Dépôt DSpace/Manakin

Considerações sobre a atuação do pedagogo no espaço hospitalar.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID PEREIRA, C. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4582806833695386 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO , Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo A educação é um fenômeno complexo e múltiplo que se dá de muitas formas na sociedade, a exemplo da educação formal, a educação não formal e a informal. O pedagogo tem, no senso comum, sua identidade muito restrita apenas a espaços escolares e lidar com crianças. Porém, nesses estudos, destaca-se a amplitude do perfil e do papel profissional dos pedagogos, que enquanto cientistas da educação, compreendem e devem estar aptos a lidar com as mais diferentes e múltiplas facetas em que a educação acontece na sociedade. Dessa maneira, a presente pesquisa surgiu da inquietação de saber quais são os desafios e possibilidades do papel dos pedagogos em espaços de atuação não escolares? Para tanto, o objetivo principal desse trabalho é analisar quais os desafios e possibilidades dos pedagogos que atuam em espaços não escolares. Como objetivos específicos temos: 1. Destacar quais ambientes os profissionais de educação podem atuar além da escola, 2. Refletir acerca do papel e da identidade dos pedagogos e 3. Realizar uma pesquisa bibliográfica e uma entrevista semi estruturada acerca de como se dá o trabalho dos pedagogos em espaços não escolares. A metodologia adotada para compreender os objetivos desse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e de campo, pesquisada com base nas palavras-chave que envolvem a temática em questão. Dessa forma, encontrou-se que o pedagogo é um profissional da educação que tem atuação no âmbito hospitalar e que possuem as suas especificidades em relação a forma como é ensinada as crianças internadas que são acompanhadas pelos pedagogos hospitalares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Considerações sobre a atuação do pedagogo no espaço hospitalar. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-13
dc.description.abstract Education is a complex and multiple phenomenon that takes place in many forms in society, such as formal education, non-formal and informal education. The pedagogue, in common sense, has his identity very restricted only to school spaces and dealing with children. However, in these studies, the breadth of the profile and professional role of pedagogues stands out, who as educational scientists, understand and must be able to deal with the most different and multiple facets in which education takes place in society. Thus, this research arose from the concern of knowing what are the challenges and possibilities of the role of pedagogues in non-school spaces? To this end, the main objective of this work is to analyze the challenges and possibilities of pedagogues who work in non-school spaces. As specific objectives we have: 1. Highlight which environments education professionals can work in addition to school, 2. Reflect on the role and identity of pedagogues and 3. Carry out a bibliographical research on how pedagogues work in spaces that are not schoolchildren. The methodology adopted to understand the objectives of this work was a bibliographic and exploratory research, researched based on the keywords that involve the theme in question. Thus, it was found that the pedagogue is an education professional who works in the hospital environment and who has their specificities in relation to the way in which hospitalized children who are monitored by hospital pedagogues are taught. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41157
dc.date.accessioned 2025-03-19T13:39:55Z
dc.date.available 2025-03-19
dc.date.available 2025-03-19T13:39:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia hospitalar pt_BR
dc.subject Pedagogia e pedagogo pt_BR
dc.subject Pedagogia – espaços não formais pt_BR
dc.subject Atuação pedagoga pt_BR
dc.subject Hospital pedagogy pt_BR
dc.subject Pedagogy and pedagogue pt_BR
dc.subject Pedagogy – non-formal spaces pt_BR
dc.subject Pedagogical performance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA , Calebe Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Considerations on the role of the pedagogue in the hospital space. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Calebe Barbosa. Considerações sobre a atuação do pedagogo no espaço hospitalar. 2024. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte