DSpace/Manakin Repository

Crianças com autismo na educação infantil: desafios e estratégias para professores lidarem com a inclusão.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, A. K. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6567336005005699 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID s DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES , Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo Este estudo tem como objetivo fornecer possíveis caminhos para aqueles interessados em compreender a inclusão de crianças autistas nas escolas e os desafios enfrentados pelos professores ao acompanhar o percurso educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo principal da pesquisa é examinar o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, destacando os desafios enfrentados pelos educadores ao lidar com essas crianças autistas. Ainda objetiva-se entender e avaliar a preparação da comunidade escolar para a inclusão de alunos autistas e identificar as dificuldades encontradas pelos professores ao interagir com essas crianças. A pesquisa foi realizada a partir de leituras críticas a respeito do assunto e entrevistas realizadas com professores nas escolas. Na realização da pesquisa foram utilizados autores como Bosa (2002), Lampreia (2004), Carvalho (2012), Mantoan (2003, 2006, 2011), entre muitos outros. Desse modo, concluímos que elaborar políticas educacionais públicas que fomentem práticas mais inclusivas, que ajustem a formação de professores às necessidades da educação e estabeleçam um perfil profissional que corresponda às habilidades e competências essenciais para os educadores, alinhadas com a realidade brasileira. Conforme indicado por nossas pesquisas, essas medidas emergem como urgentes e cruciais para impulsionar uma mudança significativa no atual panorama da educação inclusiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Crianças com autismo na educação infantil: desafios e estratégias para professores lidarem com a inclusão. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-12
dc.description.abstract This study aims to provide possible pathways for those interested in understanding the inclusion of autistic children in schools and the challenges faced by teachers in supporting the educational journey of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The primary objective of this research is to examine the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early Childhood Education, highlighting the challenges educators face when working with these autistic children. Additionally, it seeks to understand and evaluate the school community's preparation for the inclusion of autistic students and identify the difficulties encountered by teachers in interacting with these children. The research was conducted through critical readings on the subject and interviews with teachers in schools. Authors such as Bosa (2002), Lampreia (2004), Carvalho (2012), Mantoan (2003, 2006, 2011), among others, were referenced in the study. Thus, we conclude that developing public educational policies that foster more inclusive practices, adapt teacher training to the needs of education, and establish a professional profile aligned with the essential skills and competencies for educators, tailored to the Brazilian reality, is imperative. As indicated by our findings, these measures emerge as urgent and crucial to driving significant change in the current landscape of inclusive education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41141
dc.date.accessioned 2025-03-18T13:01:46Z
dc.date.available 2025-03-18
dc.date.available 2025-03-18T13:01:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Crianças autistas - aprendizagem pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - histórico pt_BR
dc.subject Educação inclusiva - crianças autistas pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Autistic children - learning pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder - history pt_BR
dc.subject Inclusive education - autistic children pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Ana Karina da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Children with autism in early childhood education: challenges and strategies for teachers to deal with inclusion. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Ana Karine da Silva. Crianças com autismo na educação infantil: desafios e estratégias para professores lidarem com a inclusão. 2024. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta