dc.description.resumo |
A harmonia do binômio Ser Humano - Meio Ambiente gera bem estar e
promove equilíbrio social, ecológico, econômico e outros valores considerados
invisíveis ou intangíveis para garantir os serviços ecossistêmicos.
Para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e
estabelecer a melhoria na qualidade de vida e no bem estar humano, é
fundamental disseminar orientações que promovam a sensibilização das
pessoas para garantir uma relação de equilíbrio com o meio natural. Conhecer
e adotar posturas sustentáveis, regeneradoras, conservacionistas e protetivas
da Natureza é o grande desafio da atualidade.
Dos componentes da Natureza o solo pode ser considerado como o grande
organismo que sustenta e mantém a vida no planeta Terra, por sua
multiplicidade de funções e serviços ambientais, apesar disso, em função de
seu mau uso e manejo, da exploração insustentável, da falta de governança e
de desconhecimento de seu valor, as perdas de solo se fazem cada vez mais
expressivas.
A erosão, a salinização, a degradação e a desertificação avançam
aceleradas no mundo inteiro. Segundo dados da Organização das Nações
Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU), mais de 35% dos solos do
mundo estão em processo de degradação de moderada a severa.
Exaurido em sua fertilidade o solo não consegue responder com a
produtividade agrícola e a consequência é a perda da biodiversidade, o
aumento da miséria, a extinção de espécies e a morte. Por isso é urgente
trabalhar para popularizar seus conceitos e disseminar as práticas
conservacionistas, começando nas escolas, desde as primeiras séries.
Conhecer é o pressuposto fundamental para que se promovam a renovação
de posturas e atitudes de enfrentamento aos problemas vivenciados pelas
diversas comunidades. A educação será, pois, sempre base para a melhoria
da qualidade de vida e o despertar da consciência ambiental.
Considerando a relevância do solo, como recurso natural, complexo,
dinâmico, finito, de cuja qualidade depende a vida de todos percebe-se a
necessidade de se disseminar conhecimentos desde os primeiros anos
escolares, até as comunidades rurais, que tem o solo como base de sua
sustentação na lida diária.
Nesse contexto o Programa de Educação em Solos nas Escolas –
EDUCASOLOS, vem desenvolvendo estratégias para estimular o diálogo sobre
a popularização do ensino de solos e a socialização de saberes sobre este
recursos junto às escolas da cidade e do campo, públicas e privadas,
incentivanjdo a prática extensionista dos acadêmicos do CDSA.
As diversas atividades dos projetos que compõem o EDUCASOLOS
objetivaram contribuir com a discussão para a conservação dos solos e
transição agroecológica, por meio de metodologias dialógicas, participativas e
lúdicas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Agrárias. |
pt_BR |
dc.title |
Programa de Educação em Solos nas Escolas - Educasolos: Relatório final de atividades. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41240 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-21T20:10:02Z |
|
dc.date.available |
2025-03-21 |
|
dc.date.available |
2025-03-21T20:10:02Z |
|
dc.type |
Relatório de Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Educação em Solo nas Escolas - EDUCASOLOS |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Geotinta |
pt_BR |
dc.subject |
Solos e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos de extensão universária - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Relatório de extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
University extension |
pt_BR |
dc.subject |
Soil Education Program in Schools - EDUCASOLOS |
pt_BR |
dc.subject |
Geotinta Project |
pt_BR |
dc.subject |
Soils and education |
pt_BR |
dc.subject |
University extension projects - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
University extension report |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.creator |
SANTOS, Rivaldo Vital dos. |
|
dc.creator |
ALMEIDA, Dayanne Sthefany Marques. |
|
dc.creator |
SOUSA, Vitória Raiany do Nascimento |
|
dc.creator |
NÓBREGA, Jarlean Lopes. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Edson da Silva. |
|
dc.creator |
SILVA, Danilson Correia da. |
|
dc.creator |
BARBOSA, Ivson de Sousa. |
|
dc.creator |
EMÍDIO, Rogério Andrade. |
|
dc.creator |
ALVES, José Ilton Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Soil Education Program in Schools - Educasolos: Final activity report. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VITAL, Adriana de Fátima Meira et al. Programa de Educação em Solos nas Escolas - Educasolos: Relatório final de atividades. 2025. Relatório PROEXT. Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: |
pt_BR |