Dépôt DSpace/Manakin

Programa de Educação em Solos nas Escolas - Educasolos: Relatório final de atividades.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A harmonia do binômio Ser Humano - Meio Ambiente gera bem estar e promove equilíbrio social, ecológico, econômico e outros valores considerados invisíveis ou intangíveis para garantir os serviços ecossistêmicos. Para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estabelecer a melhoria na qualidade de vida e no bem estar humano, é fundamental disseminar orientações que promovam a sensibilização das pessoas para garantir uma relação de equilíbrio com o meio natural. Conhecer e adotar posturas sustentáveis, regeneradoras, conservacionistas e protetivas da Natureza é o grande desafio da atualidade. Dos componentes da Natureza o solo pode ser considerado como o grande organismo que sustenta e mantém a vida no planeta Terra, por sua multiplicidade de funções e serviços ambientais, apesar disso, em função de seu mau uso e manejo, da exploração insustentável, da falta de governança e de desconhecimento de seu valor, as perdas de solo se fazem cada vez mais expressivas. A erosão, a salinização, a degradação e a desertificação avançam aceleradas no mundo inteiro. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU), mais de 35% dos solos do mundo estão em processo de degradação de moderada a severa. Exaurido em sua fertilidade o solo não consegue responder com a produtividade agrícola e a consequência é a perda da biodiversidade, o aumento da miséria, a extinção de espécies e a morte. Por isso é urgente trabalhar para popularizar seus conceitos e disseminar as práticas conservacionistas, começando nas escolas, desde as primeiras séries. Conhecer é o pressuposto fundamental para que se promovam a renovação de posturas e atitudes de enfrentamento aos problemas vivenciados pelas diversas comunidades. A educação será, pois, sempre base para a melhoria da qualidade de vida e o despertar da consciência ambiental. Considerando a relevância do solo, como recurso natural, complexo, dinâmico, finito, de cuja qualidade depende a vida de todos percebe-se a necessidade de se disseminar conhecimentos desde os primeiros anos escolares, até as comunidades rurais, que tem o solo como base de sua sustentação na lida diária. Nesse contexto o Programa de Educação em Solos nas Escolas – EDUCASOLOS, vem desenvolvendo estratégias para estimular o diálogo sobre a popularização do ensino de solos e a socialização de saberes sobre este recursos junto às escolas da cidade e do campo, públicas e privadas, incentivanjdo a prática extensionista dos acadêmicos do CDSA. As diversas atividades dos projetos que compõem o EDUCASOLOS objetivaram contribuir com a discussão para a conservação dos solos e transição agroecológica, por meio de metodologias dialógicas, participativas e lúdicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Agrárias. pt_BR
dc.title Programa de Educação em Solos nas Escolas - Educasolos: Relatório final de atividades. pt_BR
dc.date.issued 2025-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41240
dc.date.accessioned 2025-03-21T20:10:02Z
dc.date.available 2025-03-21
dc.date.available 2025-03-21T20:10:02Z
dc.type Relatório de Pesquisa pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Programa de Educação em Solo nas Escolas - EDUCASOLOS pt_BR
dc.subject Projeto Geotinta pt_BR
dc.subject Solos e educação pt_BR
dc.subject Projetos de extensão universária - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Relatório de extensão universitária pt_BR
dc.subject University extension pt_BR
dc.subject Soil Education Program in Schools - EDUCASOLOS pt_BR
dc.subject Geotinta Project pt_BR
dc.subject Soils and education pt_BR
dc.subject University extension projects - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject University extension report pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.creator SANTOS, Rivaldo Vital dos.
dc.creator ALMEIDA, Dayanne Sthefany Marques.
dc.creator SOUSA, Vitória Raiany do Nascimento
dc.creator NÓBREGA, Jarlean Lopes.
dc.creator ARAÚJO, Edson da Silva.
dc.creator SILVA, Danilson Correia da.
dc.creator BARBOSA, Ivson de Sousa.
dc.creator EMÍDIO, Rogério Andrade.
dc.creator ALVES, José Ilton Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Soil Education Program in Schools - Educasolos: Final activity report. pt_BR
dc.identifier.citation VITAL, Adriana de Fátima Meira et al. Programa de Educação em Solos nas Escolas - Educasolos: Relatório final de atividades. 2025. Relatório PROEXT. Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte