dc.contributor.advisor1 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
JOCA, Alexandre Martins. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1522820813285364 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERNANDES , Dorgival Gonçalves. |
|
dc.contributor.referee2 |
IFADIREÓ, Miguel Melo. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho teve como objetivo compreender o percurso dos(as) formandos(as) no curso
de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras/PB,
sobre a pesquisa na graduação. Busca resposta para a seguinte indagação: Qual o percurso de
formação para a pesquisa dos(as) graduandos(as) do curso de Pedagogia do Centro de Formação
de Professores (CFP), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus
Cajazeiras-PB? Como aporte teórico autore(a)s como: Bridi e Pereira (2004), Joca e Santos
(2020; 2021), Severino (2008), Barzotto (2021), Fernandes (2021), entre outos(as) autores(as)
que expressam conceitos, indagações e concepções sobre pesquisa, iniciação científica,
formação de professores(as) e a formação de professore(a)s pesquisadore(a)s. O TCC é uma
pesquisa qualitativa, de finalidade básica. Utilizou como procedimento metodológico de coleta
de dados a entrevista semiestruturada com quatro discentes de graduação do curso de Pedagogia
do CFP/UFCG, campus cajazeiras-PB. O trabalho conclui que no curso de Pedagogia existe
uma abordagem voltada para a pesquisa, bem como para a formação de professores(as)
pesquisadores(as), contundo esta formação não é explicita/intencional, como também não parte
da abordagem de todos os(as) professores(as), mas, destacam a orientação e experiência dos(as)
professores(as) como um elemento fundamental na formação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Pesquisa na graduação: o percurso de formação do(a)s graduando(a)s para a pesquisa no curso de pedagogia (CFP/UFCG). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11 |
|
dc.description.abstract |
The present work aimed to understand the journey of graduates in the Pedagogy course at the
Federal University of Campina Grande (UFCG), Cajazeiras/PB campus, regarding
undergraduate research. Search for an answer to the following question: What is the training
path for research for graduate students of the Pedagogy course at the Teacher Training Center
(CFP), at the Federal University of Campina Grande (UFCG), Cajazeiras campus- PB? As a
theoretical contribution, authors such as: Bridi and Pereira (2004), Joca and Santos (2020;
2021), Severino (2008), Barzotto (2021), Fernandes (2021), among other authors that express
concepts, questions and conceptions about research, scientific initiation, teacher training and
the training of teacher researchers. The TCC is qualitative research, with a basic purpose. As a
methodological procedure for data collection, a semi-structured interview was used with four
undergraduate students from the Pedagogy course at CFP/UFCG, campus Cajazeiras-PB. The
work concludes that in the Pedagogy course there is an approach focused on research, as well
as the training of research teachers, however this training is not explicit/intentional, nor is it
part of everyone's approach( as teachers, but highlight the guidance and experience of teachers
as a fundamental element in training. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41448 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-02T17:49:18Z |
|
dc.date.available |
2025-04-02 |
|
dc.date.available |
2025-04-02T17:49:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa e Universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa na Graduação |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisador |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia - Centro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior - Cajazeiras -Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Research and University |
pt_BR |
dc.subject |
Undergraduate Research |
pt_BR |
dc.subject |
Researcher |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy - Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Mariana da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Undergraduate research: the training path of undergraduates for research in the pedagogy course (CFP/UFCG). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Mariana da Silva. Pesquisa na graduação: o percurso de formação do(a)s graduando(a)s para a pesquisa no curso de pedagogia (CFP/UFCG). 2024. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |