dc.creator.ID |
MAIA, N. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2872216195258581 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NASCIMENTO, A. B. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5953526094110213 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
MARACAJÁ, K. F. Bem. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5398977630029480 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2 |
EMMENDOERFER, Magnus Luiz. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa se insere no contexto que desafios inerentes ao inovar na esfera pública
desencadeia nos governos a necessidade de se reinventarem continuamente. Portanto, os fatores
que antecedem o processo da inovação precisam ser mais compreendidos nas pesquisas, uma
vez incluido os contextos particulares que o setor possui. Neste sentido, o objetivo geral desta
pesquisa consiste em analisar os principais antecedentes à inovação ocorridas na implantação
do curso de Letramento Digital, elaborado e oferecido pela Secretaria de Ciência,Tecnologia e
Inovação em Campina Grande-PB na percepção de seus formuladores e gestores.Trata-se de
estudo qualitativo, em que se emprega o método indutivo, realizando um estudo decaso. Os
dados foram coletados por meio de fontes bibliográficas, análise documental e entrevistas com
os 04 gestores atuantes. O perfil da equipe da gestão e formuladores da inovação foi amplamente
citado como o maior indutor entre as categorias em análise. No tocante à falta de infrestrutura,
considerada como a maior barreira à inovação, relacionada, inicialmente à falta de recursos, é
compreendido pelo modelo enraizado de controles rígidos dos processos e recursos dentro da
administração pública brasileira. No caso da SECTI-CG, esta barreira foi ultrapassada através
do engajamento dos gestores. Como sugestão propositiva,direciona-se mensurar o impacto das
iniciativas inovadoras dentro da Secretaria e sua continuidade, no que concerne os desafio de
gestão da inovação e de perpetuação dos resultados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração. |
pt_BR |
dc.title |
Inovação no setor público: o caso do curso de letramento digital em Campina Grande- PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-12 |
|
dc.description.abstract |
This research is part of the context in which challenges inherent to innovation in the public
sphere trigger governments to continually reinvent themselves. Therefore, the factors that
precede the innovation process need to be better understood in research, once the particular
contexts of the sector are included. In this sense, the general objective of this research is to
analyze the main antecedents to innovation that occurred in the implementation of the Digital
Literacy course, developed and offered by the Secretariat of Science, Technology and
Innovation in Campina Grande-PB, in the perception of its formulators and managers. This is a
qualitative study, in which the inductive method is used, carrying out a case study. Data were
collected through bibliographic sources, documentary analysis and interviews with managers.
The profile of the management team and formulators of innovation was widely cited as the
greatest inducer among the categories under analysis. Regarding the lack of infrastructure,
considered as the greatest barrier to innovation, initially related to the lack of resources, it is
understood by the rooted model of rigid controls of processes and resources within the Brazilian
public administration. In the case of SECTI-CG, this barrier was overcome through the
engagement of four managers. As a proposal, the aim is to measure the impact of innovative
initiatives within the Secretariat and their continuity, with regard to the challenges of managing
innovation and perpetuating results. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41247 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-24T12:56:54Z |
|
dc.date.available |
2025-03-24 |
|
dc.date.available |
2025-03-24T12:56:54Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão pública |
pt_BR |
dc.subject |
Inovação no setor público |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento digital |
pt_BR |
dc.subject |
Public management |
pt_BR |
dc.subject |
Innovation in the public sector |
pt_BR |
dc.subject |
Digital literacy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MAIA, Nathália Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Innovation in the public sector: the case of the digital literacy course in Campina Grande- PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MAIA, Nathália Costa. Inovação no setor público: o caso do curso de letramento digital em Campina Grande- PB. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |