Repositorio Dspace/Manakin

Desafios do docente para a inclusão de crianças com TEA no ensino regular: uma amostra no município de Sousa – PB em 2024.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA , Erica Dantas da.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo Este trabalho aborda os desafios enfrentados pelos docentes para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular, considerando a formação docente, os recursos disponíveis para o suporte aos alunos com TEA e as dificuldades práticas da inclusão. Teve como objetivo geral: Investigar os principais desafios enfrentados pelos docentes na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no ensino regular. Para execução desse objetivo foram pensados os seguintes objetivos específicos: Averiguar como os professores percebem a inclusão de alunos com TEA na sala de aula regular; identificar os recursos utilizados pelos professores para a inclusão de alunos com TEA nas atividades da sala de aula; analisar como é realizada a formação dos professores para o desenvolvimento. A metodologia utilizada foi qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, realizadas com professoras de escolas púbicas do município de Sousa – PB, que trabalham com alunos com TEA, buscando explorar suas percepções e dificuldades. Os resultados mostram que a formação inicial é predominantemente teórica, sendo insuficiente para atender as demandas da prática inclusiva. A falta de apoio institucional e de recursos específicos também limita a as práticas inclusivas. Conclui-se que a inclusão de alunos com TEA exige maior articulação entre teoria e prática na formação docente, mais investimentos em apoio pedagógico especializado e um compromisso institucional para promover um ambiente inclusivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desafios do docente para a inclusão de crianças com TEA no ensino regular: uma amostra no município de Sousa – PB em 2024. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-11
dc.description.abstract This work addresses the challenges faced by teachers in the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular education, considering teacher training, available resources for inclusion, and practical difficulties of inclusion. The general objective was to investigate the main challenges faced by teachers in the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular education. To achieve this objective, the following specific objectives were outlined: to examine how teachers perceive the inclusion of students with ASD in regular classrooms; to identify the resources used by teachers for the inclusion of students with ASD in classroom activities; to analyze how teacher training is conducted for their development. The methodology used was qualitative, with semi-structured interviews conducted with teachers from public schools in the municipality of Sousa – PB, who work with students with ASD, seeking to explore their perceptions and difficulties. The results show that initial training is predominantly theoretical, being insufficient to meet the demands of inclusive practice. The lack of institutional support and specific resources also limits inclusive practices. It is concluded that the inclusion of students with ASD requires greater articulation between theory and practice in teacher training, more investments in specialized pedagogical support, and an institutional commitment to promoting an inclusive environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41443
dc.date.accessioned 2025-04-02T13:34:47Z
dc.date.available 2025-04-02
dc.date.available 2025-04-02T13:34:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Transtorno de Espectro Autista pt_BR
dc.subject Ensino – crianças autistas pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Trabalhos - crianças com TEA pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder pt_BR
dc.subject Teaching – autistic children pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Works - children with ASD pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Sunária Menezes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges for teachers in including children with ASD in regular education: a sample in the municipality of Sousa – PB in 2024 pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Sunária Menezes da. Desafios do docente para a inclusão de crianças com TEA no ensino regular: uma amostra no município de Sousa – PB em 2024. 2024. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta