Repositorio Dspace/Manakin

Contribuição da música para a aprendizagem na educação infantil.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Giseliane Medeiros.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.description.resumo Este trabalho trata-se de uma pesquisa que possui como tema de estudo as contribuições da música para a aprendizagem na Educação Infantil. Desse modo, busco investigar o seguinte problema de estudo: Como os/as professores/as da Educação Infantil trabalham com a música na sala de referência como um instrumento didático-pedagógico? O objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da música para o processo de aprendizagem infantil no âmbito escolar. Os objetivos específicos são: Apontar as maneiras em que a música pode contribuir para a aprendizagem da criança sendo trabalhada de modo didático- pedagógico; Evidenciar as percepções e o trabalho dos/as professores/as em relação a utilização da música na Educação Infantil; Descrever o modo com que os/as professores/as trabalham com a música na Educação Infantil. O referencial teórico da pesquisa foi construído a partir das ideias de autores/as que discutem sobre a temática estudada, tais como: Barbosa (2021), Godoi (2011), Ostetto (2021), Lima e Sant’Anna (2015). Quanto à metodologia adotada, esta se caracteriza como de natureza qualitativa e de caráter exploratório. O instrumento adotado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada, com questões abertas e fechadas, destinadas a quatro professoras que lecionam em uma instituição de Educação Infantil pública na cidade de Pombal-PB, localizada no alto sertão paraibano. As análises dos dados apontaram que as quatro professoras participantes da pesquisa possuem percepções intensamente positivas sobre o uso da música na Educação Infantil e a utilizam como uma ferramenta lúdica e facilitadora do processo de aprendizagem infantil, sendo um recurso que facilita a aprendizagem das crianças e promove uma experiência mais prazerosa na sala de referência, proporcionando inúmeras contribuições ao desenvolvimento das crianças quanto à cognição, socialização, afetividade e ludicidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Contribuição da música para a aprendizagem na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-06
dc.description.abstract This work is a research that has as its subject of study the contributions of music to learning in Early Childhood Education. Therefore, I seek to investigate the following study problem: How do Early Childhood Education teachers work with music in the reference room as a didactic-pedagogical instrument? The general objective of this work is to analyze the contributions of music to the children's learning process at school. The specific objectives are: Point out the ways in which music can contribute to children's learning by working in a didactic-pedagogical way; Highlight the perceptions and work of teachers in relation to the use of music in Early Childhood Education; Describe the way teachers work with music in Early Childhood Education. The theoretical framework of the research was built based on the ideas of authors who discuss the topic studied, such as: Firmino and Ribeiro (2022), Godoi (2011), Silva et.al. (2022), Lima and Sant’Anna (2015). As for the methodology adopted, it is characterized as qualitative and exploratory in nature. The instrument adopted for data collection was a structured interview, with open and closed questions, aimed at four teachers who teach at a public Early Childhood Education institution in the city of Pombal-PB, located in the high backlands of Paraíba. Data analysis showed that the four teachers participating in the research have intensely positive perceptions about the use of music in early childhood education and use it as a playful tool and facilitator of the children's learning process, being a resource that facilitates children's learning and promotes a more pleasurable experience in the reference room, providing numerous contributions to children's development in terms of cognition, socialization, affection and playfulness. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41233
dc.date.accessioned 2025-03-21T13:06:08Z
dc.date.available 2024-03-21
dc.date.available 2025-03-21T13:06:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Música e educação infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem infantil pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Music and early childhood education pt_BR
dc.subject Children's learning pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RUFINO, Flávia Milena Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contribution of music to learning in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation RUFINO, Flávia Milena Ferreira. Contribuição da música para a aprendizagem na educação infantil. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta