DSpace/Manakin Repository

Inclusão ou integração: desafios docentes frente ao trabalho com crianças com TEA.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA , Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O presente estudo tem suas discussões votadas aos estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a inclusão em escolas públicas. Sua questão norteadora se dá a partir da seguinte pergunta: quais os desafios que os professores e as escolas enfrentam para receber e lidar com as crianças com TEA? O objetivo geral é investigar os desafios que os professores e a escola enfrentam para trabalhar pedagogicamente com os alunos com Transtorno do Espectro Autista. Como objetivos específicos, tem-se: identificar qual é o apoio prestado pela gestão escolar para lidar com crianças com TEA; averiguar como os docentes lidam com as crianças com autismo em sala de aula; e verificar como acontece a parceria entre a escola e a família no desenvolvimento da aprendizagem das crianças com TEA. A metodologia empregada nessa pesquisa de campo tem natureza qualitativa e descritiva e realizou a coleta dos dados por meio de um questionário elaborado pelo Google Forms, aplicado a três docentes que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais na cidade de Cajazeiras/PB. O tratamento das informações se deu à luz dos autores elencados para subsidiar as discussões teóricas no escopo textual do presente estudo. A partir das respostas das docentes participantes, pôde-se destacar que embora as professoras demonstrem um conhecimento teórico e prático sobre o TEA, há uma carência de apoio institucional e de recursos especializados nas escolas investigadas. Além disso, a parceria entre família e escola se mostrou enquanto um elemento vital para o sucesso do desenvolvimento desses alunos, sendo mais presente em alguns casos do que em outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Inclusão ou integração: desafios docentes frente ao trabalho com crianças com TEA. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-13
dc.description.abstract This study focuses on discussions regarding Autism Spectrum Disorder (ASD) and inclusion in public schools. Its guiding question arises from the following inquiry: what challenges do teachers and schools face in receiving and working with children with ASD? The general objective is to investigate the challenges that teachers and the school encounter in pedagogically working with students with Autism Spectrum Disorder. The specific objectives include: identifying the support provided by school management to address the needs of children with ASD; examining how teachers handle children with autism in the classroom; and verifying how the partnership between the school and the family contributes to the learning development of children with ASD. The methodology employed in this field research is qualitative and descriptive, using a questionnaire created via Google Forms, applied to three teachers who instruct in the early years of elementary education in municipal schools in the city of Cajazeiras/PB. The analysis of the information was based on the authors referenced to support the theoretical discussions within the text of this study. From the responses of the participating teachers, it was highlighted that although they demonstrate theoretical and practical knowledge about ASD, there is a lack of institutional support and specialized resources in the investigated schools. Additionally, the partnership between family and school proved to be a vital element for the successful development of these students, being more pronounced in some cases than in others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41248
dc.date.accessioned 2025-03-24T12:59:16Z
dc.date.available 2025-03-24
dc.date.available 2025-03-24T12:59:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Francisca Rislândia Barros pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Autismo e Escola pt_BR
dc.subject Educação especial - crianças autistas pt_BR
dc.subject Relação família-escola - crianças autistas pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder pt_BR
dc.subject Autism and School pt_BR
dc.subject Special education - autistic children pt_BR
dc.subject Family-school relationship - autistic children pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Francisca Rislândia Barros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusion or integration: teaching challenges when working with children with ASD. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Francisca Rislândia Barros. Inclusão ou integração: desafios docentes frente ao trabalho com crianças com TEA. 2024. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta