Repositorio Dspace/Manakin

Memórias literárias na sala de aula: ouvir, escrever e contar histórias tradicionais na Escola Municipal de Amparo-PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID FEITOZA, J. J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Daiana Danubia Bezerra de.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0003-3910-1485 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9413170928979603 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho explora o gênero Memórias Literárias como um recurso didático para contar, recuperar e situar narrativas orais na Escola municipal de Amparo-PB, tem como público alvo a turma do 5o ano B, do Ensino Fundamental I, na Escola Integrada do Campo Juvenal Ferreira de Brito, localizada em Amparo-PB. O estudo parte da necessidade de pensar a perspectiva dos aspectos orais, perpassando práticas de leitura e escrita na sala de aula. Diante disso, apontamos que o principal objetivo deste trabalho foi explorar o gênero textual de memórias literárias como ferramenta para formar leitores e escritores, ajudando a preservar e valorizar a cultura e identidade do Cariri paraibano. Diante disso, a experiência desenvolvida não apenas ajudou a manter viva a memória coletiva, mas também investigar a relação entre essas narrativas e a identidade da região, bem como a construção da ideia de pertencimento em relação à cultura local. Ao converter essas tradições orais em memórias escritas, a experiência se tornou uma ferramenta de resistência cultural e uma maneira de assegurar que a rica herança cultural do Cariri paraibano seja transmitida para as próximas gerações. O trabalho teve como principais referenciais teóricos Lejeune (2008) e Candido (1995). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Memórias literárias na sala de aula: ouvir, escrever e contar histórias tradicionais na Escola Municipal de Amparo-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41152
dc.date.accessioned 2025-03-18T21:30:03Z
dc.date.available 2025-03-18
dc.date.available 2025-03-18T21:30:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Memórias literárias pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Escola Municipal Juvenal Ferreira de Brito - Amparo-PB pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Literary memories pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Country school pt_BR
dc.subject Juvenal Ferreira de Brito Municipal School - Amparo-PB pt_BR
dc.subject Action research pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FEITOZA, José Júnior Missias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literary memories in the classroom: listening, writing and telling traditional stories at the Municipal School of Amparo-PB. pt_BR
dc.identifier.citation FEITOZA, José Júnior Missias. Memórias literárias na sala de aula: ouvir, escrever e contar histórias tradicionais na Escola Municipal de Amparo-PB. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41152 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo explora el género Memorias Literarias como recurso didáctico para contar, recuperar y situar narraciones orales en la escuela municipal de Amparo-PB, tiene como público objetivo la clase de 5o año B de la Enseñanza Fundamental I, en la Escuela Rural Integrada Juvenal Ferreira de Brito, ubicada en Amparo-PB. El estudio se basa en la necesidad de pensar desde la perspectiva de los aspectos orales, permeando las prácticas de lectura y escritura en el aula. El objetivo principal de este trabajo fue explorar el género textual de las memorias literarias como herramienta de formación de lectores y escritores, contribuyendo a preservar y valorizar la cultura y la identidad de la región Cariri de Paraíba. Como resultado, la experiencia desarrollada no sólo ayudó a mantener viva la memoria colectiva, sino también a investigar la relación entre estas narraciones y la identidad de la región, así como la construcción de la idea de pertenencia en relación con la cultura local. Al convertir estas tradiciones orales en memorias escritas, la experiencia se ha convertido en una herramienta de resistencia cultural y en una forma de garantizar que el rico patrimonio cultural de la región de Cariri, en Paraíba, se transmita a las generaciones futuras. Las principales referencias teóricas de este trabajo fueron Lejeune (2008) y Candido (1995). pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta