DSpace/Manakin Repository

Pedagogia hospitalar: desafios e atuações de professores no âmbito hospitalar.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee3 LINS, Aline Abrantes Batista.
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão do curso de pedagogia trata da pedagogia hospitalar: desafios e atuações de professores no âmbito hospitalar. Tem como objetivo geral: compreender a importância do pedagogo na instituição hospitalar, com acolhimento e aprendizagem a crianças hospitalizadas. Para isso traçamos os seguintes objetivos específicos: compreender a formação docente e atuação do pedagogo em espaços não escolares, apresentar a formação do pedagogo hospitalizado e possibilidades de trabalho com a família e a instituição, visando desenvolver uma melhor aprendizagem através da coletividade. Através da metodologia nos possibilitou compreender a importância do profissional pedagogo na instituição hospitalar, sendo caracterizada por uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, tendo como fonte o repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD), através da coleta de dados. Buscando um embasamento teórico, a presente pesquisa conta com a presença autores como: Tardif (2002), Silva; Andrade (2013), Almeida (1995), Fontes (2008), Santos e Navarro (2012), Matos; Mugiatti (2006), Freire (1996), Fonseca (1999), Teixeira (2014), dentre outros que proporcionaram um olhar mais aprofundado sobre a pedagogia na instituição hospitalar. A partir da análise de dados nos permitiu compreender a importância do pedagogo no âmbito hospitalar. A partir desse trabalho é possível compreender a importância da pedagogia dentro do âmbito hospitalar, dos profissionais que atuam diariamente com o intuito de dar continuidade ao processo de ensino/aprendizagem da criança enferma. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Pedagogia hospitalar: desafios e atuações de professores no âmbito hospitalar. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-21
dc.description.abstract This pedagogy course conclusion work deals with hospital pedagogy: challenges and actions of teachers in the hospital environment. Its general objective was: to understand the importance of the pedagogue in the hospital institution, with the reception and learning of hospitalized children and with specific objectives to understand the teacher training and the pedagogue's performance in non-school spaces, to present the training of the hospitalized pedagogue and possibilities of working with the family and the institution, aiming to develop better learning through the collective. Through the methodology we made it possible to understand the importance of the professional pedagogue in the hospital institution, being characterized by a bibliographic and qualitative research, having as source the repository of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), through data collection. Seeking a theoretical basis, this research counts on the presence of great authors, such as: Tardif (2002), Silva; Andrade (2013), Almeida (1995), Fontes (2008), Santos and Navarro (2012), Matos; Mugiatti (2006), Freire (1996), Fonseca (1999), Teixeira (2014), among other authors who provided a more in-depth look at pedagogy in the hospital institution. Data analysis allowed us to understand the importance of teaching in the hospital environment. From this work it is possible to understand the importance of pedagogy within the hospital environment, of professionals who work daily with the aim of continuing the teaching/learning process for sick children. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41201
dc.date.accessioned 2025-03-20T13:53:22Z
dc.date.available 2025-03-20
dc.date.available 2025-03-20T13:53:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia hospitalar pt_BR
dc.subject Instituição hospitalar pt_BR
dc.subject Professores - âmbito hospitalar pt_BR
dc.subject Pedagogo - espaços não escolares pt_BR
dc.subject Formação de professor - atuação hospitais pt_BR
dc.subject Hospital pedagogy pt_BR
dc.subject Hospital institution pt_BR
dc.subject Teachers - hospital environment pt_BR
dc.subject Pedagogue - non-school spaces pt_BR
dc.subject Teacher training - hospital performance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Cicero Soderlânio de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Hospital pedagogy: challenges and actions of teachers in the hospital environment. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Cícero Soderlânio de Souza. Pedagogia hospitalar: desafios e atuações de professores no âmbito hospitalar. 2024. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta