Dépôt DSpace/Manakin

Inovação no setor público: o caso do curso de letramento digital em Campina Grande- PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MAIA, N. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2872216195258581 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, A. B. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5953526094110213 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem.
dc.contributor.advisor-co1ID MARACAJÁ, K. F. Bem. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5398977630029480 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.referee2 EMMENDOERFER, Magnus Luiz.
dc.description.resumo Esta pesquisa se insere no contexto que desafios inerentes ao inovar na esfera pública desencadeia nos governos a necessidade de se reinventarem continuamente. Portanto, os fatores que antecedem o processo da inovação precisam ser mais compreendidos nas pesquisas, uma vez incluido os contextos particulares que o setor possui. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar os principais antecedentes à inovação ocorridas na implantação do curso de Letramento Digital, elaborado e oferecido pela Secretaria de Ciência,Tecnologia e Inovação em Campina Grande-PB na percepção de seus formuladores e gestores.Trata-se de estudo qualitativo, em que se emprega o método indutivo, realizando um estudo decaso. Os dados foram coletados por meio de fontes bibliográficas, análise documental e entrevistas com os 04 gestores atuantes. O perfil da equipe da gestão e formuladores da inovação foi amplamente citado como o maior indutor entre as categorias em análise. No tocante à falta de infrestrutura, considerada como a maior barreira à inovação, relacionada, inicialmente à falta de recursos, é compreendido pelo modelo enraizado de controles rígidos dos processos e recursos dentro da administração pública brasileira. No caso da SECTI-CG, esta barreira foi ultrapassada através do engajamento dos gestores. Como sugestão propositiva,direciona-se mensurar o impacto das iniciativas inovadoras dentro da Secretaria e sua continuidade, no que concerne os desafio de gestão da inovação e de perpetuação dos resultados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração. pt_BR
dc.title Inovação no setor público: o caso do curso de letramento digital em Campina Grande- PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-09-12
dc.description.abstract This research is part of the context in which challenges inherent to innovation in the public sphere trigger governments to continually reinvent themselves. Therefore, the factors that precede the innovation process need to be better understood in research, once the particular contexts of the sector are included. In this sense, the general objective of this research is to analyze the main antecedents to innovation that occurred in the implementation of the Digital Literacy course, developed and offered by the Secretariat of Science, Technology and Innovation in Campina Grande-PB, in the perception of its formulators and managers. This is a qualitative study, in which the inductive method is used, carrying out a case study. Data were collected through bibliographic sources, documentary analysis and interviews with managers. The profile of the management team and formulators of innovation was widely cited as the greatest inducer among the categories under analysis. Regarding the lack of infrastructure, considered as the greatest barrier to innovation, initially related to the lack of resources, it is understood by the rooted model of rigid controls of processes and resources within the Brazilian public administration. In the case of SECTI-CG, this barrier was overcome through the engagement of four managers. As a proposal, the aim is to measure the impact of innovative initiatives within the Secretariat and their continuity, with regard to the challenges of managing innovation and perpetuating results. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41247
dc.date.accessioned 2025-03-24T12:56:54Z
dc.date.available 2025-03-24
dc.date.available 2025-03-24T12:56:54Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gestão pública pt_BR
dc.subject Inovação no setor público pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Public management pt_BR
dc.subject Innovation in the public sector pt_BR
dc.subject Digital literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MAIA, Nathália Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Innovation in the public sector: the case of the digital literacy course in Campina Grande- PB. pt_BR
dc.identifier.citation MAIA, Nathália Costa. Inovação no setor público: o caso do curso de letramento digital em Campina Grande- PB. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte