DSpace/Manakin Repository

O desenvolvimento da afetividade nos processos de ensino e de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectiva docente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/0025170499935073 pt_BR
dc.creator.Lattes HOLANDA, C. B. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suenia da Silva
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo A afetividade é um elemento importante na vida de qualquer indivíduo, interferindo na sua construção e formação, influenciando desde a sua aprendizagem até a sua personalidade. A aprendizagem por sua vez é um elemento biológico que também sofre influência dos aspectos afetivos, sendo assim, é relevante compreender a relação entre ambas. Ao longo deste trabalho, objetivou-se compreender as percepções dos professores de uma escola pública municipal da cidade de São José de Piranhas – PB acerca do desenvolvimento da afetividade e da sua relação com a aprendizagem de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivos específicos: verificar como os (as) professores (as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da presente escola entendem a afetividade; identificar a percepção dos (as) professores (as) a respeito da influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem de alunos dos Anos Iniciais e averiguar de que modo a relação afetividade – aprendizagem se apresenta na prática por meio da relação aluno – professor. Esta temática é relevante pois, abarca elementos que interferem diretamente na aprendizagem do aluno e é necessário que o professor tenha conhecimentos acerca do tema, visto que não é suficiente o domínio apenas da base de conteúdos que media, mas é necessário também informações sobre o desenvolvimento dos seus próprios alunos e dos mecanismos que estão diretamente ligados aos processos cognitivos. A presente pesquisa é de cunho qualitativo, como instrumento de coleta de dados utilizou uma entrevista estruturada e observação. Por meio da análise de dados foi possível constatar que os professores têm uma visão geral acerca da afetividade e percebem sua relação com a aprendizagem, manifestada, principalmente, pela relação aluno – professor e pelas implicações decorrentes dessa relação como por exemplo, o diálogo e o respeito, além disso, também foi possível constatar a influência do meio e da participação da família no processo de aprendizagem dos alunos, bem como a relação existente entre os objetivos pretendidos, a prática e postura do professor que podem ou não refletir esses objetivos de forma positiva impactando diretamente no andamento das aulas, na conduta do aluno e na sua relação com o conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O desenvolvimento da afetividade nos processos de ensino e de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectiva docente. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-11
dc.description.abstract Affection is an important element in the life of any individual, interfering in their construction and formation, influencing everything from their learning to their personality. Learning, in turn, is a biological element that is also influenced by affective aspects, therefore, it is relevant to understand the relationship between both. Throughout this work, the objective was to understand the perceptions of teachers from a municipal public school in the city of São José de Piranhas - PB about the development of affection and its relationship with the learning of students in the initial years of elementary school, with the following specific objectives: to verify how teachers of the initial years of elementary school at this school understand affection; to identify the perception of teachers regarding the influence of affection on the development of the learning of students in the initial years and to investigate how the affection-learning relationship is presented in practice through the student-teacher relationship. This topic is relevant because it encompasses elements that directly interfere in student learning and it is necessary for the teacher to have knowledge on the topic, since it is not enough to only master the content base that is mediated, but it is also necessary to have information about the development of their own students and the mechanisms that are directly linked to cognitive processes. This research is of a qualitative nature, and a structured interview and observation were used as data collection instruments. Through data analysis, it was possible to verify that teachers have a general view of affectivity and perceive its relationship with learning, manifested mainly by the student-teacher relationship and the implications arising from this relationship, such as dialogue and respect. In addition, it was also possible to verify the influence of the environment and family participation in the students' learning process, as well as the relationship between the intended objectives, the teacher's practice and attitude, which may or may not reflect these objectives in a positive way, directly impacting the progress of classes, the student's behavior and their relationship with knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41200
dc.date.accessioned 2025-03-20T13:34:01Z
dc.date.available 2025-03-20
dc.date.available 2025-03-20T13:34:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Relação - professor – aluno pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - São José de Piranhas - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Anos iniciais - ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Affectivity pt_BR
dc.subject Relationship - teacher - student pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Elementary education - São José de Piranhas - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Early Years - Teaching and Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator HOLANDA, Camila Brito de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The development of affectivity in the teaching and learning processes of children in the initial years of elementary school: a teaching perspective. pt_BR
dc.identifier.citation HOLANDA, Camila Brito de Sousa. O desenvolvimento da afetividade nos processos de ensino e de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectiva docente. 2024. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta