dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS , Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
|
dc.description.resumo |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional que visa oferecer
oportunidades de aprendizado a indivíduos que não completaram a educação básica na idade
convencional. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) cujo título é: “Do saber da
experiência às ferramentas digitais: Desafios e oportunidades com a tecnologia para a
escolarização de jovens e adultos”, concentra-se na percepção e análise das oportunidades e
desafios da integração de tecnologias na EJA. A pesquisa foi conduzida em uma escola
municipal localizada em São João do Rio do Peixe, Paraíba, tem como objetivo geral analisar
como a integração das tecnologias na EJA pode proporcionar oportunidades educacionais na
aprendizagem e contribuir na superação dos desafios do analfabetismo digital, e como
objetivos específicos identificar as oportunidades educacionais proporcionadas pela utilização
da tecnologia na EJA; apontar os desafios do analfabetismo digital para os alunos da EJA;
descrever a percepção do professor acerca do analfabetismo digital na EJA e perceber a
contribuição para as oportunidades abrangentes a partir da utilização das tecnologias digitais.
Os referenciais teóricos que sustentaram a pesquisa foram a História da EJA e as Tecnologias
na educação. Como metodologia, a pesquisa é de abordagem qualitativa, tem como objetivo
ser de caráter descritivo analítico, do tipo pesquisa de campo e análise documental. No
instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com os professores e uma
entrevista semiestruturada com os alunos. O documento analisado foi o Projeto Político
Pedagógico (PPP) da escola, na cidade selecionada. Os resultados da pesquisa apontam
desafios quanto a integração das tecnologias no ensino, por meio da falta de familiaridade e
espaços tecnológicos. Os sujeitos compreendem a inclusão das tecnologias como uma
ferramenta que pode contribuir para oportunidades educacionais. Portanto, concluímos que
este trabalho é de grande relevância para o sistema educacional brasileiro, contribuindo para o
desenvolvimento de um olhar crítico sobre a educação e as políticas públicas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Do saber da experiência às ferramentas digitais: desafios e oportunidades com a tecnologia para a escolarização de jovens e adultos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-13 |
|
dc.description.abstract |
Youth and Adult Education (EJA) is an educational modality that aims to offer learning
opportunities to individuals who did not complete basic education at the conventional age.
This final course work (TCC), whose title is: “From knowledge of experience to digital tools:
Challenges and opportunities with technology for the education of youth and adults”, focuses
on the perception and analysis of the opportunities and challenges of integrating technologies
in EJA. The research was conducted in a municipal school located in São João do Rio do
Peixe, Paraíba, and has as its general objective to analyze how the integration of technologies
in EJA can provide educational opportunities in learning and contribute to overcoming the
challenges of digital illiteracy, and as specific objectives to identify the educational
opportunities provided by the use of technology in EJA; Point out the challenges of digital
illiteracy for EJA students; Describe the teacher's perception of digital illiteracy in EJA and
Perceive the contribution to comprehensive opportunities from the use of digital technologies.
The theoretical references that will support the research will be the History of EJA and
Technologies in education. The research methodology is qualitative and aims to be descriptive
analytical character, the type of field research and document analysis. In the data collection
instrument, we use a questionnaire with teachers and a semi – structured interview with
students. The document analyzed was the Political Pedagogical Project (PPP) of the school in
the selected city. The research results point out challenges regarding the integration of
technologies in education, through lack of familiarity and technological spaces. The subjects
understand the inclusion of technologies as a tool that can contribute to educational
opportunities. Therefore, we conclude that this work is of great relevance to the Brazilian
educational system, contributing to the development of a critical look at education and public
policies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41429 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-01T13:08:50Z |
|
dc.date.available |
2025-04-01 |
|
dc.date.available |
2025-04-01T13:08:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Integração de Tecnologias - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - São João do Rio do Peixe - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Analfabetismo digital |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem digital |
pt_BR |
dc.subject |
História da EJA - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Technology Integration - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education - São João do Rio do Peixe - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Digital illiteracy |
pt_BR |
dc.subject |
Digital Technologies - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Digital learning |
pt_BR |
dc.subject |
History of EJA - Brazil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Livia Katehusca Abrantes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From experiential knowledge to digital tools: challenges and opportunities with technology for the schooling of young people and adults. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Livia Katehusca Abrantes de. Do saber da experiência às ferramentas digitais: desafios e oportunidades com a tecnologia para a escolarização de jovens e adultos. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |