dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE, Simone Joaquim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTE, S. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2607657605015925 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA , Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.description.resumo |
A literatura infantil é um recurso valioso na educação das crianças, além de favorecer
no desenvolvimento de aspectos linguísticos, cognitivos, sociais e emocionais,
desempenha grande influência no processo de construção identitária da criança, no
entendimento de si, do outro e do mundo. Esta pesquisa tem como objetivo geral
analisar as contribuições da literatura infantil no processo de construção da identidade
étnico-racial de crianças negras na educação infantil. E como objetivos específicos:
a) refletir sobre a importância da literatura infantil no processo de construção da
identidade étnico-racial das crianças negras na primeira infância; b) discutir sobre a
relevância da leitura de obras infantis com protagonistas negros na infância; c) apontar
o contexto da literatura étnico-racial no âmbito escolar a partir da lei 10.639/03; e d)
investigar as implicações das obras “O cabelo de Lelê” (Belém, 2007) e “Betina”
(Gomes, 2009) no processo de construção da identidade e autoestima das crianças
negras. Do ponto de vista científico, o presente estudo justifica-se pela pouca
abordagem de discussões e pesquisas acadêmicas acerca da temática das relações
étnico-raciais no Curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação do Centro
de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus
Cajazeiras/PB, bem como, pelo interesse e necessidade de refletir sobre a relevância
da literatura infantil na construção da identidade e autoestima das crianças negras.
Neste trabalho, buscou-se investigar a seguinte questão problematizadora: quais as
possíveis contribuições da literatura infantil no processo de construção da identidade
étnico-racial e autoestima de crianças negras na educação infantil? O caminho
metodológico escolhido foi a pesquisa documental, utilizando-se da abordagem
exploratória e qualitativa. Foram analisadas duas obras de literatura infantil: “O cabelo
de Lelê” (Belém, 2007) e “Betina” (Gomes, 2009). Os aportes teóricos utilizados foram
as concepções de Lajolo (2002), Abravamovich (2007), Coelho (2011), entre outros
que contribuíram de forma significativa nesta pesquisa. Os resultados apontam para
a importância da inserção de obras literárias protagonizadas por personagens negros,
pois assim como as personagens de Lelê e Betina que, além de protagonizarem as
histórias, obtiveram o reconhecimento de suas identidades negras representadas
pelos seus cabelos, compreendendo que fazem parte de um momento histórico de
ancestralidade, ou seja, os tipos de cabelos, suas formas, texturas, seus cabelos
fazem parte de uma estética ancestral afrodiaspórica, herdadas de negros e negras
que formam a pluralidade cultural do nosso país. Portanto, assim como as meninas
representadas nessas obras, almejamos que outras crianças também possam se
reconhecer de forma positiva em toda a sua potencialidade, e entender a história dos
povos negros por meio das obras literárias como contributivas para a construção das
identidades negras na educação infantil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A construção positiva da identidade negra na educação infantil: contribuições da literatura no processo de pertencimento étnico - racial. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-01 |
|
dc.description.abstract |
Children's literature is a valuable resource in children's education. In addition to helping
develop linguistic, cognitive, social and emotional aspects, it plays a major role in the process
of children's identity construction, in their understanding of themselves, others and the world.
The general objective of this research is to analyze the contributions of children's literature in
the process of constructing the ethnic-racial identity of black children in early childhood
education. The specific objectives are: a) to reflect on the importance of children's literature in
the process of constructing the ethnic-racial identity of black children in early childhood; b) to
discuss the relevance of reading children's works with black protagonists in childhood; c) to
point out the context of ethnic-racial literature in the school environment based on law
10.639/03; and d) to investigate the implications of the works “O cabelo de Lelê” (Belém, 2007)
and “Betina” (Gomes, 2009) in the process of constructing the identity and self-esteem of black
children. From a scientific point of view, this study is justified by the lack of discussion and
academic research on the theme of ethnic-racial relations in the Pedagogy Course of the
Academic Unit of Education of the Teacher Training Center of the Federal University of
Campina Grande, Cajazeiras/PB campus, as well as by the interest and need to reflect on the
relevance of children's literature in the construction of identity and self-esteem of black
children. In this work, we sought to investigate the following problematizing question: what are
the possible contributions of children's literature in the process of construction of ethnic-racial
identity and self-esteem of black children in early childhood education? The methodological
path chosen was documentary research, using an exploratory and qualitative approach. Two
works of children's literature were analyzed: “O cabelo de Lelê” (Belém, 2007) and “Betina”
(Gomes, 2009). The theoretical frameworks used were the concepts of Lajolo (2002),
Abravamovich (2007), Coelho (2011), among others, who contributed significantly to this
research. The results point to the importance of including literary works starring black
characters, as well as the characters of Lelê and Betina who, in addition to starring in the
stories, obtained recognition of their black identities represented by their hair, understanding
that they are part of a historical moment of ancestry, that is, the types of hair, their shapes,
textures, and their hair are part of an ancestral Afro-diasporic aesthetic, inherited from black
men and women who form the cultural plurality of our country. Therefore, just like the girls
represented in these works, we hope that other children can also recognize themselves in a
positive way in all their potential, and understand the history of black people through literary
works as contributors to the construction of black identities in early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41439 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-02T12:51:21Z |
|
dc.date.available |
2025-04-02 |
|
dc.date.available |
2025-04-02T12:51:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade ético- racial |
pt_BR |
dc.subject |
Infância - construção da identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade negra e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças negras |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial identity |
pt_BR |
dc.subject |
Childhood - construction of identity |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Black identity and education |
pt_BR |
dc.subject |
Black children |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAIS, Maria de Fátima Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The positive construction of black identity in early childhood education: contributions of literature in the process of ethnic-racial belonging. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAIS, Maria de Fátima Pereira de. A construção positiva da identidade negra na educação infantil: contribuições da literatura no processo de pertencimento étnico - racial. 2024. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |