DSpace/Manakin Repository

Pesquisa na graduação: o percurso de formação do(a)s graduando(a)s para a pesquisa no curso de pedagogia (CFP/UFCG).

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.advisor1ID JOCA, Alexandre Martins. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1522820813285364 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES , Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.referee2 IFADIREÓ, Miguel Melo.
dc.description.resumo O presente trabalho teve como objetivo compreender o percurso dos(as) formandos(as) no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras/PB, sobre a pesquisa na graduação. Busca resposta para a seguinte indagação: Qual o percurso de formação para a pesquisa dos(as) graduandos(as) do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB? Como aporte teórico autore(a)s como: Bridi e Pereira (2004), Joca e Santos (2020; 2021), Severino (2008), Barzotto (2021), Fernandes (2021), entre outos(as) autores(as) que expressam conceitos, indagações e concepções sobre pesquisa, iniciação científica, formação de professores(as) e a formação de professore(a)s pesquisadore(a)s. O TCC é uma pesquisa qualitativa, de finalidade básica. Utilizou como procedimento metodológico de coleta de dados a entrevista semiestruturada com quatro discentes de graduação do curso de Pedagogia do CFP/UFCG, campus cajazeiras-PB. O trabalho conclui que no curso de Pedagogia existe uma abordagem voltada para a pesquisa, bem como para a formação de professores(as) pesquisadores(as), contundo esta formação não é explicita/intencional, como também não parte da abordagem de todos os(as) professores(as), mas, destacam a orientação e experiência dos(as) professores(as) como um elemento fundamental na formação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Pesquisa na graduação: o percurso de formação do(a)s graduando(a)s para a pesquisa no curso de pedagogia (CFP/UFCG). pt_BR
dc.date.issued 2024-11
dc.description.abstract The present work aimed to understand the journey of graduates in the Pedagogy course at the Federal University of Campina Grande (UFCG), Cajazeiras/PB campus, regarding undergraduate research. Search for an answer to the following question: What is the training path for research for graduate students of the Pedagogy course at the Teacher Training Center (CFP), at the Federal University of Campina Grande (UFCG), Cajazeiras campus- PB? As a theoretical contribution, authors such as: Bridi and Pereira (2004), Joca and Santos (2020; 2021), Severino (2008), Barzotto (2021), Fernandes (2021), among other authors that express concepts, questions and conceptions about research, scientific initiation, teacher training and the training of teacher researchers. The TCC is qualitative research, with a basic purpose. As a methodological procedure for data collection, a semi-structured interview was used with four undergraduate students from the Pedagogy course at CFP/UFCG, campus Cajazeiras-PB. The work concludes that in the Pedagogy course there is an approach focused on research, as well as the training of research teachers, however this training is not explicit/intentional, nor is it part of everyone's approach( as teachers, but highlight the guidance and experience of teachers as a fundamental element in training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41448
dc.date.accessioned 2025-04-02T17:49:18Z
dc.date.available 2025-04-02
dc.date.available 2025-04-02T17:49:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Pesquisa e Universidade pt_BR
dc.subject Pesquisa na Graduação pt_BR
dc.subject Pesquisador pt_BR
dc.subject Pedagogia - Centro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.subject Ensino Superior - Cajazeiras -Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Research and University pt_BR
dc.subject Undergraduate Research pt_BR
dc.subject Researcher pt_BR
dc.subject Pedagogy - Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande pt_BR
dc.subject Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Mariana da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Undergraduate research: the training path of undergraduates for research in the pedagogy course (CFP/UFCG). pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Mariana da Silva. Pesquisa na graduação: o percurso de formação do(a)s graduando(a)s para a pesquisa no curso de pedagogia (CFP/UFCG). 2024. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta