dc.creator.ID |
SOARES, C. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9100158579268016 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suenia da Silva |
|
dc.contributor.advisor1ID |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA , Erica Dantas da. |
|
dc.description.resumo |
O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma experiência de relevância
ímpar na trajetória acadêmica do graduando do curso de licenciatura em Pedagogia,
pois é um momento que propicia muitas descobertas e ensinamentos que vão agregar
significativamente no processo formativo do futuro Pedagogo (a). Desta maneira, este
trabalho monográfico tem como objetivo analisar as contribuições do Estágio
Supervisionado em Educação Infantil para a formação inicial dos discentes do
CFP/UFCG. Teoricamente, fez revisão bibliográfica de autores/as que discutem sobre
Estágio Supervisionado, Educação infantil e formação docente. Trata-se de uma
pesquisa de campo e documental, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Por
meio das análises dos dados, foi constatado que as graduandas compreendem o
Estágio Supervisionado em Educação Infantil, como uma oportunidade para conhecer
a realidade escolar e como acontece o processo de ensino - aprendizagem dos
alunos, assim, como da importância do elo entre a teoria e prática, e de como foi um
momento de grandes desafios e de construção docente. Conclui-se, que o Estágio
Supervisionado em Educação Infantil, é um importante processo para a formação
docente, pois oportuna ao profissional vivenciar a realidade do ambiente escolar, e
ampliar na prática a sua visão de mundo e possibilita que o docente em formação
tenha uma reflexão crítica acerca do trabalho pedagógico como um todo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Estágio supervisionado em educação infantil: o olhar das graduandas para a formação inicial. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-14 |
|
dc.description.abstract |
The Supervised Internship in Early Childhood Education is an experience of unique
relevance in the academic trajectory of undergraduate students in the Pedagogy
course, as it is a moment that provides many discoveries and teachings that will
significantly add to the formative process of the future Pedagogue. Thus, this
monographic work aims to analyze the contributions of the Supervised Internship in
Early Childhood Education to the initial training of CFP/UFCG students. Theoretically,
it carried out a bibliographic review of authors who discuss Supervised Internship,
Early Childhood Education and teacher training. This is a field and documentary
research, with a qualitative approach and descriptive character. Through data analysis,
it was found that undergraduate students understand the Supervised Internship in
Early Childhood Education as an opportunity to learn about the school reality and how
the teaching-learning process of students takes place, as well as the importance of the
link between theory and practice, and how it was a moment of great challenges and
teacher development. It is concluded that the Supervised Internship in Early Childhood
Education is an important process for teacher training, as it provides the professional
with the opportunity to experience the reality of the school environment and broaden
their worldview in practice, and enables the teacher in training to have a critical
reflection on pedagogical work as a whole. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41202 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-20T14:06:21Z |
|
dc.date.available |
2025-03-20 |
|
dc.date.available |
2025-03-20T14:06:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior - Cajazeiras - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Pedagogia- Centro de Formação de Professores -Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado - educação infantil - teoria e prática |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Pedagogy - Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship - early childhood education - theory and practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Cintya Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Supervised internship in early childhood education: undergraduate students' perspective on initial training. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOARES, Cintya Gonçalves Soares. Estágio supervisionado em educação infantil: o olhar das graduandas para a formação inicial. 2024. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |