dc.creator.ID |
ANDRADE, B. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2764141140052377 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SANTIAGO, Stella M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA , Belijane Marques. |
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dc.contributor.referee2 |
Cavalcante, Simone Joaquim. |
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dc.description.resumo |
Este estudo se debruça em uma discussão em torno da prática docente quanto a educação
para as relações étnicos-raciais e de gênero, apresentando em sua estrutura quais os
amparos e documentações legais que orientam a utilização da diversidade no contexto
escolar. Dessa forma, parte-se a investigar como o papel do docente pode, ou não,
diretamente/indiretamente, influenciar na práxis existente dentro das salas de aula das
instituições de ensino, esta pesquisa se concentra nos dados coletados na cidade de
Cajazeiras – PB, durante o ano de 2024, com um professor que atua na rede municipal de
ensino. A pesquisa, caracterizada enquanto um estudo de caso, tendo como prioridade
compreender de forma detalhada determinada situação ou realidade, com o intuito de
analisar se a educação étnico-racial e de gênero, é presente no cotidiano escolar, de um
docente na cidade de Cajazeiras-PB, e se este as desenvolve, mediante os PCN’s e a
BNCC. Foi realizada uma entrevista semiestrutura, com 15 questões, a fim de aprofundar a
discussão haja visto que o viés metodológico é o estudo de caso. O estudo demonstrou que
nossos professores ainda precisam de apoio as sua ações pedagógicas e de formação
continuada para as relações étnico-raciais e de gênero, para além disso, destacou-se, de
forma alarmante, os currículos educacionais, que se voltam para uma educação tradicional,
visto que na BNCC também não ocorre a promoção destas discussões, tão necessárias a
formação de cidadãos éticos, plurais e antirracistas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A prática docente em torno da educação étnico-racial e de gênero: um estudo de caso na cidade de Cajazeiras – PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-01 |
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dc.description.abstract |
This study focuses on a discussion of teaching practice in relation to education for
ethnic-racial and gender relations, presenting in its structure the legal frameworks and
documentation that guide the use of diversity in the school context. In this way, we set out to
investigate how the role of the teacher may or may not, directly/indirectly, influence the
existing praxis within the classrooms of educational institutions, this research focuses on the
data collected in the city of Cajazeiras - PB, during the year 2024, with a teacher who works
in the municipal education network. The research, characterized as a case study, has as its
priority to understand in detail a certain situation or reality, in order to analyze whether
ethnic-racial and gender education is present in the daily school life of a teacher in the city of
Cajazeiras-PB, and whether he develops them, through the PCN's and the BNCC. A
semi-structured interview with 15 questions was carried out in order to deepen the
discussion, since the methodological bias is the case study. The study showed that our
teachers still need support for their pedagogical actions and ongoing training in ethnic-racial
and gender relations. In addition, the educational curricula, which are geared towards
traditional education, were alarmingly lacking, given that the BNCC also fails to promote
these discussions, which are so necessary for the formation of ethical, pluralistic and
anti-racist citizens. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41155 |
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dc.date.accessioned |
2025-03-19T12:57:55Z |
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dc.date.available |
2025-03-19 |
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dc.date.available |
2025-03-19T12:57:55Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Gênero- estudo de caso - Cajazeiras - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Relação étnico- raciais - prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial education |
pt_BR |
dc.subject |
Gender Education - case study - Cajazeiras - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relationship - teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Bianca Vieira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching practice around ethnic-racial and gender education: a case study in the city of Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Bianca Vieira de. A prática docente em torno da educação étnico-racial e de gênero: um estudo de caso na cidade de Cajazeiras – PB. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |