DSpace/Manakin Repository

A utilização de jogos e brincadeiras na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, D. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3039185333392480 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suenia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como finalidade principal analisar os objetivos das professoras da Educação Infantil de uma escola municipal da cidade de Cajazeiras-Paraíba, ao utilizar os jogos e as brincadeiras em sala de aula para a aprendizagem das crianças. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizado o método da observação não participante e uma entrevista estruturada com perguntas abertas e fechadas que foi aplicada com duas professoras da Educação Infantil das turmas do Pré I e do Pré II. A análise dos dados foi realizada através do método da análise qualitativa de conteúdo da autora Laurence Bardin (2016). A partir dos resultados foi possível concluir que o objetivo das professoras ao utilizarem os jogos e as brincadeiras é despertar o interesse das crianças para que elas aprendam os conteúdos e assim facilitar a aprendizagem delas, promover momentos de diversão para elas e proporcionar o desenvolvimento da aprendizagem. Também, que esses recursos estão sendo utilizados na Educação Infantil tanto com o objetivo de promover a aprendizagem das crianças como para proporcionar momentos de entretenimento. Contudo, os conhecimentos teóricos a respeito das contribuições do uso desses recursos para a aprendizagem das crianças, demonstraram que eles são atingidos na prática, pois os objetivos definidos pelas professoras foram alcançados quando elas usaram os recursos lúdicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A utilização de jogos e brincadeiras na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-13
dc.description.abstract The main purpose of this Course Conclusion Paper (TCC) is to analyze the objectives of Early Childhood Education teachers at a municipal school in the city of Cajazeiras-Paraíba, when using games and games in the classroom for children's learning. This is field research, with a qualitative approach. For data collection, the non-participant observation method and a structured interview with open and closed questions were used, which were applied to two Early Childhood Education teachers from the Pre-I and Pre II classes. Data analysis was carried out using the qualitative content analysis method by author Laurence Bardin (2016). From the results, it was possible to conclude that the objective of teachers when using games and games is to awaken children's interest so that they learn the content and thus facilitate their learning, promote moments of fun for them and provide the development of learning. Also, these resources are being used in Early Childhood Education both with the aim of promoting children's learning and to provide moments of entertainment. However, theoretical knowledge regarding the contributions of using these resources to children's learning demonstrated that they are achieved in practice, as the objectives defined by the teachers were achieved when they obtained the playful resources. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41204
dc.date.accessioned 2025-03-20T14:17:57Z
dc.date.available 2025-03-20
dc.date.available 2025-03-20T14:17:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem infantil pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras - sala de aula pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Professores - educação infantil pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Early childhood teaching and learning pt_BR
dc.subject classroom pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Teachers - early childhood education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Daniele da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of games and play in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Daniele da Silva. A utilização de jogos e brincadeiras na educação infantil. 2024. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta