dc.creator.ID |
MENEGON, Patrícia P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1172018188120055 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MILREU, Ísis. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
|
dc.contributor.referee3 |
PEREIRA, Márcio Roberto. |
|
dc.contributor.referee4 |
SANTOS, Naiara Sales Araújo. |
|
dc.description.resumo |
Nesta pesquisa de tese apresentamos como objeto de investigação a representação, o
protagonismo feminino negro e a escrita de autoria feminina. Como objetivo geral, buscamos
analisar em uma perspectiva epistêmica decolonial a representação feminina negra a partir dos
romances Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo, e Sem Gentileza (2016), de Futhi
Ntshingila, dando relevo à escrita de autoria feminina negra e ao protagonismo da mulher
negra na literatura contemporânea negro-brasileira em diálogo com a literatura sul-africana
pós-colonial. Como objetivos específicos temos: i) Descrever as contribuições dos postulados
da Afrocentricidade para a compreensão dos ‘sangramentos’ socio-históricos aplicados aos
sujeitos negros no Brasil e África do Sul; ii) Pontuar elementos que configuram uma poética
de sangramento a partir de formas de resistência recorrentes na escrita de Conceição Evaristo
e Futhi Ntshingila que não sucumbirem às violências e invisibilidade impostas pelo
eurocentrismo; iii) Analisar, a partir de uma perspectiva decolonial, como as sequelas das
violências sofridas e rememoradas pelas personagens-protagonistas dos dois romances
tornam-se emblema de uma “poética do sangramento”. Assim, o protagonismo negro, a
violência contra a mulher e a escrita de autoria feminina negra se configuram como categorias
de análise consideradas nesta pesquisa. Em uma abordagem teórico-metodológica, esta é uma
pesquisa básica, precedida de revisão bibliográfica analítica. Partindo de uma análise-crítica
intrínseca com enfoque fenomenológico, pretendemos delinear, em uma perspectiva
interseccional, os modos como Evaristo e Ntshingila descrevem, em suas obras, a violência
contra a mulher negra em ambos os contextos negro-brasileiro e sul-africano. Nessa acepção,
buscamos contribuir acadêmico-cientificamente com a proposição de uma categoria
conceitual que denominamos “Poética do Sangramento” para compor as análises em uma
estética decolonial. Com isso, ancoramos esta pesquisa às reflexões de teóricos e estudiosos,
como: Asante (2009, 2014), Boahen (2010), Mazrui (2010), Bourdieu (2021), Bi ko
( 1 99 0 ) , Césaire (2020), Cuti (2010), Du Bois (1998), Fanon (2008; 2022), Hudson-
Weems (2004), M’ Bokolo (2011), Memmi (2021), Pereira (2012), Saffiotti (2004; 2013),
Spivak (2010), Collins (2019; 2020; 2022), Ngomane (2022), dentre outros. Assim,
embasados nos romances Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo, e Sem Gentileza
(2016), de Futhi Ntshingila, concluímos que o referido corpus se assenta como instrumento
de visibilidade de um cânone de matriz negro-literário e, sobretudo, ressignifica a
representação e o protagonismo feminino negro, que insurge ‘agenciado’ (Asante, 2009) nas
tessituras poéticas de autoria feminina, reiterando diálogos decoloniais numa coletividade
interseccional de escritoras negras em contínuo devir-mulher negra. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem e Ensino. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
A poética do sangramento na representação feminina negra: diálogos decoloniais em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e Sem Gentileza, de Futhi Ntshingila. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-20 |
|
dc.description.abstract |
The object of this thesis research is representation, black female protagonism and writing by
female authors. Our general objective is to analyze black female representation from a
decolonial epistemic perspective, based on the novels Ponciá Vicêncio (2003) by Conceição
Evaristo and Sem Gentileza (2016) by Futhi Ntshingila, highlighting black female authorship
and the protagonism of black women in contemporary black-Brazilian literature in dialogue
with post-colonial South African literature. The specific objectives are i) Describe the
contributions of the postulates of Afrocentricity to the understanding of the socio-historical
bleedings applied to black subjects in Brazil and South Africa; ii) Point out elements that
configure a poetics of bleeding from recurring forms of resistance in the writing of Conceição
Evaristo and Futhi Ntshingila who do not succumb to the violence and invisibility imposed by
Eurocentrism; iii) Analyze, from a decolonial perspective, how the after-effects of the violence
suffered and remembered by the protagonists of the two novels become the emblem of a
“poética do sangramento”. Then, black protagonism, violence against women and black female
authorship are the categories of analysis considered in this research. From a theoretical-
methodological point of view, this is basic research, preceded by an analytical literature review.
Starting from an intrinsic-critical analysis with a phenomenological focus, we intend to outline,
from an intersectional perspective, the ways in which Evaristo and Ntshingila describe violence
against black women in their works in both the black-Brazilian and South African contexts. In
this sense, we seek to make an academic-scientific contribution by proposing a conceptual
category that we call “Poética do Sangramento” to compose the analyses in a decolonial
aesthetic. With this, we anchor this research in the reflections of theorists and scholars such as:
Asante (2009, 2014), Boahen (2010), Mazrui (2010), Bourdieu (2021), Biko (1990), Césaire
(2020), Cuti (2010), Du Bois (1998), Fanon (2008; 2022), Hudson-Weems (2004), M' Bokolo
(2011), Memmi (2021), Pereira (2012), Saffiotti (2004; 2013), Spivak (2010), Collins (2019;
2020; 2022), Ngomane (2022), among others. Thus, based on the novels Ponciá Vicêncio
(2003), by Conceição Evaristo and Sem Gentileza (2016), by Futhi Ntshingila, we conclude that
this corpus is an instrument for the visibility of a black-literary canon and, above all, re-signifies
black female representation and protagonism, which emerges as 'agency' (Asante, 2009) in the
poetic weavings of female authorship, reiterating decolonial dialogues in an intersectional
collectivity of black women writers in continuous becoming-black women. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41229 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-21T12:27:34Z |
|
dc.date.available |
2025-03-21 |
|
dc.date.available |
2025-03-21T12:27:34Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Crítica e interpretação literária |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura contemporânea negro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura sul-africana pós colonial |
pt_BR |
dc.subject |
Autoria feminina negra – representação |
pt_BR |
dc.subject |
Violência contra a mulher |
pt_BR |
dc.subject |
Poética do sangramento |
pt_BR |
dc.subject |
Evaristo, Conceição, 1946-. 9 |
pt_BR |
dc.subject |
Ntshingila, Futhi, 1974 |
pt_BR |
dc.subject |
Literary criticism and interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Literary analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Contemporary afro-brazilian literature |
pt_BR |
dc.subject |
Post-colonial south african literature |
pt_BR |
dc.subject |
Black female authorship – representation |
pt_BR |
dc.subject |
Violence against women |
pt_BR |
dc.subject |
Poetics of bleeding |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PINHEIRO-MENEGON, Patrícia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The poetics of bleeding in black female representation: decolonial dialogues in Ponciá Vicêncio, by Conceição Evaristo and Sem Gentileza, by Futhi Ntshingila. |
pt_BR |
dc.relation |
FAPEMA |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PINHEIRO-MENEGON, Patrícia. A poética do sangramento na representação feminina negra: diálogos decoloniais em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e Sem Gentileza, de Futhi Ntshingila. 2025. 152 f. Tese (doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |