dc.creator.ID |
CERQUEIRA, A. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7397399509004797 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, José Amiraldo Alves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
O estudo tem foco as discussões acerca dos desafios da educação nos Anos Inciais
no período pós-pandêmico, mais especificamente, observando as implicações nesse
nível de ensino com a implementação de um programa educacional adotado pela
Secretaria Municipal de Educação da cidade de Cajazeiras-PB. Assim, a questão
norteadora do estudo foi: como os professores dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental de Cajazeiras/PB avaliam o programa Alfabetiza Cajazeiras como
plano de recuperação de aprendizagem pós-pandemia? Teve como objetivo geral,
compreender como os professores dos Anos Iniciais avaliam o programa Alfabetiza
Cajazeiras enqanto plano de recuperação de aprendizagem pós-pandemia. Os
objetivos específicos foram: identificar as estratégias implementadas pela Secretaria
Municipal de Educação de Cajazeiras/PB para apoiar os professores durante o
ensino remoto e perceber as contribuições e as limitações da adesão ao programa
Alfabetiza Cajazeiras logo após o retorno às aulas presenciais. A metodologia
uilizada para a realização da pesquisa se baseiou inicialmente em um estudo
bibliográfico e exploratório a respeito do material téocio já publicado sobre o tema
em estudo. Em seguida procedeu-se a produção dos dados por meio de uma
entrevista semi-estruturada com professoras de uma escola pública municipal da
cidade de Cajazeiras/PB, e na análise das informações coletadas foi adatoda um
perspectiva qualitativa. Os resultados da pesquisa mostraram que as docentes
reconhecem as contribuições do programa Alfabetiza Cajazeiras, sobretudo para o
desenvolvimento da leitura, da escrita e do raciocínio lógico-matemático no contexto
de recuperação de aprendizagens após o ensino remoto. Contudo, destacaram
alguns limites do Programa, uma vez que tem como foco exclusivo apenas as
disicplinas de português e matemática, além da rigidez do planejamento proposto
pelos materiais que já vem estruturados para serem implementados em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Os desafios educacionais em Cajazeiras/PB: uma avaliação do Programa”Alfabetiza Cajazeiras” no pós-pandemia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-04 |
|
dc.description.abstract |
The study focuses on discussions about the challenges of education in the Early
Years in the post-pandemic period, more specifically, observing the implications at
this level of education with the implementation of an educational program adopted by
the Municipal Department of Education of the city of Cajazeiras-PB. Thus, the
guiding question of the study was: how do teachers of the Early Years of Elementary
School in Cajazeiras/PB evaluate the Alfabetiza Cajazeiras program as a post-
pandemic learning recovery plan? The general objective was to understand how
teachers of the Early Years evaluate the Alfabetiza Cajazeiras program as a post-
pandemic learning recovery plan. The specific objectives were: to identify the
strategies implemented by the Municipal Department of Education of Cajazeiras/PB
to support teachers during remote teaching and to perceive the contributions and
limitations of joining the Alfabetiza Cajazeiras program soon after the return to face-
to-face classes. The methodology used to conduct the research was initially based
on a bibliographic and exploratory study of the technical material already published
on the topic under study. Then, data were produced through a semi-structured
interview with teachers from a public school in the city of Cajazeiras/PB, and a
qualitative perspective was adopted in the analysis of the information collected. The
results of the research showed that the teachers recognize the contributions of the
Alfabetiza Cajazeiras program, especially for the development of reading, writing and
logical-mathematical reasoning in the context of recovery of learning after remote
teaching. However, they highlighted some limitations of the Program, since it focuses
exclusively on the subjects of Portuguese and mathematics, in addition to the rigidity
of the planning proposed by the materials that are already structured to be
implemented in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41153 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-19T12:43:51Z |
|
dc.date.available |
2025-03-19 |
|
dc.date.available |
2025-03-19T12:43:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento educacional - Cajazeiras - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Educacional Alfabetiza Cajazeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - Cajazeiras - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e Pandemia da COVID 19 |
pt_BR |
dc.subject |
Educational planning - Cajazeiras - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Educational assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Education and the COVID-19 Pandemic |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CERQUEIRA, Andressa Barros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational challenges in Cajazeiras/PB: an evaluation of the “Alfabetiza Cajazeiras” Program in the post-pandemic period. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CERQUEIRA, Andressa Barros. Os desafios educacionais em Cajazeiras/PB: uma avaliação do Programa”Alfabetiza Cajazeiras” no pós-pandemia. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024 |
pt_BR |