dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA , José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo geral desta produção é analisar como os desafios das tecnologias
educativas podem ser superados a fim de potencializar seu uso na promoção de
uma educação inclusiva no ensino fundamental em escolas públicas. Como
objetivos específicos, tem-se: realizar uma revisão sistemática sobre o conceito e as
práticas de educação inclusiva; explorar as potencialidades e as aplicações das
tecnologias educativas em processos educativos; identificar as principais
dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas no uso de tecnologias para a
educação inclusiva e demonstrar como o uso de tecnologias pode contribuir para a
promoção da inclusão por meio de atos pedagógicos. Para tanto, na construção do
conhecimento relativo às respostas a tais objetivos, o problema de pesquisa é: como
os desafios das tecnologias educativas podem ser enfrentados, considerando suas
potencialidades, para promover uma educação inclusiva no ensino fundamental em
escolas públicas? A metodologia consistiu, inicialmente, em um estudo exploratório
e de levantamento bibliográfico. A coleta de dados se deu com a utilização de
roteiros de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professoras dos anos iniciais
de uma escola municipal e a gestora da instituição, com questões abordando traços
do seu perfil profissional e perguntas direcionadas ao objeto do estudo. A análise
dos resultados destacou como essas tecnologias não apenas ampliam as
oportunidades de aprendizagem, mas também promovem um ambiente mais
acessível e adaptativo para todos os alunos, incluindo as crianças que possuem
alguma necessidade educacional específica. O estudo destaca que, apesar das
tecnologias educativas promoverem a inclusão, há grandes desafios devido à falta
de capacitação docente e recursos nas escolas. O estudo ampliou a compreensão
da importância dessas ferramentas no ensino inclusivo, mas revelou a necessidade
urgente de políticas públicas mais eficazes para garantir o acesso adequado. Além
disso, as entrevistas mostraram que o esforço de professores é limitado pela falta de
suporte técnico e de formação continuada tanto por parte das escolas quanto da
Secretaria Municipal de Educação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Desafios e potencialidades de tecnologias educativas na perspectiva da educação inclusiva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-08 |
|
dc.description.abstract |
The general objective of this work is to analyze how the challenges of educational
technologies can be overcome in order to enhance their use in promoting inclusive
education in public elementary schools. The specific objectives are: to conduct a
systematic review on the concept and practices of inclusive education; to explore the
potential and applications of educational technologies in educational processes; to
identify the main difficulties faced by public schools in using technologies for inclusive
education; and to demonstrate how the use of technologies can contribute to
promoting inclusion through pedagogical actions. To achieve this, the research
question is: how can the challenges of educational technologies be addressed,
considering their potential, to promote inclusive education in public elementary
schools? The methodology initially consisted of an exploratory study and a literature
review. Data collection was carried out through semi-structured interview guides,
applied to elementary school teachers and the principal of a municipal school, with
questions addressing their professional profiles and focusing on the study’s subject
matter. The analysis of the results highlighted how these technologies not only
expand learning opportunities but also foster a more accessible and adaptive
environment for all students, including those with specific educational needs. The
study emphasizes that while educational technologies promote inclusion, significant
challenges remain due to the lack of teacher training and resources in schools. It
expanded the understanding of the importance of these tools in inclusive education
but revealed the urgent need for more effective public policies to ensure proper
access. Moreover, the interviews showed that teachers' efforts are limited by the lack
of technical support and ongoing training, both from the schools and the Municipal
Department of Education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41138 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-18T12:40:16Z |
|
dc.date.available |
2025-03-18 |
|
dc.date.available |
2025-03-18T12:40:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino - educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inovações tecnológicas em educação |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental- inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Política educacional - alunos deficientes |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Educational technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Technological innovations in education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion public schools |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education - inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Educational policy - disabled students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Amanda de Jesus Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Challenges and potential of educational technologies from the perspective of inclusive education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Amanda de Jesus Alves. Desafios e potencialidades de tecnologias educativas na perspectiva da educação inclusiva. 2024. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |