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Sankofa cobra as injustiças de clio nas rodas de slam: as vozes ancestrais de pretos e pretas manifestam-se na escrevivência de poetas periféricos paraibanos

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dc.creator.ID GARCIA, M. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9639212357293670 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BATISTA, Mércia Rejane Rangel.
dc.contributor.advisor1ID BATISTA, Mércia Rejane Rangel pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2393048148588630 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Luis Henrique Hermínio.
dc.contributor.referee2 TELLA, Marco Aurélio Paz.
dc.description.resumo Esta pesquisa de mestrado concentra-se na participação da população negra da Paraíba na cena poética do Slam e suas conexões com as lutas periféricas, usando a arte como principal meio de expressão. A pesquisadora, uma mulher negra, paraibana e periférica, busca demonstrar que o poeta negro se torna porta-voz, transformando sua voz individual em uma voz coletiva para amplificar sua capacidade de ser ouvida. O objetivo é analisar e interpretar os poemas selecionados a partir da perspectiva da história não oficial, muitas vezes negligenciada nos livros, que retratam os negros de forma estereotipada. A pesquisa busca destacar a resistência presente nas rodas de Slam e legitimar as vozes que declamam. Embora não afirme que os poetas tiveram contato com autores como Carolina Maria de Jesus, Evaristo Conceição, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento e Frantz Fanon, a pesquisa visa demonstrar como as questões e análises desses autores ecoam nas poesias e reflexões trazidas pelos poetas nas batalhas do Slam. A dissertação está organizada em quatro capítulos, além desta introdução e considerações finais. O primeiro capítulo contextualiza o movimento da poesia slam, começando com uma visão geral do hip-hop e seus elementos, e discute o crescimento do Slam no Brasil. O segundo capítulo explora o surgimento e o impacto do movimento de Slam na Paraíba, destacando o papel do "Slam do Prado". O terceiro capítulo discute as perspectivas teóricas que fundamentam a análise da cultura marginalizada, especificamente do Slam na Paraíba, e aborda a interseção entre cultura, poder e resistência. O quarto capítulo analisa as poesias de Slam, com foco em temas como raça, classe, gênero e sexualidade, utilizando a metáfora do "nó na garganta" proposta por Heleieth Saffioti para explorar as complexas interações dessas dimensões. Destaca-se que a poesia do Slam não é apenas uma expressão artística, mas um grito de resistência que narra histórias esquecidas e desmonta estruturas de opressão. A pesquisa oferece uma compreensão aprofundada das dinâmicas culturais e destaca a importância de examinar criticamente as narrativas hegemônicas. A interseccionalidade é vista como uma lente teórico-metodológica fundamental para compreender a complexidade das experiências dos sujeitos subalternizados na sociedade contemporânea. A poesia do Slam se torna um espaço de resistência e afirmação identitária, desafiando as normas sociais e reconhecendo as vozes marginalizadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Sankofa cobra as injustiças de clio nas rodas de slam: as vozes ancestrais de pretos e pretas manifestam-se na escrevivência de poetas periféricos paraibanos pt_BR
dc.date.issued 2024-03-08
dc.description.abstract This master's research focuses on the participation of the black population of Paraíba in the poetic Slam scene and its connections with peripheral struggles, using art as the main means of expression. The researcher, a black woman, from Paraíba and from a peripheral area, seeks to demonstrate that the black poet becomes a spokesperson, transforming their individual voice into a collective voice to amplify their capacity to be heard. The aim is to analyze and interpret the selected poems from the perspective of unofficial history, often neglected in books that portray black people stereotypically. The research seeks to highlight the resistance present in the Slam circles and legitimize the voices that perform. Although it does not affirm that the poets had contact with authors such as Carolina Maria de Jesus, Evaristo Conceição, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, and Frantz Fanon, the research aims to demonstrate how the issues and analysis of these authors resonate in the poems and reflections brought by the poets in Slam battles. The dissertation is organized into four chapters, in addition to this introduction and final considerations. The first chapter contextualizes the Slam poetry movement, starting with an overview of hip-hop and its elements, and discusses the growth of Slam in Brazil. The second chapter explores the emergence and impact of the Slam movement in Paraíba, highlighting the role of the "Slam do Prado." The third chapter discusses the theoretical perspectives that underpin the analysis of a marginalized culture, specifically Slam in Paraíba, and addresses the intersection between culture, power, and resistance. The fourth chapter analyzes the Slam poems, focusing on themes such as race, class, gender, and sexuality, using the "choked up" metaphor proposed by Heleieth Saffioti to explore the complex interactions of these dimensions. It is emphasized that Slam poetry is not just an artistic expression but a cry of resistance that tells forgotten stories and dismantles structures of oppression. The research offers an in-depth understanding of cultural dynamics and highlights the importance of critically examining hegemonic narratives. Intersectionality is seen as a fundamental theoretical and methodological lens for understanding the complexity of the experiences of subalternized subjects in contemporary society. Slam poetry becomes a space of resistance and identity affirmation, challenging social norms and recognizing marginalized voices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41231
dc.date.accessioned 2025-03-21T12:33:58Z
dc.date.available 2025-03-21
dc.date.available 2025-03-21T12:33:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Slam paraibano pt_BR
dc.subject Subalternidade pt_BR
dc.subject Narrativas contra-hegemônicas pt_BR
dc.subject Interseccionalidade pt_BR
dc.subject Aquilombamento pt_BR
dc.subject Poesia Slam pt_BR
dc.subject Paraíba Slam Poetry pt_BR
dc.subject Subalternity pt_BR
dc.subject Counter-Hegemonic Narratives pt_BR
dc.subject Intersectionality pt_BR
dc.subject Quilombism pt_BR
dc.subject Slam Poetry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GARCIA, Mayra Dias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sankofa charges the injustices of clio in the slam circles: the ancestral voices of black men and women manifest themselves in the writing of peripheral poets from Paraíba pt_BR
dc.identifier.citation GARCIA, Mayra Dias. Sankofa cobra as injustiças de clio nas rodas de slam: as vozes ancestrais de pretos e pretas manifestam-se na escrevivência de poetas periféricos paraibanos. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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