Dépôt DSpace/Manakin

A compreensão do racismo e de práticas antirracistas por uma educadora da educação infantil de uma Escola Pública Municipal de Cajazeiras/PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID PEREIRA, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2109103008987572 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SANTIAGO, Stella M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO , Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Simone Joaquim.
dc.description.resumo O tema deste estudo, A compreensão do racismo e de práticas antirracistas por uma educadora da educação infantil de uma escola pública municipal de Cajazeiras/PB, surge das minhas vivências profissionais trabalhando com Políticas Públicas na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, mais especificamente, no departamento da Gerência Municipal da Igualdade Racial do município de Cajazeiras-PB, no qual estou atualmente como Diretor de Gerência Municipal da Igualdade Racial, de onde me questiono todos os dias, é possível uma educação sem racismo? O presente estudo tem como objetivo central analisar se há a compreensão do racismo no ambiente escolar desde a educação infantil, por parte de uma educadora deste recorte educacional, de uma escola municipal de Cajazeiras/PB, e se há a compreensão da necessidade de agir educacionalmente a partir de práticas antirracistas. O estudo foi realizado na Escola Pública Municipal do município de Cajazeiras/PB. Com a finalidade de abranger todos os objetivos propostos no estudo, definiu-se realizar o estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa e mediada pela metodologia científica de estudo de campo, guiada pelo instrumento de coleta de dados do tipo questionário, com seis questões. A análise e a discussão dos dados aqui apresentados visam promover uma reflexão crítica acerca do tema e provocar um olhar formativo por parte das esferas governamentais, quanto aos seus profissionais da educação, em especial, professores/as, da educação infantil, como ambiente base de formação cidadã. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A compreensão do racismo e de práticas antirracistas por uma educadora da educação infantil de uma Escola Pública Municipal de Cajazeiras/PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11
dc.description.abstract The subject of this study, The understanding of racism and anti-racist practices by a kindergarten teacher in a municipal public school in Cajazeiras/PB, arises from my professional experiences working with Public Policies in the Secretariat of Public Policies for Women, more specifically, in the department of Municipal Management of Racial Equality in the municipality of Cajazeiras- PB, where I am currently Director of Municipal Management of Racial Equality, from where I ask myself every day, is it possible to have an education without racism? The central objective of this study is to analyze whether there is an understanding of racism in the school environment from early childhood education onwards, on the part of an educator from this educational sector, from a municipal school in Cajazeiras/PB, and whether there is an understanding of the need to act educationally based on anti-racist practices. The study was carried out at a municipal public school in the municipality of Cajazeiras/PB. In order to cover all the objectives proposed in the study, it was decided to carry out a descriptive study with a qualitative approach and mediated by the scientific methodology of a field study, guided by a questionnaire-type data collection instrument with six questions. The analysis and discussion of the data presented here aims to promote a critical reflection on the subject and provoke a formative look on the part of the government at its education professionals, especially early childhood education teachers, as the basic environment for citizen training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41288
dc.date.accessioned 2025-03-25T13:04:07Z
dc.date.available 2024-03-25
dc.date.available 2025-03-25T13:04:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação antirracista pt_BR
dc.subject Compreensão do racismo pt_BR
dc.subject Educadora - Práticas antirracistas pt_BR
dc.subject Formação cidadã pt_BR
dc.subject Educação infantil - Cajazeiras - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Discriminação Étnico - racial pt_BR
dc.subject Anti-racist education pt_BR
dc.subject Understanding racism pt_BR
dc.subject Educator - Anti-racist practices pt_BR
dc.subject Citizenship training pt_BR
dc.subject Early childhood education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Ethnic-racial discrimination pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA , Jusciê Alves
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The understanding of racism and anti-racist practices by an early childhood educator at a Municipal Public School in Cajazeiras/PB. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Jusciê Alves. A compreensão do racismo e de práticas antirracistas por uma educadora da educação infantil de uma Escola Pública Municipal de Cajazeiras/PB. 2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte