dc.creator.ID |
SOUZA, M. J. F. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4254775299994992 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS , Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS , Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
LEAL, Jéssica Girlaine Guimarães. |
|
dc.description.resumo |
O papel do lúdico na inclusão de estudantes com autismo é um tema de crescente
relevância, dada sua capacidade de transformar práticas educacionais e promover
ambientes mais inclusivos. Este estudo teve como objetivo geral investigar o papel da
ludicidade na inclusão de alunos autistas, por meio da análise de estudos voltados para a
temática da ludicidade. Enquanto os objetivos específicos são verificar os diferentes tipos
de atividades lúdicas que auxiliam o aluno com TEA na escola; conhecer os benefícios
dessas atividades para a inclusão do aluno com TEA e compreender como as abordagens
lúdicas contribuem para a inclusão de alunos autistas em ambientes educacionais. A
pesquisa discute com autores como Vygotsky (1998), Piaget (2000) e Bruner (2008) sobre
o potencial da brincadeira na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças com TEA
e Cardoso (2019), Costa, (2015), Sousa e Silva (2022) trazem contribuições para a
compreensão do processo educacional de crianças com TEA. A metodologia empregada
no estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura, analisando os dados de
modo qualitativo com um quadro adaptado de Sampaio e Mancini (2007), esse quadro
exibe o corpus documental obtido pela Revisão Sistemática da Literatura. Os resultados
mostraram que práticas lúdicas, como brincadeiras estruturadas, jogos colaborativos,
atividades grupais e suportes visuais, promovem melhorias significativas em interações
sociais, habilidades comunicativas, engajamento e bem-estar geral dos alunos. Essas
práticas potencializam a inclusão no ambiente escolar e impulsionam o desenvolvimento
integral dos estudantes. Conclui-se que o lúdico é essencial na educação inclusiva para
alunos autistas, pois favorece o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas em
contextos colaborativos e empáticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O papel do lúdico na inclusão de estudantes com autismo: uma revisão sistemática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-18 |
|
dc.description.abstract |
The role of playfulness in the inclusion of students with autism is an increasingly relevant
topic, given its ability to transform educational practices and promote more inclusive
environments. This study's general objective was to analyze the role of playfulness in the
inclusion of autistic students by examining studies focused on the theme of playfulness.
The specific objectives included identifying different types of playful activities that assist
students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in school, analyzing the benefits of these
activities for the inclusion of students with ASD, and exploring how playful approaches
contribute to the inclusion of autistic students in educational settings. The research
engages with authors such as Vygotsky (1998), Piaget (2000), and Bruner (2008)
regarding the potential of play in the learning and development of children with ASD.
Additionally, contemporary contributions from Cardoso (2019), Costa (2015), and Sousa
and Silva (2022) offer insights into the educational process for children with ASD. The
methodology employed in this study consisted of a systematic literature review, analyzing
the data qualitatively using an adapted framework from Sampaio and Mancini (2007). The
results revealed that playful practices such as structured games, collaborative activities,
group dynamics, and visual supports significantly enhance students’ social interactions,
communication skills, engagement, and overall well-being. These practices foster inclusion
in the school environment and boost students’ holistic development. It is concluded that
playfulness is essential in inclusive education for autistic students, as it promotes the
development of social and cognitive skills in collaborative and empathetic contexts. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41441 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-02T13:06:38Z |
|
dc.date.available |
2025-04-02 |
|
dc.date.available |
2025-04-02T13:06:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades lúdicas - estudantes autistas |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Autism Spectrum Disorder |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.subject |
Playful activities - autistic students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Maria Jéssica Freitas Brito. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The role of play in the inclusion of students with autism: a systematic review. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Maria Jéssica Freitas Brito de. O papel do lúdico na inclusão de estudantes com autismo: uma revisão sistemática. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |