dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA , Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo tem suas discussões votadas aos estudos sobre o Transtorno do Espectro
Autista (TEA) e a inclusão em escolas públicas. Sua questão norteadora se dá a partir da
seguinte pergunta: quais os desafios que os professores e as escolas enfrentam para receber e
lidar com as crianças com TEA? O objetivo geral é investigar os desafios que os professores e
a escola enfrentam para trabalhar pedagogicamente com os alunos com Transtorno do
Espectro Autista. Como objetivos específicos, tem-se: identificar qual é o apoio prestado pela
gestão escolar para lidar com crianças com TEA; averiguar como os docentes lidam com as
crianças com autismo em sala de aula; e verificar como acontece a parceria entre a escola e a
família no desenvolvimento da aprendizagem das crianças com TEA. A metodologia
empregada nessa pesquisa de campo tem natureza qualitativa e descritiva e realizou a coleta
dos dados por meio de um questionário elaborado pelo Google Forms, aplicado a três
docentes que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais na
cidade de Cajazeiras/PB. O tratamento das informações se deu à luz dos autores elencados
para subsidiar as discussões teóricas no escopo textual do presente estudo. A partir das
respostas das docentes participantes, pôde-se destacar que embora as professoras demonstrem
um conhecimento teórico e prático sobre o TEA, há uma carência de apoio institucional e de
recursos especializados nas escolas investigadas. Além disso, a parceria entre família e escola
se mostrou enquanto um elemento vital para o sucesso do desenvolvimento desses alunos,
sendo mais presente em alguns casos do que em outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão ou integração: desafios docentes frente ao trabalho com crianças com TEA. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-13 |
|
dc.description.abstract |
This study focuses on discussions regarding Autism Spectrum Disorder (ASD) and inclusion
in public schools. Its guiding question arises from the following inquiry: what challenges do
teachers and schools face in receiving and working with children with ASD? The general
objective is to investigate the challenges that teachers and the school encounter in
pedagogically working with students with Autism Spectrum Disorder. The specific objectives
include: identifying the support provided by school management to address the needs of
children with ASD; examining how teachers handle children with autism in the classroom;
and verifying how the partnership between the school and the family contributes to the
learning development of children with ASD. The methodology employed in this field research
is qualitative and descriptive, using a questionnaire created via Google Forms, applied to three
teachers who instruct in the early years of elementary education in municipal schools in the
city of Cajazeiras/PB. The analysis of the information was based on the authors referenced to
support the theoretical discussions within the text of this study. From the responses of the
participating teachers, it was highlighted that although they demonstrate theoretical and
practical knowledge about ASD, there is a lack of institutional support and specialized
resources in the investigated schools. Additionally, the partnership between family and school
proved to be a vital element for the successful development of these students, being more
pronounced in some cases than in others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41248 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-24T12:59:16Z |
|
dc.date.available |
2025-03-24 |
|
dc.date.available |
2025-03-24T12:59:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Francisca Rislândia Barros |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo e Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial - crianças autistas |
pt_BR |
dc.subject |
Relação família-escola - crianças autistas |
pt_BR |
dc.subject |
Autism Spectrum Disorder |
pt_BR |
dc.subject |
Autism and School |
pt_BR |
dc.subject |
Special education - autistic children |
pt_BR |
dc.subject |
Family-school relationship - autistic children |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Francisca Rislândia Barros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusion or integration: teaching challenges when working with children with ASD. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Francisca Rislândia Barros. Inclusão ou integração: desafios docentes frente ao trabalho com crianças com TEA. 2024. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |