dc.creator.ID |
http://lattes.cnpq.br/0025170499935073 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
HOLANDA, C. B. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suenia da Silva |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.description.resumo |
A afetividade é um elemento importante na vida de qualquer indivíduo, interferindo na sua
construção e formação, influenciando desde a sua aprendizagem até a sua personalidade. A
aprendizagem por sua vez é um elemento biológico que também sofre influência dos aspectos
afetivos, sendo assim, é relevante compreender a relação entre ambas. Ao longo deste
trabalho, objetivou-se compreender as percepções dos professores de uma escola pública
municipal da cidade de São José de Piranhas – PB acerca do desenvolvimento da afetividade
e da sua relação com a aprendizagem de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
tendo como objetivos específicos: verificar como os (as) professores (as) dos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental da presente escola entendem a afetividade; identificar a percepção
dos (as) professores (as) a respeito da influência da afetividade no desenvolvimento da
aprendizagem de alunos dos Anos Iniciais e averiguar de que modo a relação afetividade –
aprendizagem se apresenta na prática por meio da relação aluno – professor. Esta temática
é relevante pois, abarca elementos que interferem diretamente na aprendizagem do aluno e
é necessário que o professor tenha conhecimentos acerca do tema, visto que não é suficiente
o domínio apenas da base de conteúdos que media, mas é necessário também informações
sobre o desenvolvimento dos seus próprios alunos e dos mecanismos que estão diretamente
ligados aos processos cognitivos. A presente pesquisa é de cunho qualitativo, como
instrumento de coleta de dados utilizou uma entrevista estruturada e observação. Por meio
da análise de dados foi possível constatar que os professores têm uma visão geral acerca da
afetividade e percebem sua relação com a aprendizagem, manifestada, principalmente, pela
relação aluno – professor e pelas implicações decorrentes dessa relação como por exemplo,
o diálogo e o respeito, além disso, também foi possível constatar a influência do meio e da
participação da família no processo de aprendizagem dos alunos, bem como a relação
existente entre os objetivos pretendidos, a prática e postura do professor que podem ou não
refletir esses objetivos de forma positiva impactando diretamente no andamento das aulas, na
conduta do aluno e na sua relação com o conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O desenvolvimento da afetividade nos processos de ensino e de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectiva docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-11 |
|
dc.description.abstract |
Affection is an important element in the life of any individual, interfering in their construction
and formation, influencing everything from their learning to their personality. Learning, in turn,
is a biological element that is also influenced by affective aspects, therefore, it is relevant to
understand the relationship between both. Throughout this work, the objective was to
understand the perceptions of teachers from a municipal public school in the city of São José
de Piranhas - PB about the development of affection and its relationship with the learning of
students in the initial years of elementary school, with the following specific objectives: to verify
how teachers of the initial years of elementary school at this school understand affection; to
identify the perception of teachers regarding the influence of affection on the development of
the learning of students in the initial years and to investigate how the affection-learning
relationship is presented in practice through the student-teacher relationship. This topic is
relevant because it encompasses elements that directly interfere in student learning and it is
necessary for the teacher to have knowledge on the topic, since it is not enough to only master
the content base that is mediated, but it is also necessary to have information about the
development of their own students and the mechanisms that are directly linked to cognitive
processes. This research is of a qualitative nature, and a structured interview and observation
were used as data collection instruments. Through data analysis, it was possible to verify that
teachers have a general view of affectivity and perceive its relationship with learning,
manifested mainly by the student-teacher relationship and the implications arising from this
relationship, such as dialogue and respect. In addition, it was also possible to verify the
influence of the environment and family participation in the students' learning process, as well
as the relationship between the intended objectives, the teacher's practice and attitude, which
may or may not reflect these objectives in a positive way, directly impacting the progress of
classes, the student's behavior and their relationship with knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41200 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-20T13:34:01Z |
|
dc.date.available |
2025-03-20 |
|
dc.date.available |
2025-03-20T13:34:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Relação - professor – aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - São José de Piranhas - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Anos iniciais - ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Affectivity |
pt_BR |
dc.subject |
Relationship - teacher - student |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education - São José de Piranhas - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Early Years - Teaching and Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
HOLANDA, Camila Brito de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The development of affectivity in the teaching and learning processes of children in the initial years of elementary school: a teaching perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
HOLANDA, Camila Brito de Sousa. O desenvolvimento da afetividade nos processos de ensino e de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectiva docente. 2024. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |