dc.contributor.advisor1 |
DANTAS , Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA , Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
A Arte desempenha um papel essencial na escola para o desenvolvimento integral da
criança. As atividades artísticas produzidas em sala de aula contribuem para a
expressão corporal, além de desenvolver a percepção de espaço e tempo, por meio
das cantigas de rodas, desenhos ilustrativos sobre determinada temática, jogos
interativos e histórias da cultura popular. O presente trabalho tem como objetivo geral
o de compreender os benefícios da arte na Educação Infantil e as dificuldades que
surgem nesse processo. Para realização desse foram traçados os objetivos
específicos: analisar a importância da arte na Educação Infantil e identificar as
dificuldades encontradas para trabalhar a arte nessa primeira etapa do ensino. A
metodologia adotada para a realização do referido trabalho foi feita uma pesquisa
bibliográfica sobre a arte e a Educação Infantil, no banco de dados disponível na
página da Biblioteca do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal
de Campina Grande, na qual foi selecionado um trabalho de conclusão de curso que
trata das reflexões em torno da temática, presente no acervo dessa instituição. O
estudo analisado trouxe informações muito importantes para a compreensão, tais
como: a importância da arte para o desenvolvimento integral das crianças e da
importância da capacitação dos professores para lidar com essa temática, já que a
arte na educação desenvolve a criatividade, a cultura e a autonomia da criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Novos olhares para a arte na educação infantil: o desenho como foco. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-21 |
|
dc.description.abstract |
Art plays an essential role at school for the child's integral development. The artistic
activities produced in the classroom contribute to body expression, in addition to
developing the perception of space and time, through children's songs, illustrative
drawings on a specific theme, interactive games and stories from popular culture. The
general objective of this work is to understand the benefits of art in Early Childhood
Education and the difficulties that arise in this process. To this end, specific objectives
were outlined: to analyze the importance of art in Early Childhood Education and
identify the difficulties encountered in working with art in this first stage of teaching.
The methodology adopted to carry out this work was a bibliographical research on art
and Early Childhood Education, in the database available on the Library page of the
Teacher Training Center, at the Federal University of Campina Grande, in which a final
work was published. course that deals with reflections on the topic, present in the
collection of this institution. The analyzed study brought very important information for
understanding, such as: the importance of art for the integral development of children
and the importance of teacher training to deal with this topic, since art in education
develops creativity, culture and the child's autonomy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41434 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-01T13:47:21Z |
|
dc.date.available |
2025-04-01 |
|
dc.date.available |
2025-04-01T13:47:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Arte - educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Criança - desenvolvimento integral |
pt_BR |
dc.subject |
Atividade artística infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Arte - benefícios |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Art - early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Child - integral development |
pt_BR |
dc.subject |
Children's artistic activity |
pt_BR |
dc.subject |
Art - benefits |
pt_BR |
dc.subject |
Children's learning |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Design |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Maria Ângela da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
New perspectives on art in early childhood education: drawing as a focus. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Ângela da. Novos olhares para a arte na educação infantil: o desenho como foco. 2024. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |