dc.creator.ID |
PEREIRA, C. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4582806833695386 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, R. L. de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO , Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
A educação é um fenômeno complexo e múltiplo que se dá de muitas formas na sociedade, a
exemplo da educação formal, a educação não formal e a informal. O pedagogo tem, no senso
comum, sua identidade muito restrita apenas a espaços escolares e lidar com crianças. Porém,
nesses estudos, destaca-se a amplitude do perfil e do papel profissional dos pedagogos, que
enquanto cientistas da educação, compreendem e devem estar aptos a lidar com as mais
diferentes e múltiplas facetas em que a educação acontece na sociedade. Dessa maneira, a
presente pesquisa surgiu da inquietação de saber quais são os desafios e possibilidades do
papel dos pedagogos em espaços de atuação não escolares? Para tanto, o objetivo principal
desse trabalho é analisar quais os desafios e possibilidades dos pedagogos que atuam em
espaços não escolares. Como objetivos específicos temos: 1. Destacar quais ambientes os
profissionais de educação podem atuar além da escola, 2. Refletir acerca do papel e da
identidade dos pedagogos e 3. Realizar uma pesquisa bibliográfica e uma entrevista semi
estruturada acerca de como se dá o trabalho dos pedagogos em espaços não escolares. A
metodologia adotada para compreender os objetivos desse trabalho foi uma pesquisa
bibliográfica e de campo, pesquisada com base nas palavras-chave que envolvem a temática
em questão. Dessa forma, encontrou-se que o pedagogo é um profissional da educação que
tem atuação no âmbito hospitalar e que possuem as suas especificidades em relação a forma
como é ensinada as crianças internadas que são acompanhadas pelos pedagogos hospitalares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Considerações sobre a atuação do pedagogo no espaço hospitalar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-13 |
|
dc.description.abstract |
Education is a complex and multiple phenomenon that takes place in many forms in society,
such as formal education, non-formal and informal education. The pedagogue, in common
sense, has his identity very restricted only to school spaces and dealing with children.
However, in these studies, the breadth of the profile and professional role of pedagogues
stands out, who as educational scientists, understand and must be able to deal with the most
different and multiple facets in which education takes place in society. Thus, this research
arose from the concern of knowing what are the challenges and possibilities of the role of
pedagogues in non-school spaces? To this end, the main objective of this work is to analyze
the challenges and possibilities of pedagogues who work in non-school spaces. As specific
objectives we have: 1. Highlight which environments education professionals can work in
addition to school, 2. Reflect on the role and identity of pedagogues and 3. Carry out a
bibliographical research on how pedagogues work in spaces that are not schoolchildren. The
methodology adopted to understand the objectives of this work was a bibliographic and
exploratory research, researched based on the keywords that involve the theme in question.
Thus, it was found that the pedagogue is an education professional who works in the hospital
environment and who has their specificities in relation to the way in which hospitalized
children who are monitored by hospital pedagogues are taught. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41157 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-19T13:39:55Z |
|
dc.date.available |
2025-03-19 |
|
dc.date.available |
2025-03-19T13:39:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia e pedagogo |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia – espaços não formais |
pt_BR |
dc.subject |
Atuação pedagoga |
pt_BR |
dc.subject |
Hospital pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy and pedagogue |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy – non-formal spaces |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical performance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA , Calebe Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Considerations on the role of the pedagogue in the hospital space. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Calebe Barbosa. Considerações sobre a atuação do pedagogo no espaço hospitalar. 2024. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |