dc.creator.ID |
OLIVEIRA, J. A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7695559373181850 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Ricardo Leon. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, R. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1187815852022965 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Antônio Gomes da. |
|
dc.contributor.referee2 |
LUCENA, Francisco Almeida de |
|
dc.description.resumo |
O mito é definido como uma narrativa simbólica que busca explicar a realidade e
transmitir ensinamentos morais, culturais e religiosos. Neste contexto, a presente
pesquisa objetiva analisar a possibilidade de a mitologia grega se tornar um recurso
pedagógico para o aprendizado da filosofia na ECI Maria de Lourdes Araújo, no
bairro de Tibiri 2, em Santa Rita 3 PB. Para dar sustentação a nossa pesquisa, a
análise começa com a discussão sobre a natureza dos mitos, questionando se são
verdades ou falsidades. A crítica positivista de Auguste Comte é abordada, uma vez
que ele considera os mitos como formas primitivas de pensamento que pertencem a
um estágio inicial do desenvolvimento humano, contrastando com a definição de
Mircea Eliade, que vê os mitos como verdades fundamentais que revelam as
estruturas profundas da realidade da existência humana. Destaca-se também as
contribuições de Claude Lévi-Strauss e Georges Gusdorf para o estudo e a
valorização dos mitos, à medida que aquele vê os mitos como construções
estruturadas que revelam padrões universais de pensamento, enquanto este os ver
como construções da consciência coletiva e individual, oferecendo uma base para a
compreensão do mundo e do lugar do ser humano nele. A nossa dissertação
também examina os mitos Olimpianos de Homero e os mitos originários de Hesíodo,
explorando como essas narrativas influenciaram a cultura e a filosofia grega. A
tragédia grega é outro foco importante, com a análise das obras de os três grandes
tragediógrafos: Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Nas tragédias desses autores foram
exploradas questões existenciais, morais e sociais, vividas pelos gregos.
Acrescenta-se a estes estudos, a contribuição de Jean-Pierre Vernant sobre os
mitos da Grécia antiga, discutidos, especialmente na sua obra "Mito e Sociedade na
Grécia Antiga", com destaque para a transição da cosmovisão mítica para o logos
grego. Neste sentido, refletindo a influência dos mitos no pensamento filosófico,
quando do seu surgimento entre os pré-socráticos, seja sendo utilizados ou negados
por estes. O uso de mitos como recurso pedagógico promove o pensamento crítico
ao desafiar os estudantes a refletir, analisar e questionar. Neste sentido, a pesquisa
feita com os discentes do 1º ano do ensino médio caracterizou-se numa abordagem
qualitativa/descritiva. Como procedimento, a pesquisa foi configurada como uma
pesquisa-ação, um tipo de investigação participativa que envolve colaboração ativa
entre pesquisadores e participantes. O estudo incluiu a aplicação de questionários
de pesquisa, inicialmente preenchidos por 20 discentes e, posteriormente, por 16. A
análise dos dados coletados forneceu resultados valiosos sobre a eficácia do uso
dos mitos nas aulas de filosofia, permitindo avaliar seu impacto no processo de
ensino-aprendizagem. Finalmente, após intervenções em sala de aula sobre
mitologia grega e filosofia, a elaboração de um produto educacional, uma cartilha
filosófica, acreditando ser uma iniciativa relevante, na medida em que é um material
propedêutico sobre os estudos do mito e da filosofia, que pode trazer inúmeros
benefícios educacionais não só para os discentes, mas também para os docentes de
filosofia e pesquisadores de áreas afins. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Filosofia |
pt_BR |
dc.title |
O mito grego como recurso pedagógico para aprender filosofia: um estudo de caso a partir da Escola Cidadã Integral Maria de Lourdes Araújo em Santa Rita-PB |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-17 |
|
dc.description.abstract |
Myth is defined as a symbolic narrative that trys to explain reality and transmit moral, cultural
and religious teachings. In this context, this research aims to analyze the possibility of Greek
mythology becoming a pedagogical resource for the learning of philosophy at ECI Maria de
Lourdes Araújo, in the district of Tibiri 2, in Santa Rita 3 PB. To support our research, the
analysis begins with a discussion on the nature of myths, questioning whether they are truths
or falsehoods. Auguste Comte's positivist critique is approached, since he considers myths to
be a primitive forms of thinking that belong to an early stage of human development, in
contrast to Mircea Eliade's definition, which sees myths as fundamental truths that reveal the
deep structures of the reality of human existence. We also highlight the contributions of
Claude Lévi-Strauss and Georges Gusdorf to the study and valorization of myths, as the first
one sees myths as structured constructions that reveal universal patterns of thought, while
the second sees them as constructions of collective and individual consciousness, offering a
basis for understanding the world and the place of human beings in it. Our dissertation also
investigates Homer's Olympian myths and Hesiod's origin myths, exploring how these
narratives influenced Greek culture and philosophy. Greek tragedy is another important
focus, with the analysis of the works of the three great tragediographers: Aeschylus,
Sophocles and Euripides. On tragedies by these authors, were explored, existential, moral
and social issues experienced by the Greeks. In addition to these studies, the contribution of
Jean-Pierre Vernant on the myths of ancient Greece is discussed, especially in his work
<Myth and Society in Ancient Greece=, with emphasis on the transition from the mythical
cosmovision to the Greek logos. In this sense, reflecting the influence of myths on
philosophical thinking, when they emerged among the pre-Socratics, whether they were used
or denied by them. The use of myths as a teaching resource promotes critical thinking by
challenging students to reflect, analyze and question. In this way, the research carried out
with first-year high school students was characterized by a qualitative/descriptive approach.
As a procedure, the research was configured as research-action, a type of participative
investigation that involves active collaboration between researchers and participants. The
study included the application of survey questionnaires, initially completed by 20 students
and subsequently by 16. The analysis of the data collected provided valuable results on the
effectiveness of the use of myths in philosophy classes, making it possible to assess their
impact on the teaching-learning process. Finally, after classroom interventions on Greek
mythology and philosophy, the development of an educational product, a philosophical
primer guide, we believe to be a relevant initiative, insofar as it is a propaedeutic material on
the study of myth and philosophy, which can bring numerous educational benefits not only to
students, but also to philosophy teachers and researchers in related areas. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41136 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-18T12:05:50Z |
|
dc.date.available |
2025-03-18 |
|
dc.date.available |
2025-03-18T12:05:50Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Cartilha Filosófica |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia Grega |
pt_BR |
dc.subject |
Tragédia |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Mitologia grega |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophical primer |
pt_BR |
dc.subject |
Greek philosophy |
pt_BR |
dc.subject |
Tragedy |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Greek mythology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, José Aércio dos Santos Oliveira |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Greek myth as a pedagogical resource for learning philosophy: a case study from the Integral Citizen School Maria de Lourdes Araújo in Santa Rita-PB |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, José Aércio dos Santos. O mito grego como recurso pedagógico para aprender filosofia: um estudo de caso a partir da Escola Cidadã Integral Maria de Lourdes Araújo em Santa Rita-PB. 2024. 433 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024 |
pt_BR |