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Desenvolvimento da argumentatividade através do ensino da escrita de artigos de opinião: uma pedagógica para o 9º do ensino fundamental.

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dc.creator.ID ESTRELA, O. M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5305546689029590 pt_BR
dc.contributor.advisor1 UCHOA, Sayonara Abrantes de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID UCHOA, Sayonara A. de Oliveira. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8483738213524765 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.referee2 CABRAL, Symara Abrantes Albuquerque de O.
dc.description.resumo A produção textual nas aulas de Língua Portuguesa tem sido motivo de discussão e reflexão por parte de professores preocupados com as dificuldades de aprendizagem em relação à habilidade de escrita evidenciadas pelos alunos. Partindo dessa perspectiva, este estudo objetiva implementar estratégias de ensino voltadas à produção textual argumentativa por meio do gênero textual artigo de opinião para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos da pesquisa envolvem a discussão de aspectos teóricos dos gêneros discursivos/textuais, da argumentação e do ensino de Língua Portuguesa em sala de aula; destaca a importância do gênero artigo de opinião à construção da argumentatividade em sala de aula e a apresentação de uma proposta de intervenção pedagógica organizada em forma de caderno didático para subsidiar professores de Língua Portuguesa no desenvolvimento da habilidade de produção textual argumentativa a partir do gênero textual artigo de opinião. A pesquisa centra-se nas contribuições da Linguística Textual e ancora-se nos estudos de Geraldi (2012), Antunes (2003;2009), Koch (2011), Koch e Elias (2016), Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Köche, Boff, Marinello (2014), Passarelli (2012), Menegassi (2010-2021-1998), Além da BNCC (BRASIL, 2018). Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, descritiva e segue os procedimentos da pesquisa-ação, com atividades diagnósticas, questionário, observação e análise dos textos produzidos. A análise dos resultados do estudo mostra avanços significativos na produção textual a partir da intervenção, visto que os alunos colaboradores, do nono ano, demonstraram, ao final da aplicação das oficinas, serem capazes de produzir textos atendendo às características do gênero argumentativo proposto, o artigo de opinião. Por fim, a pesquisa apresenta um caderno pedagógico com sete oficinas com atividades direcionadas à produção textual com base no artigo de opinião, com a finalidade de subsidiar os professores de Língua Portuguesa no processo de ensino da escrita argumentativa. Com isso, deseja-se ampliar as possibilidades do trabalho com a escrita para desenvolver competências que capacitem os alunos para interagir socialmente por meio da linguagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Desenvolvimento da argumentatividade através do ensino da escrita de artigos de opinião: uma pedagógica para o 9º do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-27
dc.description.abstract Text production in the Portuguese language classes, has been a reason for discussion and reflection by teachers concerned about learning difficulties in relation to writing skills demonstrated by students. From this perspective, this study aims to implement teaching strategies aimed at argumentative textual production through the textual genre of opinion article for students in the 9th year of Elementary School. The specific objectives of the research involve the discussion of theoretical aspects of discursive/textual genres, argumentation and teaching Portuguese in the classroom; highlights the importance of the opinion article genre to the construction of argumentativeness in the classroom and the presentation of a pedagogical intervention proposal organized in the form of a textbook to support Portuguese language teachers in developing the ability to produce argumentative textual content from the textual genre opinion article. The research focuses on the contributions of Textual Linguistics and is anchored in the studies of Geraldi (2012), Antunes (2003;2009), Koch (2011), Koch (2016), Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Köche, Boff, Marinello (2014), Passarelli (2012), Menegassi (2010-2021-1998), in addition to the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018). This is an applied, qualitative, exploratory, descriptive research and follows action research procedures, with diagnostic activities, questionnaire, observation and analysis of the texts produced. The analysis of the results of the study shows significant advances in textual production based on the intervention, since the collaborating students, from the ninth year, demonstrated, at the end of the workshops, that they were capable of producing texts meeting the characteristics of the proposed argumentative genre, the opinion article. Finally, the research presents a pedagogical notebook with seven workshops with activities aimed at textual production based on opinion articles, with the purpose of supporting Portuguese language teachers in the process of teaching argumentative writing. With this, it is desired to expand the possibilities of working with writing to develop skills that enable students to interact socially through language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41411
dc.date.accessioned 2025-03-31T14:59:01Z
dc.date.available 2025-03-31
dc.date.available 2025-03-31T14:59:01Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Produção textual argumentativa pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Ensino fundamental 9º ano pt_BR
dc.subject Text production pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Argumentative textual production pt_BR
dc.subject Text genre pt_BR
dc.subject Elementary school 9th ​​grade pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESTRELA, Orfélia Maria da Conceição.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development of argumentativeness through teaching how to write opinion articles: a pedagogical approach for 9th grade elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation ESTRELA, Orfélia Maria da Conceição. Desenvolvimento da argumentatividade através do ensino da escrita de artigos de opinião: uma proposta pedagógica para o 9º ano do ensino fundamental. 2024. 157f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024. pt_BR


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