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Educação ambiental contextualizada com alunos da rede pública de ensino de Poço José de Moura - PB: uma proposta de descolonização para a educação no semiárido.

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dc.creator.ID ROLIM, A. L. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5554927862610837 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FLORENTINO, Hugo da Silva.
dc.contributor.advisor1ID FLORENTINO, H. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6583258182459011 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.referee2 MACHADO, Myller Gomes.
dc.description.resumo Objetivou-se neste artigo analisar a percepção ambiental desenvolvendo aulas contextualizadas com alunos do 8º ano de uma escola pública em Poço de José de Moura – PB. Esta pesquisa foi realizada com 17 alunos do 8º ano do turno matutino da rede pública de ensino do município de Poço de José de Moura – PB. Adotado como método a abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa é do tipo descritiva e faz uso de estudo de caso, sendo os dados obtidos por meio de observação, da aplicação de questionários e realização de atividade interventiva. Os resultados indicam que os alunos possuem uma visão limitada sobre o semiárido brasileiro, mas que com a realização da educação contextualizada os mesmos podem apresentar melhorias em relação a convivência com SAB. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Meio Ambiente. pt_BR
dc.title Educação ambiental contextualizada com alunos da rede pública de ensino de Poço José de Moura - PB: uma proposta de descolonização para a educação no semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2019-10-31
dc.description.abstract The environmental perception aimed in this article to analyse developing classrooms contextualizadas with pupils of the 8th year of a public school in Well of José de Moura – PB. This inquiry was carried out with 17 pupils of the 8th year of the morning shift of the public net of teaching of the local authority of Well of José de Moura – PB. When the qualitative and quantitative approach was adopted like method, the inquiry is of the type descriptive and it does case study use, being the data obtained through observation, of the application of questionnaires and realization of activity interventiva. The results indicate that the pupils have a vision limited on the semiarid Brazilian, but that with the realization of the education contextualizada same improvements can present regarding familiarity with SAB. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41436
dc.date.accessioned 2025-04-01T14:42:01Z
dc.date.available 2025-04-01
dc.date.available 2025-04-01T14:42:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Semi-arid pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROLIM, Aywsca Leylane Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contextualized environmental education with students from the public school system in Poço José de Moura - PB: a decolonization proposal for education in the semi-arid region. pt_BR
dc.identifier.citation ROLIM, Aywsca Leylane Gonçalves. Educação ambiental contextualizada com alunos da rede pública de ensino de Poço José de Moura - PB: uma proposta de descolonização para a educação no semiárido. 2019. 36f. Artigo (Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento no Semiárido) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


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