DSpace/Manakin Repository

A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Manoel Freire.
dc.contributor.referee2 FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer.
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como finalidade investigar a prática do ensino de literatura na escola pública, especificamente no ensino fundamental II, na perspectiva da Teoria da Estética da Recepção em Hans Robert Jauss que, essencialmente, afirma a historicidade das obras literárias e a condição de mensurar sua qualidade a partir da recepção que os leitores têm dela. Neste sentido, referimo-nos inicialmente a Aristóteles a partir do fenômeno da catarse, a fenomenologia hermenêutica a partir das contribuições de Schleiermacher, Husserl e Heidegger, a Teoria da Recepção de Jauss e finalmente elaboramos uma proposta de intervenção a partir do Método Recepcional de Bordini e Aguiar (1993). Assim sendo, este estudo tem o propósito de investigar quais são os caminhos trilhados para que se encaminhe e se desenvolva o letramento literário dos alunos e, por esta razão, discutimos a finalidade da literatura e, sobretudo, o conceito de letramento literário à luz da Teoria da Estética da Recepção como horizonte teórico, que possibilita de modo instigador e eficiente o processo contínuo do letramento literário. A pesquisa tem um caráter bibliográfico, mediante a seleção e leitura de textos que abordam os assuntos concernentes ao estudo. Os principais autores balizadores desta fundamentação teórica são: Marisa Lajolo (2007), João Wanderley Geraldi (2006), Vicent Jouve (2012), Rildo Cosson (2006/2015), Magda Soares (2000/2001), Angela Kleiman (2005), Hans Robert Jauss (1993), Regina Zilberman (1989/2006), Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993). Como consequência desta pesquisa produzimos um material no formato de sequência didática, baseada no Método Recepcional desenvolvido por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar, cujo objetivo é ampliar o horizonte de expectativa do aluno do ensino fundamental II em ralação à leitura literária e, deste modo, encaminhá-lo ao letramento literário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This research aims to investigate the practice of literature teaching in public schools, especially in elementary school II, from the perspective of Reception Aesthetic Theory in Hans Robert Jauss that essentially affirms the historicity of literary works and the condition of measuring quality from the reception that readers have it. In this sense, refers initially to Aristotle from the catharsis phenomenon, hermeneutic phenomenology from the contributions of Schleiermacher, Husserl and Heidegger, the Theory of Reception Jauss and finally draws up a proposal for intervention from Recepcional of Bordini method and Aguiar (1993). Therefore, this research aims to investigate what are the paths to which forward and develop the literary literacy of students and, therefore, discusses the purpose of literature and, above all, the concept of literary literacy in the light of theory of Aesthetics of Reception as a new theoretical horizon that enables instigator and effectively the ongoing process of literary literacy. The survey has a bibliographic, by selecting and reading texts that address the issues concerning the study. The main benchmarks authors of this theoretical foundation are: Marisa Lajolo (2007), John Wanderley Geraldi (2006), Vincent Jouve (2012), Rildo Cosson (2006-2015), Magda Soares (2000-2001), Angela Kleiman (2005) Hans Robert Jauss (1993), Regina Zilberman (1989/2006), Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira Aguiar (1993). As a result of this research produced a material in a didactic sequence format, based on Recepcional method developed by Maria da Bordini Gloria and Vera Teixeira Aguiar, whose goal is to expand the horizon of expectation of elementary school II student to in connection to literary reading and therefore refer you to the literary literacy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4128
dc.date.accessioned 2019-06-04T17:50:35Z
dc.date.available 2019-06-04
dc.date.available 2019-06-04T17:50:35Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Estética da recepção pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Aesthetics of reception pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FEITOSA, Wilka Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literary reading in the 9th grade of elementary school in light of the aesthetics of reception. pt_BR
dc.identifier.citation FEITOSA, Wilka Morais. A leitura literária no 9° ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta