DSpace/Manakin Repository

Os desafios educacionais em Cajazeiras/PB: uma avaliação do Programa”Alfabetiza Cajazeiras” no pós-pandemia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CERQUEIRA, A. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7397399509004797 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O estudo tem foco as discussões acerca dos desafios da educação nos Anos Inciais no período pós-pandêmico, mais especificamente, observando as implicações nesse nível de ensino com a implementação de um programa educacional adotado pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Cajazeiras-PB. Assim, a questão norteadora do estudo foi: como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Cajazeiras/PB avaliam o programa Alfabetiza Cajazeiras como plano de recuperação de aprendizagem pós-pandemia? Teve como objetivo geral, compreender como os professores dos Anos Iniciais avaliam o programa Alfabetiza Cajazeiras enqanto plano de recuperação de aprendizagem pós-pandemia. Os objetivos específicos foram: identificar as estratégias implementadas pela Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras/PB para apoiar os professores durante o ensino remoto e perceber as contribuições e as limitações da adesão ao programa Alfabetiza Cajazeiras logo após o retorno às aulas presenciais. A metodologia uilizada para a realização da pesquisa se baseiou inicialmente em um estudo bibliográfico e exploratório a respeito do material téocio já publicado sobre o tema em estudo. Em seguida procedeu-se a produção dos dados por meio de uma entrevista semi-estruturada com professoras de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras/PB, e na análise das informações coletadas foi adatoda um perspectiva qualitativa. Os resultados da pesquisa mostraram que as docentes reconhecem as contribuições do programa Alfabetiza Cajazeiras, sobretudo para o desenvolvimento da leitura, da escrita e do raciocínio lógico-matemático no contexto de recuperação de aprendizagens após o ensino remoto. Contudo, destacaram alguns limites do Programa, uma vez que tem como foco exclusivo apenas as disicplinas de português e matemática, além da rigidez do planejamento proposto pelos materiais que já vem estruturados para serem implementados em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Os desafios educacionais em Cajazeiras/PB: uma avaliação do Programa”Alfabetiza Cajazeiras” no pós-pandemia. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-04
dc.description.abstract The study focuses on discussions about the challenges of education in the Early Years in the post-pandemic period, more specifically, observing the implications at this level of education with the implementation of an educational program adopted by the Municipal Department of Education of the city of Cajazeiras-PB. Thus, the guiding question of the study was: how do teachers of the Early Years of Elementary School in Cajazeiras/PB evaluate the Alfabetiza Cajazeiras program as a post- pandemic learning recovery plan? The general objective was to understand how teachers of the Early Years evaluate the Alfabetiza Cajazeiras program as a post- pandemic learning recovery plan. The specific objectives were: to identify the strategies implemented by the Municipal Department of Education of Cajazeiras/PB to support teachers during remote teaching and to perceive the contributions and limitations of joining the Alfabetiza Cajazeiras program soon after the return to face- to-face classes. The methodology used to conduct the research was initially based on a bibliographic and exploratory study of the technical material already published on the topic under study. Then, data were produced through a semi-structured interview with teachers from a public school in the city of Cajazeiras/PB, and a qualitative perspective was adopted in the analysis of the information collected. The results of the research showed that the teachers recognize the contributions of the Alfabetiza Cajazeiras program, especially for the development of reading, writing and logical-mathematical reasoning in the context of recovery of learning after remote teaching. However, they highlighted some limitations of the Program, since it focuses exclusively on the subjects of Portuguese and mathematics, in addition to the rigidity of the planning proposed by the materials that are already structured to be implemented in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41153
dc.date.accessioned 2025-03-19T12:43:51Z
dc.date.available 2025-03-19
dc.date.available 2025-03-19T12:43:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento educacional - Cajazeiras - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Programa Educacional Alfabetiza Cajazeiras pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - Cajazeiras - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Educação e Pandemia da COVID 19 pt_BR
dc.subject Educational planning - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Elementary education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Educational assessment pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Education and the COVID-19 Pandemic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CERQUEIRA, Andressa Barros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational challenges in Cajazeiras/PB: an evaluation of the “Alfabetiza Cajazeiras” Program in the post-pandemic period. pt_BR
dc.identifier.citation CERQUEIRA, Andressa Barros. Os desafios educacionais em Cajazeiras/PB: uma avaliação do Programa”Alfabetiza Cajazeiras” no pós-pandemia. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta