Repositorio Dspace/Manakin

Estratégias didático-metodológicas no ensino remoto de química do sistema prisional em São João do Peixe - PB. PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID AMADOR, R. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2006984929727065 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.contributor.referee2 BRAGA, Francisco Carneiro.
dc.description.resumo Após a suspensão das aulas presenciais decorrente da pandemia da COVID-19, efetivou-se a educação na modalidade remota para população em privação de liberdade por meio do regime especial de ensino. A corrente escrita objetiva entender as estratégias didático-metodológicas no ensino remoto de química do sistema prisional. A pesquisa foi fundamentada e estruturada através de questionamentos reflexivos, objetivos e subjetivos, dirigidos aos alunos da E. E. E. F. M. Ariano Vilar Suassuna na Cadeia Pública da cidade de São João do Rio do Peixe-PB, em duas etapas, primeiramente sobre a categoria presencial de ensino e posteriormente a modalidade remota adotada para os detentos. As informações apresentaram uma preferência por experiências visuais no ensino, destacando um ponto positivo para as aulas presenciais e negativo para a modalidade remota. Sobre outras possibilidades para a docência, os estudantes apontam que diante da situação atual, o ensino em regime especial destaca-se como única forma possível nas unidades, ressaltando a insatisfação na aprendizagem, entre outras análises. Reflexões sobre atividades educacionais viáveis para estudo da química foram apontadas. A vivência no cárcere tem suas implicações no desenvolvimento dos indivíduos, havendo um único caminho para a ressocialização, a educação que encoraja, acolhe e liberta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Estratégias didático-metodológicas no ensino remoto de química do sistema prisional em São João do Peixe - PB. PB. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-15
dc.description.abstract After the suspension of face to face classes due to the pandemic of COVID-19, education in the e-learning modality for the population in prison through the special education regime was put into effect. The current writing aims to understand the didactic-methodological strategies in the remote teaching of chemistry in the prison system. The research was grounded and structured through reflective, objective and subjective questioning, directed to the students of the E. E. F. M. Ariano Vilar Suassuna in the Public Prison of the city of São João do Rio do Peixe-PB, in two stages, firstly about the classroom category of teaching and later the remote modality adopted for the inmates. The information presented a preference for visual experiences in teaching, highlighting a positive point for face-to-face classes and negative for the remote modality. About other possibilities for teaching, the students point out that facing the current situation, teaching in special regime stands out as the only possible way in the units, highlighting the dissatisfaction in learning, among other analyses. Reflections on feasible educational activities for the study of chemistry were pointed out. The experience in prison has its implications on the development of individuals, and there is only one path to resocialization, the education that encourages, welcomes and frees. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41292
dc.date.accessioned 2025-03-25T13:44:27Z
dc.date.available 2025-03-25
dc.date.available 2025-03-25T13:44:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - Ensino pt_BR
dc.subject Regime especial de ensino pt_BR
dc.subject Privação de liberdade pt_BR
dc.subject Sistema prisional pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Chemistry - Teaching pt_BR
dc.subject Special teaching regime pt_BR
dc.subject Deprivation of liberty pt_BR
dc.subject Prison system pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AMADOR, Raiany Braga.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic-methodological strategies in remote teaching of chemistry in the prison system in São João do Peixe - PB. pt_BR
dc.identifier.citation AMADOR, Raiany Braga. Estratégias didático-metodológicas no ensino de química do sistema prisional em São João do Rio do Peixe - PB. 2021. 34f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta