dc.creator.ID |
FREITAS, L. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1522645854281706 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como tema o adoecimento docente no contexto do neoliberalismo
brasileiro e como questão de estudo, a seguinte: como a performatividade neoliberal
produz o adoecimento docente? Seus objetivos são: compreender o adoecimento
docente no contexto da performatividade neoliberal; apontar as ações da
performatividade que produzem adoecimento docente; identificar os sintomas do
adoecimento docente no sujeito professor; descrever os efeitos do adoecimento
docente no seu trabalho. Os referenciais teóricos que sustentam esta investigação
são os conceitos Performatividade (Ball, 2005) e Neoliberalismo (Dardot; Laval
2016), (Foucault, 2008). Quanto à metodologia a pesquisa é de natureza básica,
tipificada como de abordagem qualitativa, bibliográfica, de caráter descritivo. As
fontes utilizadas são constituídas por trabalhos de conclusão de curso de graduação
(TCC) dentro de um recorte temporal dos anos 2020 a 2023, desenvolvidos e
apresentados em Cursos de Pedagogia. Para a análise dos dados utiliza a Análise
do Discurso, na perspectiva de Michel Foucault (Fischer, 2001). Os resultados da
pesquisa apontam que a performatividade produz adoecimento docente, culminando
em doenças psicossociais, ansiedade, depressão, altos níveis de estresse,
problemas osteomusculares, cardiovasculares, distúrbios da voz, a Síndrome de
Burnout e consequentemente o afastamento parcial ou total da profissão. Nas
considerações finais da pesquisa, apontamos que o afastamento do trabalho e a
medicalização nunca será a solução definitiva, não adianta tratar o problema se
continua permanecendo no ambiente e nas práticas que o adoeceu. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Performatividade e adoecimento docente no contexto Neoliberal. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-11 |
|
dc.description.abstract |
This research has like a theme the teacher illness on the Brazilian neoliberalism
context and like main question of study, the following: how does the neoliberal
performativity produces the teacher illness? Their main goals are: point out the
performativity actions that produce teacher illness; identify the symptoms of the
teacher illness on the teacher subject. The theoretical frameworks that that support
this investigation are the concepts Performativity (Ball, 2005) and Neoliberalism
(Dardot; Laval 2016), (Focault, 2008). Regarding the methodology, the research has
a basic nature, typified as a qualitative, bibliographical, of a descriptive nature. Data
sources consist of undergraduate dissertations (TCC) within a time frame from 2020
to 2023, developed and presented in Pedagogy courses. To data analyze its used
Discourse Analyses, from the perspective of Michel Foucault (Fischer, 2001). The
results on the research shows that performativity produces teacher illness, leading to
psychosocial disorders, anxiety, depression, high stress levels, musculoskeletal and
cardiovascular issues, voice disorders, Burnout Syndrome, and, consequently, partial
or total withdrawal from the profession. Total withdrawal from work and
medicalization will never be a definitive solution, there is no point in treating the
problem if you continue to remain in the environment and practices that made you
sick. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41430 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-01T13:23:40Z |
|
dc.date.available |
2025-04-01 |
|
dc.date.available |
2025-04-01T13:23:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Performatividade neoliberal |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Docência em Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Adoecimento docente |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberal performativity |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalism |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching in Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher illness |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Lucas Lisboa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Performativity and teacher illness in the Neoliberal context. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, Lucas Lisboa de. Performatividade e adoecimento docente no contexto Neoliberal. 2024. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |