Repositorio Dspace/Manakin

Pensando a construção do sujeito-leitor emancipatória e crítica

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Flávio José de.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, F. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1219291457473728 pt_BR
dc.contributor.referee1 BELTRAME, Matheus Maria.
dc.contributor.referee2 TEIXEIRA NETO, José.
dc.description.resumo O presente trabalho discute a problemática da dificuldade que os/as alunos/as da Educação Básica apresentam em relação à leitura do texto filosófico, principalmente os alunos/as da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual José Miguel Leão, onde observamos que muitos deles/delas trazem para sala de aula uma percepção de que ler um texto é apenas retirar dele alguns fragmentos de informações que já estão prontas, dependendo então da explicação dada pelo/a professor/a ou da que está presente no livro didático numa expressão clara de uma prática escolar enciclopédica. Diferente dessa abordagem, mostramos no decorrer da pesquisa que há a possibilidade dos/das alunos/as da EJA fazerem uma leitura do texto filosófico de forma diferenciada, emancipada e crítica. Para tal proposito, recorremos, então, as ideias de uma educação para emancipação em Rancière e do cuidado de si de Foucault. Mostramos, então, a partir das ideias dos filósofos que o reconhecimento da igualdade das inteligências dos sujeitos e a constituição de sua subjetividade através de uma série de práticas são pressupostos para que possam acreditar em suas capacidades da razão. O pensamento dos filósofos dialogam com as ideias de Gallo acerca do ensino e aprendizagem de filosofia como um convite ao pensar próprio, dentro do contexto do Ensino Médio, em que os/as alunos/as, numa aprendizagem ativa e significativa, depreenderão os conceitos dos filósofos, compreendendo-os a partir de uma comparação com suas próprias realidades e, assim, recriando tais conceitos. Todas essas ideias foram essenciais para a construção de nossa proposta de leitura do texto filosófico na EJA, provocando os alunos a adotarem uma forma de pensar emancipado e crítico a partir realização de oficinas filosóficas através das quais pudemos colocar em prática a nossa proposta de intervenção, proporcionando aos/as alunos/as vivências de leitura do texto filosófico de uma forma que pudessem exercitar o pensamento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Filosofia pt_BR
dc.title Pensando a construção do sujeito-leitor emancipatória e crítica pt_BR
dc.date.issued 2024-09-19
dc.description.abstract This work discusses the problematic issue of the difficulty that Basic Education students face when reading philosophical texts, especially young adult students in the José Miguel Leão State School. We observed that many of them bring to the classroom a perception that reading a text is merely extracting fragments of information that are already ready-made, depending on the explanation given by the teacher or on what is present in the textbook in a clear expression of an encyclopedic school practice. Different from this approach, we show in the course of the research that there is the possibility for young adult students to read the philosophical text in a different, emancipatory, and critical way. To this end, we resort to the ideas of an education for emancipation in Rancière and the care of the self in Foucault. We show, then, based on the philosophers9 ideas, that the recognition of the equality of subjects9 intelligences and the constitution of their subjectivity through a series of practices are prerequisites for them to believe in their capacities of reason. The philosophers9 thought dialogues with Gallo9s ideas about the teaching and learning of philosophy as an invitation to one9s own thinking, within the context of High School, in which students, in an active and meaningful learning, will infer the concepts of the philosophers, understanding them from a comparison with their own realities and, thus, recreating such concepts. All these ideas were essential for the construction of our proposal for reading the philosophical text in EJA, provoking students to adopt an emancipatory and critical way of thinking through the realization of philosophical workshops through which we could put our intervention proposal into practice, providing students with experiences of reading the philosophical text in a way that they could exercise thought. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41252
dc.date.accessioned 2025-03-24T13:40:00Z
dc.date.available 2025-03-24
dc.date.available 2025-03-24T13:40:00Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Pensar autônomo pt_BR
dc.subject Texto filosófico pt_BR
dc.subject Rancière pt_BR
dc.subject Emancipação pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos (EJA) pt_BR
dc.subject Autonomous thinking pt_BR
dc.subject Philosophical text pt_BR
dc.subject Rancière pt_BR
dc.subject Emancipation pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Sebastião.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pensando a construção do sujeito-leitor emancipatória e crítica pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Sebastião. Pensando a construção do sujeito-leitor emancipatória e crítica. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta