DSpace/Manakin Repository

A poética do sangramento na representação feminina negra: diálogos decoloniais em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e Sem Gentileza, de Futhi Ntshingila.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENEGON, Patrícia P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1172018188120055 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.advisor1ID NOBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee1 MILREU, Ísis.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.referee3 PEREIRA, Márcio Roberto.
dc.contributor.referee4 SANTOS, Naiara Sales Araújo.
dc.description.resumo Nesta pesquisa de tese apresentamos como objeto de investigação a representação, o protagonismo feminino negro e a escrita de autoria feminina. Como objetivo geral, buscamos analisar em uma perspectiva epistêmica decolonial a representação feminina negra a partir dos romances Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo, e Sem Gentileza (2016), de Futhi Ntshingila, dando relevo à escrita de autoria feminina negra e ao protagonismo da mulher negra na literatura contemporânea negro-brasileira em diálogo com a literatura sul-africana pós-colonial. Como objetivos específicos temos: i) Descrever as contribuições dos postulados da Afrocentricidade para a compreensão dos ‘sangramentos’ socio-históricos aplicados aos sujeitos negros no Brasil e África do Sul; ii) Pontuar elementos que configuram uma poética de sangramento a partir de formas de resistência recorrentes na escrita de Conceição Evaristo e Futhi Ntshingila que não sucumbirem às violências e invisibilidade impostas pelo eurocentrismo; iii) Analisar, a partir de uma perspectiva decolonial, como as sequelas das violências sofridas e rememoradas pelas personagens-protagonistas dos dois romances tornam-se emblema de uma “poética do sangramento”. Assim, o protagonismo negro, a violência contra a mulher e a escrita de autoria feminina negra se configuram como categorias de análise consideradas nesta pesquisa. Em uma abordagem teórico-metodológica, esta é uma pesquisa básica, precedida de revisão bibliográfica analítica. Partindo de uma análise-crítica intrínseca com enfoque fenomenológico, pretendemos delinear, em uma perspectiva interseccional, os modos como Evaristo e Ntshingila descrevem, em suas obras, a violência contra a mulher negra em ambos os contextos negro-brasileiro e sul-africano. Nessa acepção, buscamos contribuir acadêmico-cientificamente com a proposição de uma categoria conceitual que denominamos “Poética do Sangramento” para compor as análises em uma estética decolonial. Com isso, ancoramos esta pesquisa às reflexões de teóricos e estudiosos, como: Asante (2009, 2014), Boahen (2010), Mazrui (2010), Bourdieu (2021), Bi ko ( 1 99 0 ) , Césaire (2020), Cuti (2010), Du Bois (1998), Fanon (2008; 2022), Hudson- Weems (2004), M’ Bokolo (2011), Memmi (2021), Pereira (2012), Saffiotti (2004; 2013), Spivak (2010), Collins (2019; 2020; 2022), Ngomane (2022), dentre outros. Assim, embasados nos romances Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo, e Sem Gentileza (2016), de Futhi Ntshingila, concluímos que o referido corpus se assenta como instrumento de visibilidade de um cânone de matriz negro-literário e, sobretudo, ressignifica a representação e o protagonismo feminino negro, que insurge ‘agenciado’ (Asante, 2009) nas tessituras poéticas de autoria feminina, reiterando diálogos decoloniais numa coletividade interseccional de escritoras negras em contínuo devir-mulher negra. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem e Ensino. pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A poética do sangramento na representação feminina negra: diálogos decoloniais em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e Sem Gentileza, de Futhi Ntshingila. pt_BR
dc.date.issued 2024-09-20
dc.description.abstract The object of this thesis research is representation, black female protagonism and writing by female authors. Our general objective is to analyze black female representation from a decolonial epistemic perspective, based on the novels Ponciá Vicêncio (2003) by Conceição Evaristo and Sem Gentileza (2016) by Futhi Ntshingila, highlighting black female authorship and the protagonism of black women in contemporary black-Brazilian literature in dialogue with post-colonial South African literature. The specific objectives are i) Describe the contributions of the postulates of Afrocentricity to the understanding of the socio-historical bleedings applied to black subjects in Brazil and South Africa; ii) Point out elements that configure a poetics of bleeding from recurring forms of resistance in the writing of Conceição Evaristo and Futhi Ntshingila who do not succumb to the violence and invisibility imposed by Eurocentrism; iii) Analyze, from a decolonial perspective, how the after-effects of the violence suffered and remembered by the protagonists of the two novels become the emblem of a “poética do sangramento”. Then, black protagonism, violence against women and black female authorship are the categories of analysis considered in this research. From a theoretical- methodological point of view, this is basic research, preceded by an analytical literature review. Starting from an intrinsic-critical analysis with a phenomenological focus, we intend to outline, from an intersectional perspective, the ways in which Evaristo and Ntshingila describe violence against black women in their works in both the black-Brazilian and South African contexts. In this sense, we seek to make an academic-scientific contribution by proposing a conceptual category that we call “Poética do Sangramento” to compose the analyses in a decolonial aesthetic. With this, we anchor this research in the reflections of theorists and scholars such as: Asante (2009, 2014), Boahen (2010), Mazrui (2010), Bourdieu (2021), Biko (1990), Césaire (2020), Cuti (2010), Du Bois (1998), Fanon (2008; 2022), Hudson-Weems (2004), M' Bokolo (2011), Memmi (2021), Pereira (2012), Saffiotti (2004; 2013), Spivak (2010), Collins (2019; 2020; 2022), Ngomane (2022), among others. Thus, based on the novels Ponciá Vicêncio (2003), by Conceição Evaristo and Sem Gentileza (2016), by Futhi Ntshingila, we conclude that this corpus is an instrument for the visibility of a black-literary canon and, above all, re-signifies black female representation and protagonism, which emerges as 'agency' (Asante, 2009) in the poetic weavings of female authorship, reiterating decolonial dialogues in an intersectional collectivity of black women writers in continuous becoming-black women. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41229
dc.date.accessioned 2025-03-21T12:27:34Z
dc.date.available 2025-03-21
dc.date.available 2025-03-21T12:27:34Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Crítica e interpretação literária pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.subject Literatura contemporânea negro-brasileira pt_BR
dc.subject Literatura sul-africana pós colonial pt_BR
dc.subject Autoria feminina negra – representação pt_BR
dc.subject Violência contra a mulher pt_BR
dc.subject Poética do sangramento pt_BR
dc.subject Evaristo, Conceição, 1946-. 9 pt_BR
dc.subject Ntshingila, Futhi, 1974 pt_BR
dc.subject Literary criticism and interpretation pt_BR
dc.subject Literary analysis pt_BR
dc.subject Contemporary afro-brazilian literature pt_BR
dc.subject Post-colonial south african literature pt_BR
dc.subject Black female authorship – representation pt_BR
dc.subject Violence against women pt_BR
dc.subject Poetics of bleeding pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINHEIRO-MENEGON, Patrícia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The poetics of bleeding in black female representation: decolonial dialogues in Ponciá Vicêncio, by Conceição Evaristo and Sem Gentileza, by Futhi Ntshingila. pt_BR
dc.relation FAPEMA pt_BR
dc.identifier.citation PINHEIRO-MENEGON, Patrícia. A poética do sangramento na representação feminina negra: diálogos decoloniais em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e Sem Gentileza, de Futhi Ntshingila. 2025. 152 f. Tese (doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta