Repositorio Dspace/Manakin

O ensino remoto de Química aplicado na Escola Estadual de educação Profissional Leopodina Gonçalves Quezado: uma avaliação na visão dos discentes.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 LACERDA, José Gorete Pedrosa.
dc.contributor.advisor1ID LACERDA, J. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9020729411280913 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, E. V. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.description.resumo A Química é uma ciência com linguagem própria, microscópica e macroscópica e geralmente abstrata, o que dificulta o aprendizado da maioria dos alunos. Durante o ensino remoto, o processo de ensino tornou-se mais desafiador devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Nesse viés, os professores passaram a reformular suas estratégias, dotando diferentes recursos educacionais para atender às necessidades dessa nova modalidade de ensino. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do ensino de química adotado na Escola Leopoldina Gonçalves Quezado no período remoto. Para isso, utilizou-se a pesquisa exploratória, explicativa e de campo sendo realizada na referida unidade de ensino público, com a participação de dezessete alunos do 3º ano do ensino médio do curso técnico de enfermagem com faixa etária de 16 a 18 anos. Os participantes foram entrevistados através de um questionário no formato digital, sendo constituído de oito perguntas com caráter objetivo e quatro com caráter subjetivo, na qual cada aluno poderia expressar sua percepção a respeito e, por fim, os dados coletados foram analisados numa perspectiva quanti-qualitativa. Na percepção dos participantes desse estudo, algumas atividades desenvolvidas pelos seus respectivos professores são similares as desenvolvidas no ensino presencial e, muitas ainda seguem apenas um modelo tradicional, seja na explanação do conteúdo ou até mesmo na avaliação da aprendizagem. De modo, geral, pode-se dizer que o ensino remoto atende algumas demandas da aprendizagem, mas ainda não é o suficiente para superar as atribuições que o ensino presencial apresenta, havendo a necessidade de ajustes nos métodos adotados e de capacitação do corpo docente para o melhor uso das ferramentas digitais de aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title O ensino remoto de Química aplicado na Escola Estadual de educação Profissional Leopodina Gonçalves Quezado: uma avaliação na visão dos discentes. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-15
dc.description.abstract Chemistry is a science with its own language, microscopic and macroscopic and generally abstract, which makes learning difficult for most students. During remote teaching, the teaching process became more challenging due to the pandemic caused by the new coronavirus. In this bias, teachers began to reformulate their strategies, adopting different educational resources to meet the needs of this new teaching modality. In this context, the objective of this work was to evaluate the quality of chemistry teaching adopted at Escola Leopoldina Gonçalves Quezado in the remote period. For this, an exploratory, explanatory and field research was used, being carried out in the mentioned public education unit, with the participation of seventeen students from the 3rd year of high school of the technical nursing course, aged between 16 and 18 years. The participants were interviewed through a questionnaire in digital format, consisting of eight objective questions and four subjective ones, in which each student could express their perception about it and, finally, the collected data were analyzed in a quantitative perspective. qualitative. In the perception of the participants of this study, some activities developed by their respective teachers are similar to those developed in face-to-face teaching and many still follow only a traditional model, whether in content explanation or even in learning assessment. In general, it can be said that remote teaching meets some learning demands, but it is still not enough to overcome the attributions that face-to-face teaching presents, with the need for adjustments in the adopted methods and training of the teaching staff to the best use of digital learning tools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41262
dc.date.accessioned 2025-03-24T15:11:39Z
dc.date.available 2025-03-24
dc.date.available 2025-03-24T15:11:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - Ensino pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Modelos de ensino pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Chemistry - Teaching pt_BR
dc.subject Teaching resources pt_BR
dc.subject Teaching models pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Hevilla Nayara Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Remote teaching of Chemistry applied at the Leopodina Gonçalves Quezado State School of Professional Education: an evaluation from the students' perspective. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Hevilla Nayara Silva. O ensino remoto de Química aplicado na escola Estadual de Educação Profissional Leopodina Gonçalves Quezado: uma avaliação na visão dos discentes. 2021. 24f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta