dc.creator.ID |
AMARAL. V.S.A |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7602484539195191 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
WANDERLEY, Naelza de Araújo. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Josivaldo Custódio da. |
|
dc.description.resumo |
Algumas pesquisas indicam que a leitura de poesia, sobretudo, de literatura de cordel de autoria
feminina, ainda não é tão presente na escola. Refletindo sobre isso, propomos, neste estudo, um
levantamento de poemas de autoria de dez cordelistas do Sertão do Pajeú, para análise das
temáticas e organização de uma antologia, com abordagens de leitura para a sala de aula. Desse
modo, nossa pesquisa tem como objetivo geral, investigar, na literatura de cordel produzida por
mulheres do Sertão do Pajeú, a predominância de temas e procedimentos, visando a construção
de uma antologia para ser trabalhada em sala de aula. Para desenvolvimento do estudo,
elencamos os seguintes objetivos específicos: 1) Discutir as origens da literatura de cordel no
Nordeste e realizar um levantamento de cordelistas do Sertão do Pajeú; 2) Analisar os temas e
procedimentos predominantes na produção das poetisas selecionadas para a pesquisa; 3)
Organizar uma antologia temática de poemas com propostas de abordagem para sala de aula.
Para embasar o percurso histórico, bem como a presença da autoria feminina na literatura de
cordel, dialogamos com: Abreu (1999), Telles (2001) Queiroz (2006), Perrot (2019), Gotlib
(2003), Romanelli (2014), Santos (2006), Mendonça (1993), Grisi (2021) e Almeida (2019).
Metodologicamente, recorremos à pesquisa bibliográfica, embasada por Malheiros (2011). Para
seleção dos poemas, valemo-nos do procedimento de categorização apresentado por Bardin
(2016). Quanto à fundamentação teórica para análise dos poemas, lançamos mão das discussões
de Hooks (2023), Lerner (2019), Ceia (2010), Bosi (1977), Jakobson (1975) e Tavares (2005)
À luz de Alves (2023), tratamos sobre a contribuição das antologias na formação de leitores.
Propomos sugestões de leitura dos poemas na sala de aula, embasadas em Bajour (2012),
Rouxel (2014); Marinho e Pinheiro (2012) e Pinheiro (2018; 2024). Este trabalho pode
contribuir para ampliar a visibilidade das vozes de autoria feminina na literatura de cordel do
Sertão do Pajeú, bem como, favorecer a aproximação entre o leitor e poesia de autoria feminina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.title |
Vozes femininas da literatura de cordel no Sertão do Pajeú: uma antologia para a sala de aula |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-09-24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41156 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-19T13:29:11Z |
|
dc.date.available |
2025-03-19 |
|
dc.date.available |
2025-03-19T13:29:11Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem metodológica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Antologia |
pt_BR |
dc.subject |
Autoria feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Methodological approach |
pt_BR |
dc.subject |
Literature teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Anthology |
pt_BR |
dc.subject |
Female authorship |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AMARAL, Veronica Sobral Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Female voices of cordel literature in the Sertão do Pajeú: An anthology for the classroom |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AMARAL, Veronica Sobral Almeida. Vozes femininas da literatura de cordel no Sertão do Pajeú: uma antologia para a sala de aula. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |