DSpace Repository

Desafios e potencialidades de tecnologias educativas na perspectiva da educação inclusiva.

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA , José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo O objetivo geral desta produção é analisar como os desafios das tecnologias educativas podem ser superados a fim de potencializar seu uso na promoção de uma educação inclusiva no ensino fundamental em escolas públicas. Como objetivos específicos, tem-se: realizar uma revisão sistemática sobre o conceito e as práticas de educação inclusiva; explorar as potencialidades e as aplicações das tecnologias educativas em processos educativos; identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas no uso de tecnologias para a educação inclusiva e demonstrar como o uso de tecnologias pode contribuir para a promoção da inclusão por meio de atos pedagógicos. Para tanto, na construção do conhecimento relativo às respostas a tais objetivos, o problema de pesquisa é: como os desafios das tecnologias educativas podem ser enfrentados, considerando suas potencialidades, para promover uma educação inclusiva no ensino fundamental em escolas públicas? A metodologia consistiu, inicialmente, em um estudo exploratório e de levantamento bibliográfico. A coleta de dados se deu com a utilização de roteiros de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professoras dos anos iniciais de uma escola municipal e a gestora da instituição, com questões abordando traços do seu perfil profissional e perguntas direcionadas ao objeto do estudo. A análise dos resultados destacou como essas tecnologias não apenas ampliam as oportunidades de aprendizagem, mas também promovem um ambiente mais acessível e adaptativo para todos os alunos, incluindo as crianças que possuem alguma necessidade educacional específica. O estudo destaca que, apesar das tecnologias educativas promoverem a inclusão, há grandes desafios devido à falta de capacitação docente e recursos nas escolas. O estudo ampliou a compreensão da importância dessas ferramentas no ensino inclusivo, mas revelou a necessidade urgente de políticas públicas mais eficazes para garantir o acesso adequado. Além disso, as entrevistas mostraram que o esforço de professores é limitado pela falta de suporte técnico e de formação continuada tanto por parte das escolas quanto da Secretaria Municipal de Educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desafios e potencialidades de tecnologias educativas na perspectiva da educação inclusiva. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-08
dc.description.abstract The general objective of this work is to analyze how the challenges of educational technologies can be overcome in order to enhance their use in promoting inclusive education in public elementary schools. The specific objectives are: to conduct a systematic review on the concept and practices of inclusive education; to explore the potential and applications of educational technologies in educational processes; to identify the main difficulties faced by public schools in using technologies for inclusive education; and to demonstrate how the use of technologies can contribute to promoting inclusion through pedagogical actions. To achieve this, the research question is: how can the challenges of educational technologies be addressed, considering their potential, to promote inclusive education in public elementary schools? The methodology initially consisted of an exploratory study and a literature review. Data collection was carried out through semi-structured interview guides, applied to elementary school teachers and the principal of a municipal school, with questions addressing their professional profiles and focusing on the study’s subject matter. The analysis of the results highlighted how these technologies not only expand learning opportunities but also foster a more accessible and adaptive environment for all students, including those with specific educational needs. The study emphasizes that while educational technologies promote inclusion, significant challenges remain due to the lack of teacher training and resources in schools. It expanded the understanding of the importance of these tools in inclusive education but revealed the urgent need for more effective public policies to ensure proper access. Moreover, the interviews showed that teachers' efforts are limited by the lack of technical support and ongoing training, both from the schools and the Municipal Department of Education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41138
dc.date.accessioned 2025-03-18T12:40:16Z
dc.date.available 2025-03-18
dc.date.available 2025-03-18T12:40:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Tecnologias educativas pt_BR
dc.subject Prática de ensino - educação inclusiva pt_BR
dc.subject Inovações tecnológicas em educação pt_BR
dc.subject Inclusão escolas públicas pt_BR
dc.subject Ensino fundamental- inclusão pt_BR
dc.subject Política educacional - alunos deficientes pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Educational technologies pt_BR
dc.subject Teaching practice - inclusive education pt_BR
dc.subject Technological innovations in education pt_BR
dc.subject Inclusion public schools pt_BR
dc.subject Elementary education - inclusion pt_BR
dc.subject Educational policy - disabled students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Amanda de Jesus Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges and potential of educational technologies from the perspective of inclusive education. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Amanda de Jesus Alves. Desafios e potencialidades de tecnologias educativas na perspectiva da educação inclusiva. 2024. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account