemas em destaque. Para a realização deste estudo, traçamos
como objetivos específicos: 1) averiguar como o texto literário costuma ser explorado pelo
professor titular nas práticas de leitura com a turma da 2ª série B da Escola Cidadã Integral e
Técnica Obdúlia Dantas; 2) identificar as possíveis contribuições de poemas escritos por três
mulheres negras à formação literária e social de leitores críticos e participativos; 3) investigar
como os discentes recepcionam os cordéis que narram a história de vida das escritoras negras
evidenciadas na pesquisa e 4) verificar as diferentes percepções apresentadas pelos alunos,
acerca das visões sobre o amor a partir de poemas que trazem este tema. Assim, a nossa pesquisa
busca compreender como a apreciação da obra poética das escritoras negras em destaque pode
contribuir para a formação leitora literária de estudantes do ensino médio no alto sertão
paraibano, a partir do mapeamento da recepção dos alunos aos poemas selecionados para
leitura. As autoras escolhidas para serem contempladas durante a pesquisa justificam-se por se
tratar de escritoras negras que possuem obras marcantes dentro da literatura, cuja produção
poética é pouco visível nos espaços acadêmicos e na educação básica (Pinheiro, 2018). Partindo
desse pressuposto, o recorte teórico desta pesquisa se concretiza com base nas contribuições de
autores que levam em conta o papel ativo do leitor para a construção de sentidos do texto como
propõe Jauss (1994), Bordini e Aguiar (1988) e Rosenblatt (2002). A respeito da abordagem
literária e analítica dos poemas e cordéis, ancoramo-nos em pressupostos teóricos de Pinheiro
(2018), Marinho e Pinheiro (2012) e Nogueira (2021). Diante do exposto, com vistas a cumprir
os objetivos propostos e tentar responder à questão de pesquisa explicitada, lançaremos mão da
pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa-ação, a partir da abordagem quali-quantitativa. Para a
coleta de dados, destacamos o uso dos seguintes instrumentos: questionário, entrevista
semiestruturada e diários de leitura. Mediante os resultados obtidos na pesquisa, constatamos
que o poema ainda é um gênero pouco citado na ordem de preferências desses alunos, de modo
que, somado a essa ausência, também está o pouco convívio dos alunos com textos de autoria
feminina negra. Acreditamos que a convivência com esse tipo de texto, quando planejado, pode
contribuir na formação humana e literária dos alunos, na medida em que oportuniza os/as
estudantes apreciarem a produção poética de escritoras que contribuem para a formação de
nossa literatura. Portanto, esperamos que as reflexões aqui suscitadas não sejam apenas um
catalisador para o cumprimento da Lei nº 10.639/003, mas contribua para formar leitores de
uma literatura de autoria negra, oportunizando os estudantes a se sentirem representados nos
textos literários. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.title |
Vozes de poetas negras em aulas de literatura: com a palavra, Jarid Arraes, Carolina Maria de Jesus e Maria Firmina dos Reis |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-19 |
|
dc.description.abstract |
In our research, we propose a literary approach based on poems by three black Brazilian
women, Jarid Arraes, Carolina Maria de Jesus and Maria Firmina dos Reis. Among the selection
of poetic texts by the aforementioned authors, we highlight "Carolina Maria de Jesus"and
"Maria Firmina dos Reis", included in the work Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis
(2020), by writer Jarid Arraes from Ceará. Next, we selected two poems by Maria Firmina dos
Reis, "Uns olhos" and "Meu desejo", from Cantos à beira mar (2018). Finally, emphasis was
placed on two poems by Carolina Maria de Jesus, "Lua-de-mel" and "Súplica de poetisa", both
included in Clíris: poemas recolhidos (2019). The general aim of this research is therefore to
analyze, in the context of a pedagogical intervention carried out in a public school in the
municipality of Catolé do Rocha - PB, the reception of 2nd grade high school students to the
poems in question. In order to carry out this study, we set ourselves the following specific
objectives: 1) to find out how the literary text is usually explored by the head teacher in reading
practices with the 2nd grade B class at the Obdúlia Dantas Comprehensive and Technical
Citizen School; 2) to identify the possible contributions of poems written by three black women
to the literary and social formation of critical and participatory readers; 3) to investigate how
the students receive the cordéis that tell the life story of the black women writers featured in the
research and 4) to verify the different perceptions presented by the students about the visions
of love based on poems that deal with this theme. Thus, our research seeks to understand how
the appreciation of the poetic work of the black women writers highlighted can contribute to
the literary reading education of high school students in the hinterlands of Paraíba, based on
mapping the students' reception of the poems selected for reading. The authors chosen to be
covered during the research are justified by the fact that they are black writers who have
outstanding works of literature, whose poetic production is barely visible in academic spaces
and in basic education (Pinheiro, 2018). Based on this assumption, the theoretical framework
of this research is based on the contributions of authors who take into account the active role of
the reader in the construction of meanings in the text, as proposed by Jauss (1994), Bordini and
Aguiar (1988) and Rosenblatt (2002). With regard to the literary and analytical approach to
poems and cordéis, we draw on the theoretical assumptions of Pinheiro (2018), Marinho and
Pinheiro (2012) and Nogueira (2021). Given the above, in order to fulfill the proposed
objectives and try to answer the research question explained, we will use bibliographical
research and action research, based on a qualitative-quantitative approach. To collect the data,
we used the following instruments: questionnaire, semi-structured interview and reading
diaries. Based on the results obtained in the research, we found that the poem is still a genre
that is rarely mentioned in the order of preference of these students, so that, in addition to this
absence, there is also the students' lack of contact with texts written by black women. We
believe that interaction with this type of text, when planned, can contribute to students' human
and literary development, as it gives them the opportunity to appreciate the poetic production
of writers who have contributed to the formation of our literature. Therefore, we hope that the
reflections raised here will not only be a catalyst for compliance with Law No. 10.639/003, but
will contribute to forming readers of black literature, giving students the opportunity to feel
represented in literary texts. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41117 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-17T18:29:42Z |
|
dc.date.available |
2025-03-17 |
|
dc.date.available |
2025-03-17T18:29:42Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura na educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Escritoras negras brasileiras |
pt_BR |
dc.subject |
Poemas |
pt_BR |
dc.subject |
Recepção |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching literature in basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Reader education |
pt_BR |
dc.subject |
Black brazilian writers |
pt_BR |
dc.subject |
Poems |
pt_BR |
dc.subject |
Reception |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREIRE, Jordânia Dantas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Voices of black poets in literature classes: with the floor, Jarid Arraes, Carolina Maria de Jesus and Maria Firmina dos Reis |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREIRE, Jordânia Dantas.. Mulheres indígenas nos romances de Ana Luísa de Azevedo Castro e Clorinda Matto de Turner: diálogos entre crítica literária e formação de leitores. 2024. 197 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |