Dépôt DSpace/Manakin

Estágio supervisionado em educação infantil: o olhar das graduandas para a formação inicial.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SOARES, C. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9100158579268016 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suenia da Silva
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 SILVA , Erica Dantas da.
dc.description.resumo O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma experiência de relevância ímpar na trajetória acadêmica do graduando do curso de licenciatura em Pedagogia, pois é um momento que propicia muitas descobertas e ensinamentos que vão agregar significativamente no processo formativo do futuro Pedagogo (a). Desta maneira, este trabalho monográfico tem como objetivo analisar as contribuições do Estágio Supervisionado em Educação Infantil para a formação inicial dos discentes do CFP/UFCG. Teoricamente, fez revisão bibliográfica de autores/as que discutem sobre Estágio Supervisionado, Educação infantil e formação docente. Trata-se de uma pesquisa de campo e documental, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Por meio das análises dos dados, foi constatado que as graduandas compreendem o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, como uma oportunidade para conhecer a realidade escolar e como acontece o processo de ensino - aprendizagem dos alunos, assim, como da importância do elo entre a teoria e prática, e de como foi um momento de grandes desafios e de construção docente. Conclui-se, que o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, é um importante processo para a formação docente, pois oportuna ao profissional vivenciar a realidade do ambiente escolar, e ampliar na prática a sua visão de mundo e possibilita que o docente em formação tenha uma reflexão crítica acerca do trabalho pedagógico como um todo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Estágio supervisionado em educação infantil: o olhar das graduandas para a formação inicial. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-14
dc.description.abstract The Supervised Internship in Early Childhood Education is an experience of unique relevance in the academic trajectory of undergraduate students in the Pedagogy course, as it is a moment that provides many discoveries and teachings that will significantly add to the formative process of the future Pedagogue. Thus, this monographic work aims to analyze the contributions of the Supervised Internship in Early Childhood Education to the initial training of CFP/UFCG students. Theoretically, it carried out a bibliographic review of authors who discuss Supervised Internship, Early Childhood Education and teacher training. This is a field and documentary research, with a qualitative approach and descriptive character. Through data analysis, it was found that undergraduate students understand the Supervised Internship in Early Childhood Education as an opportunity to learn about the school reality and how the teaching-learning process of students takes place, as well as the importance of the link between theory and practice, and how it was a moment of great challenges and teacher development. It is concluded that the Supervised Internship in Early Childhood Education is an important process for teacher training, as it provides the professional with the opportunity to experience the reality of the school environment and broaden their worldview in practice, and enables the teacher in training to have a critical reflection on pedagogical work as a whole. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41202
dc.date.accessioned 2025-03-20T14:06:21Z
dc.date.available 2025-03-20
dc.date.available 2025-03-20T14:06:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino Superior - Cajazeiras - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Licenciatura em Pedagogia- Centro de Formação de Professores -Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado - educação infantil - teoria e prática pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Degree in Pedagogy - Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande pt_BR
dc.subject Supervised internship - early childhood education - theory and practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Cintya Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Supervised internship in early childhood education: undergraduate students' perspective on initial training. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Cintya Gonçalves Soares. Estágio supervisionado em educação infantil: o olhar das graduandas para a formação inicial. 2024. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte