dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, José Amiraldo Alves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
A vulnerabilidade social é uma situação que acomete parte da comunidade discente,
trazendo inúmeras consequências para o processo de ensino e aprendizagem. Por
isso, o estudo teve como objetivo analisar as interferências da vulnerabilidade social
no desempenho escolar dos estudantes do Ensino Fundamental, procurando
identificar os fatores que contribuem para o surgimento da vulnerabilidade, tendo
ainda como foco os procedimentos avaliativos utilizados pelos docentes para
averiguar o rendimento escolar dos alunos e as contribuições da instituição escolar
no processo de ensino-aprendizagem dos alunos em situação de vulnerabilidade.
Para melhor compreender a temática se buscou como aportes teóricos as
contribuições de autores como Soares (2015); Morais, Raffaelli e Koller (2012);
Sapienza e Pedromônico (2005); Gatti (2004); Ferrari (2002); Ribeiro (2002); Luckesi
(1999, 1996), entre outros. Além do aporte teórico foi realizada uma pesquisa de
campo e para produção dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada com
a professora do 5° ano do Ensino Fundamental, 2 (dois) estudantes e a
coordenadora pedagógica da escola, que constituíram os sujeitos da pesquisa. A
partir dos resultados obtidos torna-se possível inferir que a escola tem possiblidades
de promover uma aprendizagem significativa para os alunos em situações de
vulnerabilidade social, sendo avaliação escolar uma das ferramentas que pode ser
utilizada de forma mais eficiente e acolhedora para alcançar este propósito. Para
tanto, deve ser proposta e praticada de maneira que os alunos consigam adquirir as
habilidades e conhecimentos necessários para a vida humana, e assim sendo
obtenham o rendimento escolar desejado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Vulnerabilidade social na educação básica: interferências no rendimento escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-12 |
|
dc.description.abstract |
Social vulnerability is a situation that affects part of the student community, bringing
numerous consequences to the teaching and learning process. Therefore, the study
aimed to analyze the interference of social vulnerability in the academic performance
of elementary school students, seeking to identify the factors that contribute to the
emergence of vulnerability, also focusing on the evaluation procedures used by
teachers to assess the academic performance of students and the contributions of
the school institution in the teaching-learning process of students in vulnerable
situations. To better understand the theme, theoretical contributions were sought
from authors such as Soares (2015); Morais, Raffaelli and Koller (2012); Sapienza
and Pedromônico (2005); Gatti (2004); Ferrari (2002); Ribeiro (2002); Luckesi (1999,
1996), among others. In addition to the theoretical contribution, field research was
conducted and data were collected through a semi-structured interview with a 5th
grade elementary school teacher, 2 (two) students and the school's pedagogical
coordinator, who constituted the research subjects. Based on the results obtained, it
is possible to infer that schools have the potential to promote meaningful learning for
students in situations of social vulnerability, with school assessment being one of the
tools that can be used in a more efficient and welcoming way to achieve this
purpose. To this end, it must be proposed and practiced in such a way that students
can acquire the skills and knowledge necessary for human life, and thus achieve the
desired academic performance. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41230 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-21T12:33:14Z |
|
dc.date.available |
2025-03-21 |
|
dc.date.available |
2025-03-21T12:33:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Rendimento escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Vulnerabilidade social |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Academic performance |
pt_BR |
dc.subject |
Social vulnerability |
pt_BR |
dc.subject |
School assessment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Fernanda da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Social vulnerability in basic education: interference in academic performance. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Fernanda da Silva. Vulnerabilidade social na educação básica: interferências no rendimento escolar. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |