dc.creator.ID |
PEREIRA, J. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2109103008987572 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTIAGO, Stella M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO , Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE, Simone Joaquim. |
|
dc.description.resumo |
O tema deste estudo, A compreensão do racismo e de práticas antirracistas por uma educadora da
educação infantil de uma escola pública municipal de Cajazeiras/PB, surge das minhas vivências
profissionais trabalhando com Políticas Públicas na Secretaria de Políticas Públicas para as
Mulheres, mais especificamente, no departamento da Gerência Municipal da Igualdade Racial do
município de Cajazeiras-PB, no qual estou atualmente como Diretor de Gerência Municipal da
Igualdade Racial, de onde me questiono todos os dias, é possível uma educação sem racismo? O
presente estudo tem como objetivo central analisar se há a compreensão do racismo no ambiente
escolar desde a educação infantil, por parte de uma educadora deste recorte educacional, de uma
escola municipal de Cajazeiras/PB, e se há a compreensão da necessidade de agir
educacionalmente a partir de práticas antirracistas. O estudo foi realizado na Escola Pública
Municipal do município de Cajazeiras/PB. Com a finalidade de abranger todos os objetivos
propostos no estudo, definiu-se realizar o estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa e
mediada pela metodologia científica de estudo de campo, guiada pelo instrumento de coleta de
dados do tipo questionário, com seis questões. A análise e a discussão dos dados aqui apresentados
visam promover uma reflexão crítica acerca do tema e provocar um olhar formativo por parte das
esferas governamentais, quanto aos seus profissionais da educação, em especial, professores/as,
da educação infantil, como ambiente base de formação cidadã. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A compreensão do racismo e de práticas antirracistas por uma educadora da educação infantil de uma Escola Pública Municipal de Cajazeiras/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11 |
|
dc.description.abstract |
The subject of this study, The understanding of racism and anti-racist practices by a kindergarten
teacher in a municipal public school in Cajazeiras/PB, arises from my professional experiences
working with Public Policies in the Secretariat of Public Policies for Women, more specifically,
in the department of Municipal Management of Racial Equality in the municipality of Cajazeiras-
PB, where I am currently Director of Municipal Management of Racial Equality, from where I
ask myself every day, is it possible to have an education without racism? The central objective of
this study is to analyze whether there is an understanding of racism in the school environment
from early childhood education onwards, on the part of an educator from this educational sector,
from a municipal school in Cajazeiras/PB, and whether there is an understanding of the need to
act educationally based on anti-racist practices. The study was carried out at a municipal public
school in the municipality of Cajazeiras/PB. In order to cover all the objectives proposed in the
study, it was decided to carry out a descriptive study with a qualitative approach and mediated by
the scientific methodology of a field study, guided by a questionnaire-type data collection
instrument with six questions. The analysis and discussion of the data presented here aims to
promote a critical reflection on the subject and provoke a formative look on the part of the
government at its education professionals, especially early childhood education teachers, as the
basic environment for citizen training. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41288 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-25T13:04:07Z |
|
dc.date.available |
2024-03-25 |
|
dc.date.available |
2025-03-25T13:04:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação antirracista |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão do racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educadora - Práticas antirracistas |
pt_BR |
dc.subject |
Formação cidadã |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil - Cajazeiras - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Discriminação Étnico - racial |
pt_BR |
dc.subject |
Anti-racist education |
pt_BR |
dc.subject |
Understanding racism |
pt_BR |
dc.subject |
Educator - Anti-racist practices |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship training |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial discrimination |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA , Jusciê Alves |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The understanding of racism and anti-racist practices by an early childhood educator at a Municipal Public School in Cajazeiras/PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Jusciê Alves. A compreensão do racismo e de práticas antirracistas por uma educadora da educação infantil de uma Escola Pública Municipal de Cajazeiras/PB. 2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |