dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Elri Bandeira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, E. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Manoel Freire. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa tem como finalidade investigar a prática do ensino de literatura
na escola pública, especificamente no ensino fundamental II, na perspectiva da
Teoria da Estética da Recepção em Hans Robert Jauss que, essencialmente, afirma
a historicidade das obras literárias e a condição de mensurar sua qualidade a partir
da recepção que os leitores têm dela. Neste sentido, referimo-nos inicialmente a
Aristóteles a partir do fenômeno da catarse, a fenomenologia hermenêutica a partir
das contribuições de Schleiermacher, Husserl e Heidegger, a Teoria da Recepção de Jauss e
finalmente elaboramos uma proposta de intervenção a partir do Método Recepcional de
Bordini e Aguiar (1993). Assim sendo, este estudo tem o propósito de investigar quais
são os caminhos trilhados para que se encaminhe e se desenvolva o letramento
literário dos alunos e, por esta razão, discutimos a finalidade da literatura e,
sobretudo, o conceito de letramento literário à luz da Teoria da Estética da
Recepção como horizonte teórico, que possibilita de modo instigador e eficiente o
processo contínuo do letramento literário. A pesquisa tem um caráter bibliográfico,
mediante a seleção e leitura de textos que abordam os assuntos concernentes ao
estudo. Os principais autores balizadores desta fundamentação teórica são: Marisa
Lajolo (2007), João Wanderley Geraldi (2006), Vicent Jouve (2012), Rildo Cosson
(2006/2015), Magda Soares (2000/2001), Angela Kleiman (2005), Hans Robert
Jauss (1993), Regina Zilberman (1989/2006), Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira
Aguiar (1993). Como consequência desta pesquisa produzimos um material no
formato de sequência didática, baseada no Método Recepcional desenvolvido por
Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar, cujo objetivo é ampliar o horizonte de
expectativa do aluno do ensino fundamental II em ralação à leitura literária e, deste
modo, encaminhá-lo ao letramento literário. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to investigate the practice of literature teaching in public schools,
especially in elementary school II, from the perspective of Reception Aesthetic
Theory in Hans Robert Jauss that essentially affirms the historicity of literary works
and the condition of measuring quality from the reception that readers have it. In this
sense, refers initially to Aristotle from the catharsis phenomenon, hermeneutic
phenomenology from the contributions of Schleiermacher, Husserl and Heidegger,
the Theory of Reception Jauss and finally draws up a proposal for intervention from
Recepcional of Bordini method and Aguiar (1993). Therefore, this research aims to
investigate what are the paths to which forward and develop the literary literacy of
students and, therefore, discusses the purpose of literature and, above all, the
concept of literary literacy in the light of theory of Aesthetics of Reception as a new
theoretical horizon that enables instigator and effectively the ongoing process of
literary literacy. The survey has a bibliographic, by selecting and reading texts that
address the issues concerning the study. The main benchmarks authors of this
theoretical foundation are: Marisa Lajolo (2007), John Wanderley Geraldi (2006),
Vincent Jouve (2012), Rildo Cosson (2006-2015), Magda Soares (2000-2001),
Angela Kleiman (2005) Hans Robert Jauss (1993), Regina Zilberman (1989/2006),
Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira Aguiar (1993). As a result of this research
produced a material in a didactic sequence format, based on Recepcional method
developed by Maria da Bordini Gloria and Vera Teixeira Aguiar, whose goal is to
expand the horizon of expectation of elementary school II student to in connection to
literary reading and therefore refer you to the literary literacy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4128 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-04T17:50:35Z |
|
dc.date.available |
2019-06-04 |
|
dc.date.available |
2019-06-04T17:50:35Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Estética da recepção |
pt_BR |
dc.subject |
Literary literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Aesthetics of reception |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FEITOSA, Wilka Morais. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literary reading in the 9th grade of elementary school in light of the aesthetics of reception. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FEITOSA, Wilka Morais. A leitura literária no 9° ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016. |
pt_BR |