dc.creator.ID |
JERONIMO, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8762451983775215 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS , Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
LEAL, Jéssica Amiraldo Alves da. |
|
dc.description.resumo |
Na sociedade contemporânea, a influência da tecnologia é onipresente, especialmente no
campo da educação, onde tem revolucionado os métodos de alfabetização precoce.
Diante da necessidade de compreender melhor esse papel, esta pesquisa tem como
objetivo geral o de analisar as tecnologias empregadas no processo de alfabetização nos
anos iniciais do ensino fundamental, buscando extrair informações de estudos
acadêmicos recentes. Especificamente, pretende-se identificar as principais tecnologias
adotadas; descrever as intervenções de alfabetização aprimoradas pela tecnologia na
melhoria das habilidades de leitura e escrita entre alunos dos primeiros anos do ensino
fundamental e verificar o impacto das intervenções das tecnologias na alfabetização nos
primeiros anos do ensino básico. A metodologia adotada para este estudo é uma revisão
sistemática da literatura, escolhida por sua abordagem rigorosa e abrangente para
sintetizar os resultados da pesquisa existente. Esse método permite um exame
estruturado e transparente de uma ampla gama de literatura acadêmica, garantindo a
inclusão de evidências de alta qualidade e minimizando vieses por meio de critérios de
inclusão e exclusão predefinidos. Na pesquisa, constatou-se que as tecnologias digitais
desempenham um papel crucial no apoio à alfabetização precoce. O uso de jogos digitais,
plataformas de leitura e outras ferramentas tecnológicas aumentam o envolvimento e a
motivação dos alunos, promovendo sua autonomia na aprendizagem. Além disso, foi
observada uma necessidade crescente de ambientes educacionais flexíveis,
especialmente destacadas durante a pandemia da COVID-19, onde o ensino à distância
tornou-se essencial. A integração precoce de competências de literacia digital junto com
as tradicionais prepara os alunos para os desafios da era digital. Afim de que a pesquisa
ganhasse embasamento teórico, a presente pesquisa conta a presença de alguns
autores como: Santos (2018), Almeida (2000), Alexandre (2017), Pretto (2008), Andrade
(2011), Piaget (1990), Silva (2019), Queiroz; Filho (2019), Blandino (2016), dentre outros.
Em síntese, a pesquisa destaca o papel essencial das tecnologias digitais na
alfabetização precoce, impulsionando o envolvimento e a autonomia dos alunos. Diante
da crescente importância da literacia digital, é fundamental integrar habilidades
tecnológicas desde os estágios iniciais da educação para preparar os alunos para os
desafios do mundo moderno. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O uso da tecnologia no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-18 |
|
dc.description.abstract |
In contemporary society, the influence of technology is omnipresent, especially in the field
of education, where it has revolutionized early literacy methods. Given the need to better
understand this role, this research has the general objective of analyzing the technologies
used in the literacy process in the early years of primary education, seeking to extract
information from recent academic studies. Specifically, it aims to identify the main
technologies adopted; describe the literacy interventions enhanced by technology in
improving reading and writing skills among students in the early years of primary
education; and verify the impact of technology interventions on literacy in the early years of
primary education. The methodology adopted for this study is a systematic literature
review, chosen for its rigorous and comprehensive approach to synthesizing the results of
existing research. This method allows for a structured and transparent examination of a
wide range of academic literature, ensuring the inclusion of high-quality evidence and
minimizing biases through predefined inclusion and exclusion criteria. In the research, it
was found that digital technologies play a crucial role in supporting early literacy. The use
of digital games, reading platforms and other technological tools increases student
engagement and motivation, promoting their autonomy in learning. In addition, there has
been a growing need for flexible educational environments, especially during the COVID-
19 pandemic, where distance learning has become essential. Early integration of digital
literacy skills alongside traditional ones prepares students for the challenges of the digital
age. In order for the research to gain theoretical basis, this research has the presence of
some authors such as: Santos (2018), Almeida (2000), Alexandre (2017), Pretto (2008),
Andrade (2011), Piaget (1990), Silva (2019), Queiroz; Filho (2019), Blandino (2016)
among others. In summary, the research highlights the essential role of digital
technologies in early literacy, boosting student engagement and autonomy. Given the
growing importance of digital literacy, it is essential to integrate technological skills from
the early stages of education to prepare students for the challenges of the modern world. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41284 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-25T12:29:34Z |
|
dc.date.available |
2024-03-25 |
|
dc.date.available |
2025-03-25T12:29:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - tecnologias pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Education and technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Technological innovations |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education - pedagogical technologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
JERÔNIMO, Jessé de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of technology in the literacy process in the initial years of elementary school. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
JERÔNINO, Jessé de Souza. O uso da tecnologia no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |