Dépôt DSpace/Manakin

O ensino de Química em tempos de pandemia: experiências vivenciadas na Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro Em santa Helena - PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MARTINS, E. E. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4034866285866343 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 LACERDA, José Gorete Pedroza de.
dc.contributor.advisor-co1ID LACERDA, J. G. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9020729411280913 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINHEIRO, Carlos Davidson.
dc.contributor.referee2 Lopes, Francisco Antonio Mabson Henrique.
dc.description.resumo A Química se apresenta como uma das disciplinas com conteúdos que mais se relacionam com o cotidiano do aluno, para ensinar esse componente curricular se faz necessário o uso conjunto de teoria e prática causando assim motivação e interesse pela disciplina. No entanto, em tempos de pandemia e a necessidade da inserção do ensino remoto acarretou em impactos consideráveis para o ensino de química e o sistema educacional como um todo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo, discutir as experiências vivenciadas durante a pandemia da Covid-19 pelo docente e os discentes da disciplina de Química do 1° ano do ensino médio, na Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro em Santa Helena-PB. Para isso, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários a amostra em análise, observando que as instituições não se encontram preparadas para fazer uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem de forma remota, assim como o ensino de Química não se satisfaz apenas com uso de plataformas que simulam os laboratórios, necessitando também do ensino investigativo através dos laboratórios físicos, dessa forma, destacando a importância da capacitação docente, para atuação no ensino remoto. Portanto, partindo destas constatações, apesar da falta de capacitação escolar, pode-se destacar que o uso das Tecnologias Digitais da Educação e Comunicação como ferramentas de apoio aos docentes deverá ser implementado nos sistemas educacionais, visto que, grande parte dos estudantes demonstram interesse em continuar fazendo uso de tais tecnologias, mas é importante que isso se faça de maneira consciente, tendo em vista a perspectiva do novo papel da escola para a sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title O ensino de Química em tempos de pandemia: experiências vivenciadas na Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro Em santa Helena - PB. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-15
dc.description.abstract Chemistry presents itself as one of the disciplines most present in the student's daily life, to use this curricular component it is necessary to use theory and practice together, thus causing motivation and interest in the discipline. However, in times of pandemic and the need to include remote teaching, this resulted in impacts considered for the teaching of chemistry and the educational system as a whole. This study aimed to discuss the experiences of the teacher and students of the Chemistry discipline in the 1st year of high school in the context of the Covid-19 pandemic, at Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro in Santa Helena-PB. For this, bibliographic research and application of questionnaires to the sample under analysis are used, noting that the institutions are not prepared to use technologies in the learning process remotely, just as the teaching of Chemistry is not satisfied only with use of platforms that simulate laboratories, also needing to be present in investigative teaching through mandatory laboratories, also highlighting the importance of teacher training, to act in this teaching model. Therefore, based on the findings, it can be highlighted that the use of Digital Information and Communication Technologies as support tools for teachers must be implemented in educational systems, since most students show interest in continuing to use such technologies, but it is important that this be done in a conscious way, bearing in mind the perspective of the new role of the school in society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41249
dc.date.accessioned 2025-03-24T13:12:08Z
dc.date.available 2025-03-24
dc.date.available 2025-03-24T13:12:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - Ensino pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitas de Educação e Comunicação pt_BR
dc.subject Chemistry - Teaching pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.subject Digital Technologies for Education and Communication pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Eva Emanuela Lopes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching Chemistry in times of pandemic: experiences at the Elaine Soares Brasileiro Integral Citizen School in Santa Helena - PB. pt_BR
dc.identifier.citation MARTINS, Eva Emanuela Lopes. O ensino de química em tempos de pandemia: experiências vivenciadas na Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro em santa Helena - PB. 2021. 63f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte