dc.contributor.advisor1 |
DANTAS , Nozângela Maria Rolim. |
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dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
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dc.contributor.referee2 |
SILVA , Érica Dantas da. |
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dc.description.resumo |
Ao longo dos anos o modo com que se avalia passou por diversas mudanças. Hoje
compreendemos que a avaliação da aprendizagem nas escolas não é mais
considerada um instrumento punitivo para os estudantes, e sim uma maneira de
avaliar o desenvolvimento e a evolução desses alunos na sala de aula. Ampliando
essa discussão para a Educação Inclusiva, esse debate se torna necessário, pois
muitos professores ainda não sabem como avaliar o desenvolvimento do estudante
com deficiências. Nesse sentido, o presente trabalho tem como eixos de estudo a
Educação Inclusiva e Avaliação da Aprendizagem. A fim de sanar alguns
questionamentos que surgiam foi elaborado uma pergunta que norteia este estudo e
apresenta-se em: como ocorre a avaliação da aprendizagem das crianças com
deficiências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral do trabalho
foi: investigar como as crianças com deficiências estão sendo avaliadas pelos
professores regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos
específicos foram pensados os seguintes: Verificar se o Plano de Educacional
Individualizado (PEI) está sendo utilizado para avaliar o desenvolvimento das crianças
com deficiências; identificar se há diferenciação na aprendizagem das crianças com
deficiências em relação as crianças sem deficiências; analisar se as crianças com
deficiências estão conseguindo se desenvolver a partir da avaliação da aprendizagem
propiciado pelo professor (a). O método escolhido para nortear a pesquisa foi
abordagem qualitativa, de campo, descritiva, estabelecendo assim, como o
procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Por fim, a pesquisa foi
desenvolvida em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental situada na
cidade de Cajazeiras-PB. Foi observado como resultados que as professoras só
fazem avaliação das crianças com deficiência por meio de observação, sem objetivos
definidos e delegam a professora da sala de recursos a avaliação da aprendizagem
dessa população, o que conclui que as professoras regentes não avaliam as crianças
com deficiências adequadamente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A avaliação da aprendizagem das crianças com deficiências nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-14 |
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dc.description.abstract |
Over the years, the way in which assessment is carried out has undergone several
changes. Today, we understand that assessment of learning in schools is no longer
considered a punitive instrument for students, but rather a way of assessing the
development and evolution of these students in the classroom. Expanding this
discussion to Inclusive Education, this debate becomes necessary, since many
teachers still do not know how to assess the development of students with disabilities.
In this sense, this study focuses on Inclusive Education and Assessment of Learning.
In order to answer some questions that arose, a question was developed to guide this
study and is presented as: how is the assessment of the learning of children with
disabilities in the Early Years of Elementary School carried out? The general objective
of the study was to investigate how children with disabilities are being assessed by
teachers in charge of the Early Years of Elementary School. The following specific
objectives were considered: To verify whether the Individualized Educational Plan
(PEI) is being used to assess the development of children with disabilities; to identify
whether there is a difference in the learning of children with disabilities in relation to
children without disabilities; to analyze whether children with disabilities are able to
develop based on the assessment of learning provided by the teacher. The method
chosen to guide the research was a qualitative, field, descriptive approach, thus
establishing the semi-structured interview as the data collection procedure. Finally, the
research was developed in a municipal elementary and preschool located in the city of
Cajazeiras-PB. It was observed as results that the teachers only assess children with
disabilities through observation, without defined objectives and delegate the
assessment of the learning of this population to the resource room teacher. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41282 |
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dc.date.accessioned |
2025-03-25T12:15:48Z |
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dc.date.available |
2025-03-25 |
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dc.date.available |
2025-03-25T12:15:48Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula - Criança com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva - desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Learning Assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Classroom - Child with disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education - child development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Ingrid Batista Lima. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of learning of children with disabilities in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Ingrid Batista Lima. A avaliação da aprendizagem das crianças com deficiências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |