DSpace/Manakin Repository

Vozes femininas da literatura de cordel no Sertão do Pajeú: uma antologia para a sala de aula

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AMARAL. V.S.A pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7602484539195191 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.referee2 SILVA, Josivaldo Custódio da.
dc.description.resumo Algumas pesquisas indicam que a leitura de poesia, sobretudo, de literatura de cordel de autoria feminina, ainda não é tão presente na escola. Refletindo sobre isso, propomos, neste estudo, um levantamento de poemas de autoria de dez cordelistas do Sertão do Pajeú, para análise das temáticas e organização de uma antologia, com abordagens de leitura para a sala de aula. Desse modo, nossa pesquisa tem como objetivo geral, investigar, na literatura de cordel produzida por mulheres do Sertão do Pajeú, a predominância de temas e procedimentos, visando a construção de uma antologia para ser trabalhada em sala de aula. Para desenvolvimento do estudo, elencamos os seguintes objetivos específicos: 1) Discutir as origens da literatura de cordel no Nordeste e realizar um levantamento de cordelistas do Sertão do Pajeú; 2) Analisar os temas e procedimentos predominantes na produção das poetisas selecionadas para a pesquisa; 3) Organizar uma antologia temática de poemas com propostas de abordagem para sala de aula. Para embasar o percurso histórico, bem como a presença da autoria feminina na literatura de cordel, dialogamos com: Abreu (1999), Telles (2001) Queiroz (2006), Perrot (2019), Gotlib (2003), Romanelli (2014), Santos (2006), Mendonça (1993), Grisi (2021) e Almeida (2019). Metodologicamente, recorremos à pesquisa bibliográfica, embasada por Malheiros (2011). Para seleção dos poemas, valemo-nos do procedimento de categorização apresentado por Bardin (2016). Quanto à fundamentação teórica para análise dos poemas, lançamos mão das discussões de Hooks (2023), Lerner (2019), Ceia (2010), Bosi (1977), Jakobson (1975) e Tavares (2005) À luz de Alves (2023), tratamos sobre a contribuição das antologias na formação de leitores. Propomos sugestões de leitura dos poemas na sala de aula, embasadas em Bajour (2012), Rouxel (2014); Marinho e Pinheiro (2012) e Pinheiro (2018; 2024). Este trabalho pode contribuir para ampliar a visibilidade das vozes de autoria feminina na literatura de cordel do Sertão do Pajeú, bem como, favorecer a aproximação entre o leitor e poesia de autoria feminina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Vozes femininas da literatura de cordel no Sertão do Pajeú: uma antologia para a sala de aula pt_BR
dc.date.issued 2025-09-24
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41156
dc.date.accessioned 2025-03-19T13:29:11Z
dc.date.available 2025-03-19
dc.date.available 2025-03-19T13:29:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Abordagem metodológica pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Antologia pt_BR
dc.subject Autoria feminina pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Methodological approach pt_BR
dc.subject Literature teaching pt_BR
dc.subject Anthology pt_BR
dc.subject Female authorship pt_BR
dc.subject Cordel literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AMARAL, Veronica Sobral Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Female voices of cordel literature in the Sertão do Pajeú: An anthology for the classroom pt_BR
dc.identifier.citation AMARAL, Veronica Sobral Almeida. Vozes femininas da literatura de cordel no Sertão do Pajeú: uma antologia para a sala de aula. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta