DSpace/Manakin Repository

O uso da tecnologia no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID JERONIMO, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8762451983775215 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 LEAL, Jéssica Amiraldo Alves da.
dc.description.resumo Na sociedade contemporânea, a influência da tecnologia é onipresente, especialmente no campo da educação, onde tem revolucionado os métodos de alfabetização precoce. Diante da necessidade de compreender melhor esse papel, esta pesquisa tem como objetivo geral o de analisar as tecnologias empregadas no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando extrair informações de estudos acadêmicos recentes. Especificamente, pretende-se identificar as principais tecnologias adotadas; descrever as intervenções de alfabetização aprimoradas pela tecnologia na melhoria das habilidades de leitura e escrita entre alunos dos primeiros anos do ensino fundamental e verificar o impacto das intervenções das tecnologias na alfabetização nos primeiros anos do ensino básico. A metodologia adotada para este estudo é uma revisão sistemática da literatura, escolhida por sua abordagem rigorosa e abrangente para sintetizar os resultados da pesquisa existente. Esse método permite um exame estruturado e transparente de uma ampla gama de literatura acadêmica, garantindo a inclusão de evidências de alta qualidade e minimizando vieses por meio de critérios de inclusão e exclusão predefinidos. Na pesquisa, constatou-se que as tecnologias digitais desempenham um papel crucial no apoio à alfabetização precoce. O uso de jogos digitais, plataformas de leitura e outras ferramentas tecnológicas aumentam o envolvimento e a motivação dos alunos, promovendo sua autonomia na aprendizagem. Além disso, foi observada uma necessidade crescente de ambientes educacionais flexíveis, especialmente destacadas durante a pandemia da COVID-19, onde o ensino à distância tornou-se essencial. A integração precoce de competências de literacia digital junto com as tradicionais prepara os alunos para os desafios da era digital. Afim de que a pesquisa ganhasse embasamento teórico, a presente pesquisa conta a presença de alguns autores como: Santos (2018), Almeida (2000), Alexandre (2017), Pretto (2008), Andrade (2011), Piaget (1990), Silva (2019), Queiroz; Filho (2019), Blandino (2016), dentre outros. Em síntese, a pesquisa destaca o papel essencial das tecnologias digitais na alfabetização precoce, impulsionando o envolvimento e a autonomia dos alunos. Diante da crescente importância da literacia digital, é fundamental integrar habilidades tecnológicas desde os estágios iniciais da educação para preparar os alunos para os desafios do mundo moderno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O uso da tecnologia no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-18
dc.description.abstract In contemporary society, the influence of technology is omnipresent, especially in the field of education, where it has revolutionized early literacy methods. Given the need to better understand this role, this research has the general objective of analyzing the technologies used in the literacy process in the early years of primary education, seeking to extract information from recent academic studies. Specifically, it aims to identify the main technologies adopted; describe the literacy interventions enhanced by technology in improving reading and writing skills among students in the early years of primary education; and verify the impact of technology interventions on literacy in the early years of primary education. The methodology adopted for this study is a systematic literature review, chosen for its rigorous and comprehensive approach to synthesizing the results of existing research. This method allows for a structured and transparent examination of a wide range of academic literature, ensuring the inclusion of high-quality evidence and minimizing biases through predefined inclusion and exclusion criteria. In the research, it was found that digital technologies play a crucial role in supporting early literacy. The use of digital games, reading platforms and other technological tools increases student engagement and motivation, promoting their autonomy in learning. In addition, there has been a growing need for flexible educational environments, especially during the COVID- 19 pandemic, where distance learning has become essential. Early integration of digital literacy skills alongside traditional ones prepares students for the challenges of the digital age. In order for the research to gain theoretical basis, this research has the presence of some authors such as: Santos (2018), Almeida (2000), Alexandre (2017), Pretto (2008), Andrade (2011), Piaget (1990), Silva (2019), Queiroz; Filho (2019), Blandino (2016) among others. In summary, the research highlights the essential role of digital technologies in early literacy, boosting student engagement and autonomy. Given the growing importance of digital literacy, it is essential to integrate technological skills from the early stages of education to prepare students for the challenges of the modern world. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41284
dc.date.accessioned 2025-03-25T12:29:34Z
dc.date.available 2024-03-25
dc.date.available 2025-03-25T12:29:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação e tecnologias pt_BR
dc.subject Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - tecnologias pedagógicas pt_BR
dc.subject Education and technologies pt_BR
dc.subject Technological innovations pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Elementary education - pedagogical technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator JERÔNIMO, Jessé de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of technology in the literacy process in the initial years of elementary school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation JERÔNINO, Jessé de Souza. O uso da tecnologia no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta