Dépôt DSpace/Manakin

Suleando a formação de professores de espanhol: práticas interculturais e decoloniais no Teletandem.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, R. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2364606495329634 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Fábio Marques de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Fábio Marques de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1753039621977042 pt_BR
dc.contributor.referee1 MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva.
dc.contributor.referee2 MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes.
dc.contributor.referee3 MILREU, Isis.
dc.contributor.referee4 MARIZ, Josilene Pinheiro.
dc.description.resumo Esta tese, filiada à Linguística Aplicada Suleada (Moita Lopes, 2006; Kleiman, 2013; Silva Júnior; Matos, 2019) e aos Estudos Decoloniais (Quijano, 2005; Mignolo, 2010; Walsh, 2005, 2010), tem como objetivo geral investigar se e de que forma as sessões de interação no Teletandem, realizadas a partir de Protótipos Didáticos Mediadores de Interações de Teletandem (PDMIT) suleados, podem promover o suleamento e o desenvolvimento de práticas interculturais e decoloniais na formação inicial de professores de espanhol com e a partir das Vozes do Sul latino-americanas. Com os objetivos específicos, pretende-se: a) evidenciar de que forma as Vozes do Sul latino-americanas foram abordadas, compreendidas e discutidas pelas participantes ao longo das interações de Teletandem; b) analisar os sentidos e as práticas linguísticos-interculturais e decoloniais desenvolvidas durante as interações de Teletandem com e a partir da Vozes do Sul latino-americanas; e c) verificar as contribuições e potencialidades dos Protótipos Didáticos Mediadores de Interações de Teletandem (PDMIT) suleados no desenvolvimento de práticas interculturais e decoloniais na formação inicial de professores de espanhol. Metodologicamente, trata-se de uma investigação alinhada ao paradigma interpretativista (Bortini-Ricardo, 2008; Moreira; Caleffe, 2008), de natureza qualitativa (André, 1995; Ludke; André, 1986; Bortini-Ricardo, 2008; André; Gatti, 2010) e de cunho netnográfico (Kozinets, 2014). Os dados do estudo foram gerados e coletados durante as práticas de Teletandem Institucional Integrado, realizadas no Componente Curricular eletivo “Práticas de intercâmbio linguístico-cultura via Teletandem”, no curso de Letras – Espanhol, da Universidade Estadual da Paraíba, campus 1. As participantes da pesquisa são três licenciandas, futuras professoras de espanhol, matriculadas no referido componente curricular que realizaram as sessões de Teletandem com estudantes mexicanos, da Universidad Nacional Autônoma de México (UNAM). Foram adotados os seguintes instrumentos de geração e coleta de dados: questionário inicial, gravações das sessões de interação e mediação no Teletandem, diários de bordo reflexivo, relatório final das atividades telecolaborativas e uma entrevista. Por meio da análise episódica (Kilomba, 2019), pude criar uma sequência de cenas temáticas que evidenciou como ocorreu o processo de suleamento da formação docente das futuras professoras de espanhol. Os episódios evidenciaram que os PDMITs desempenharam um papel estratégico ao longo das interações, proporcionando além da visibilidade das Vozes do Sul, o contato e a (re) descoberta dessas vozes pelas participantes. Isso contribuiu para as discussões entre os pares durante a prática telecolaborativa e para a compreensão das questões que atravessam esses sujeitos, historicamente silenciados, ocultados e subalternizados. As futuras professores de espanhol (des) construíram alguns sentidos e práticas (de) coloniais, rompendo algumas visões e conceitos formados através da ótica colonial. Elas passaram a compreender a existência e a necessidade de considerar outras formas de ver e pensar o mundo, desenvolvendo um olhar mais amplo e sensível em relação ao outro. Nesse sentido, percebe-se que nossos currículos, tanto universitário quanto escolar, ainda são concebidos a partir da ótica colonial, tornando-se urgente a realização do giro decolonial como um caminho possível para transformar nossa sociedade e sulear nossas práticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem e Ensino. pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Suleando a formação de professores de espanhol: práticas interculturais e decoloniais no Teletandem. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-22
dc.description.abstract Esta tesis, afiliada a la Linguística Aplicada Sureada (Moita Lopes, 2006; Kleiman, 2013; Silva Júnior; Matos, 2019) y a los Edudios Decoloniales (Quijano, 2005; Mignolo, 2010; Walsh, 2005, 2010), tiene como objetivo general investigar si y de qué manera las sesiones de interacción en Teletándem, realizadas a partir de Prototipos Didácticos Mediadores de Interacciones de Teletándem (PDMIT) sureados, pueden promover el sureamiento y el desarrollo de prácticas interculturales y decoloniales en la formación inicial de profesores de español con y a partir de las Vces del Sur latinoamericanas. Con los objetivos específicos, se busca: a) evidenciar de qué manera las Voces del Sur latinoamericanas fueron abordadas, comprendidas y discutidas por las participantes a lo largo de las interacciones en Teletándem; b) analizar los sentidos y las prácticas lingüísticos-interculturales y decoloniales desarrolladas durante las interacciones en Teletándem con y a partir de las Voces del Sur latinoamericanas; y c) verificar las contribuciones y potencialidades de los Prototipos Didácticos Mediadores de Interacciones de Teletándem (PDMIT) sureados en el desarrollo de prácticas interculturales y decoloniales en la formación inicial de profesores de español. Metodológicamente, se trata de una investigación alineada al paradigma interpretativista (Bortini-Ricardo, 2008; Moreira; Caleffe, 2008), de naturaliza cualitativa (André, 1995; Ludke; André, 1986; Bortini-Ricardo, 2008; André; Gatti, 2010) y de carácter netnográfico (Kozinets, 2014). Los datos del estudio fueron generados y recopilados durante las prácticas de Teletándem Institucional Integrado, realizadas en el Componente Curricular electivo “Práticas de intercâmbio linguístico-cultura via Teletandem”, en el curso de Letras – Español, de la Universidad Estatal de Paraíba, Campus 1. Las participantes de la investigación son trés licenciandas, futuras profesoras e español, matriculadas en el componente curricular mencionado, que realizaon las sesiones de Teletándem con estudiantes mexicanos de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Fueron adoptados los siguientes instrumentos de generación y recopilación de datos: cuestionario inicial, grabaciones de las sesiones de interacción y mediación en Teletándem, diarios de a bordo reflexivos, informe final de las actividades telecolaborativas y una entrevista. A través del análisis episódico (Kilomba, 2019), pude crear una secuencia de escenas temáticas que evidenció cómo ocurrió el proceso de sureamiento de la formación docente de las futuras profesoras de español. Los episódios evidenciaron que los PDMITs desempeñaron un papel estratégico a lo largo de las interacciones, proporcionando, además de la visibilidad de las Voces del Sur, el contacto y la (re) descubrimiento de estas voces por parte de las participantes. Esto contribuyó a las discusiones entre pares durante la práctica telecolaborativa y para la comprensión de cuestiones que atraviesan a estos sujetos, históricamente silenciados, ocultados y subalternados. Las futuras profesora de español (des) construyeron algunos sentidos y prácticas (de) coloniales, rompiendo algunas visiones y conceptos formados a través de la óptica colonial. Ellas pasaron a comprender la existencia y la necesidad de considerar otras formas de ver y pensar el mundo, desarrollando una mirada más amplia y sensible hacia el otro. En este sentido, se percibe que nuestro currículos, tanto universitario cuanto escolar, aún son pensados desde la óptica colonial, convirtiéndose en urgente la realización del giro decolonial como un camino posible para transformar nuestra sociedad y surear nuestras prácticas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41224
dc.date.accessioned 2025-03-21T11:47:18Z
dc.date.available 2025-03-21
dc.date.available 2025-03-21T11:47:18Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Formação de professores – espanhol pt_BR
dc.subject Teletandem pt_BR
dc.subject Suleamento pt_BR
dc.subject Vozes do Sul pt_BR
dc.subject Decolonialidade pt_BR
dc.subject Teacher training – spanish pt_BR
dc.subject Southernization pt_BR
dc.subject Voices from the south pt_BR
dc.subject Decoloniality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rickison Cristiano de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Governing Spanish teacher training: intercultural and decolonial practices in Teletandem. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rickison Cristiano de Araújo. Suleando a formação de professores de espanhol: práticas interculturais e decoloniais no Teletandem. 2025. 326 f. Tese (doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte