dc.creator.ID |
FELICIANO, F. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0632858402248437 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, R. L. de; |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA , Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo teve como objetivo central compreender como os residentes
pedagógicos do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP)
da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) concebem o ser e agir docente.
Deste modo, esta produção conta com uma pesquisa do tipo explicativa, com
abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas não-diretivas
com residentes das três etapas da residência pedagógica no referido centro: 2018,
2020 e 2022. A pesquisa conta com uma releitura a partir das três promulgações da
Lei de Diretrizes e Bases da Educação 1961, 1971 e 1996, analisando, por meio de
um contexto histórico, como se organizou a formação de professores nas
prerrogativas normativas. Para base de fundamentação essa produção conta com as
contribuições de autores como Nóvoa (2022), Dermeval Saviani (2005) Paulo Freire
(1987) e entre outros. Outro ponto discutido diz respeito ao percurso histórico de
formação, analisado a partir das bases legais que fundamentam o curso de
pedagogia. Ainda mais, buscou-se compreender o Programa Residência Pedagógica
como política formativa de professores, espaço destinado ao desenvolvimento
profissional dos licenciandos a partir da relação entre teoria e prática, e seu papel na
construção da identidade docente. Como resultado, apresenta-se que, o Programa
Residência Pedagógica promove uma maior inserção em ambiente escolar. A partir
da efetivação e execução do programa, o contato com educandos, professores
orientadores e preceptores contribuíram para que o ser e agir docente fosse
concebido através de uma perspectiva humanizadora/transformadora, tendo como
elementos fundantes a união do lado profissional e pessoal dos professores,
percebidas nos entrevistados, bem como o desenvolvimento contínuo da identidade
docente, ressaltando a autonomia dos residentes levando em consideração a vivência
escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Concepções sobre o ser e agir docente: olhares a partir do Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia do CFP - UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-11 |
|
dc.description.abstract |
The present study aimed to understand how the pedagogical residents of the
Pedagogy course at the Center for Teacher Education (CFP) of the Federal University
of Campina Grande (UFCG) conceive the being and acting of teaching. Thus, this work
features an explanatory research with a qualitative approach. Data were collected
through non-directive interviews with residents from the three stages of the
pedagogical residency at the mentioned center: 2018, 2020, and 2022. The research
includes a reinterpretation based on the three promulgations of the Law of Guidelines
and Bases for Education: 1961, 1971, and 1996, analyzing, through a historical
context, how teacher education was organized in the normative prerogatives. For its
theoretical foundation, this work relies on contributions from authors such as Nóvoa
(2022), Dermeval Saviani (2005), Paulo Freire (1987), among others. Another point
discussed refers to the historical trajectory of teacher education, analyzed based on
the legal foundations that underpin the pedagogy course. Furthermore, it sought to
understand the Pedagogical Residency Program as a formative teacher policy, a
space dedicated to the professional development of undergraduates from the
relationship between theory and practice, and its role in the construction of teaching
identity. As a result, it is presented that the Pedagogical Residency Program promotes
greater insertion in the school environment. Through the implementation and execution
of the program, the contact with students, guiding teachers, and preceptors contributed
to the conception of being and acting as a teacher through a
humanizing/transformative perspective, having as foundational elements the union of
the professional and personal sides of teachers, perceived in the interviewees, as well
as the continuous development of teaching identity, highlighting the residents'
autonomy, taking into account the school experience. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41228 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-21T12:16:00Z |
|
dc.date.available |
2025-03-21 |
|
dc.date.available |
2025-03-21T12:16:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Residência Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Residency Program |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogue |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FELICIANO, Fábio Guedes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions about being and acting as a teacher: perspectives from the Pedagogical Residency Program in the Pedagogy course at CFP - UFCG. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FELICIANO, Fábio Guedes. Concepções sobre o ser e agir docente: olhares a partir do Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia do CFP - UFCG . 2024. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |