DSpace/Manakin Repository

A avaliação da aprendizagem das crianças com deficiências nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.referee2 SILVA , Érica Dantas da.
dc.description.resumo Ao longo dos anos o modo com que se avalia passou por diversas mudanças. Hoje compreendemos que a avaliação da aprendizagem nas escolas não é mais considerada um instrumento punitivo para os estudantes, e sim uma maneira de avaliar o desenvolvimento e a evolução desses alunos na sala de aula. Ampliando essa discussão para a Educação Inclusiva, esse debate se torna necessário, pois muitos professores ainda não sabem como avaliar o desenvolvimento do estudante com deficiências. Nesse sentido, o presente trabalho tem como eixos de estudo a Educação Inclusiva e Avaliação da Aprendizagem. A fim de sanar alguns questionamentos que surgiam foi elaborado uma pergunta que norteia este estudo e apresenta-se em: como ocorre a avaliação da aprendizagem das crianças com deficiências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral do trabalho foi: investigar como as crianças com deficiências estão sendo avaliadas pelos professores regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos foram pensados os seguintes: Verificar se o Plano de Educacional Individualizado (PEI) está sendo utilizado para avaliar o desenvolvimento das crianças com deficiências; identificar se há diferenciação na aprendizagem das crianças com deficiências em relação as crianças sem deficiências; analisar se as crianças com deficiências estão conseguindo se desenvolver a partir da avaliação da aprendizagem propiciado pelo professor (a). O método escolhido para nortear a pesquisa foi abordagem qualitativa, de campo, descritiva, estabelecendo assim, como o procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Por fim, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental situada na cidade de Cajazeiras-PB. Foi observado como resultados que as professoras só fazem avaliação das crianças com deficiência por meio de observação, sem objetivos definidos e delegam a professora da sala de recursos a avaliação da aprendizagem dessa população, o que conclui que as professoras regentes não avaliam as crianças com deficiências adequadamente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A avaliação da aprendizagem das crianças com deficiências nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-14
dc.description.abstract Over the years, the way in which assessment is carried out has undergone several changes. Today, we understand that assessment of learning in schools is no longer considered a punitive instrument for students, but rather a way of assessing the development and evolution of these students in the classroom. Expanding this discussion to Inclusive Education, this debate becomes necessary, since many teachers still do not know how to assess the development of students with disabilities. In this sense, this study focuses on Inclusive Education and Assessment of Learning. In order to answer some questions that arose, a question was developed to guide this study and is presented as: how is the assessment of the learning of children with disabilities in the Early Years of Elementary School carried out? The general objective of the study was to investigate how children with disabilities are being assessed by teachers in charge of the Early Years of Elementary School. The following specific objectives were considered: To verify whether the Individualized Educational Plan (PEI) is being used to assess the development of children with disabilities; to identify whether there is a difference in the learning of children with disabilities in relation to children without disabilities; to analyze whether children with disabilities are able to develop based on the assessment of learning provided by the teacher. The method chosen to guide the research was a qualitative, field, descriptive approach, thus establishing the semi-structured interview as the data collection procedure. Finally, the research was developed in a municipal elementary and preschool located in the city of Cajazeiras-PB. It was observed as results that the teachers only assess children with disabilities through observation, without defined objectives and delegate the assessment of the learning of this population to the resource room teacher. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41282
dc.date.accessioned 2025-03-25T12:15:48Z
dc.date.available 2025-03-25
dc.date.available 2025-03-25T12:15:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Sala de aula - Criança com deficiência pt_BR
dc.subject Educação inclusiva - desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Learning Assessment pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Classroom - Child with disabilities pt_BR
dc.subject Inclusive education - child development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Ingrid Batista Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of learning of children with disabilities in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Ingrid Batista Lima. A avaliação da aprendizagem das crianças com deficiências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta