dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, R. L. de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee3 |
LINS, Aline Abrantes Batista. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho de conclusão do curso de pedagogia trata da pedagogia hospitalar:
desafios e atuações de professores no âmbito hospitalar. Tem como objetivo geral:
compreender a importância do pedagogo na instituição hospitalar, com acolhimento e
aprendizagem a crianças hospitalizadas. Para isso traçamos os seguintes objetivos
específicos: compreender a formação docente e atuação do pedagogo em espaços não
escolares, apresentar a formação do pedagogo hospitalizado e possibilidades de trabalho
com a família e a instituição, visando desenvolver uma melhor aprendizagem através da
coletividade. Através da metodologia nos possibilitou compreender a importância do
profissional pedagogo na instituição hospitalar, sendo caracterizada por uma pesquisa
bibliográfica e qualitativa, tendo como fonte o repositório da Biblioteca Digital Brasileira de
Teses e Dissertação (BDTD), através da coleta de dados. Buscando um embasamento
teórico, a presente pesquisa conta com a presença autores como: Tardif (2002), Silva;
Andrade (2013), Almeida (1995), Fontes (2008), Santos e Navarro (2012), Matos; Mugiatti
(2006), Freire (1996), Fonseca (1999), Teixeira (2014), dentre outros que proporcionaram um
olhar mais aprofundado sobre a pedagogia na instituição hospitalar. A partir da análise de
dados nos permitiu compreender a importância do pedagogo no âmbito hospitalar. A partir
desse trabalho é possível compreender a importância da pedagogia dentro do âmbito
hospitalar, dos profissionais que atuam diariamente com o intuito de dar continuidade ao
processo de ensino/aprendizagem da criança enferma. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia hospitalar: desafios e atuações de professores no âmbito hospitalar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-21 |
|
dc.description.abstract |
This pedagogy course conclusion work deals with hospital pedagogy: challenges and actions
of teachers in the hospital environment. Its general objective was: to understand the
importance of the pedagogue in the hospital institution, with the reception and learning of
hospitalized children and with specific objectives to understand the teacher training and the
pedagogue's performance in non-school spaces, to present the training of the hospitalized
pedagogue and possibilities of working with the family and the institution, aiming to develop
better learning through the collective. Through the methodology we made it possible to
understand the importance of the professional pedagogue in the hospital institution, being
characterized by a bibliographic and qualitative research, having as source the repository of
the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), through data collection.
Seeking a theoretical basis, this research counts on the presence of great authors, such as:
Tardif (2002), Silva; Andrade (2013), Almeida (1995), Fontes (2008), Santos and Navarro
(2012), Matos; Mugiatti (2006), Freire (1996), Fonseca (1999), Teixeira (2014), among other
authors who provided a more in-depth look at pedagogy in the hospital institution. Data
analysis allowed us to understand the importance of teaching in the hospital environment.
From this work it is possible to understand the importance of pedagogy within the hospital
environment, of professionals who work daily with the aim of continuing the teaching/learning
process for sick children. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41201 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-20T13:53:22Z |
|
dc.date.available |
2025-03-20 |
|
dc.date.available |
2025-03-20T13:53:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Instituição hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - âmbito hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogo - espaços não escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professor - atuação hospitais |
pt_BR |
dc.subject |
Hospital pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Hospital institution |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers - hospital environment |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogue - non-school spaces |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - hospital performance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Cicero Soderlânio de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Hospital pedagogy: challenges and actions of teachers in the hospital environment. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Cícero Soderlânio de Souza. Pedagogia hospitalar: desafios e atuações de professores no âmbito hospitalar. 2024. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |