dc.contributor.advisor1 |
DANTAS , Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIMA, Giseliane Medeiros |
|
dc.description.resumo |
O presente Trabalho de Conclusão do Curso de (TCC) trata da importância da afetividade e das
relações interpessoais para a formação integral do educando e suas contribuições para o
processo de ensino-aprendizagem de crianças na Educação Infantil. Teve como objetivo geral:
analisar as contribuições da discussão da afetividade nas relações interpessoais no processo de
ensino e aprendizagem da criança na Educação Infantil a partir do olhar docente, e tendo como
objetivos específicos: identificar a importância da afetividade nas relações interpessoais em sala
de aula na concepção do professor; analisar a relevância da afetividade no processo de ensino-
aprendizagem em sala de aula. A metodologia nos permitiu buscar os esclarecimentos sobre o
tema, a partir uma pesquisa de campo, caracterizada por ser explicativa e descritiva, de
abordagem qualitativa, a técnica utilizada na pesquisa, para coleta de dados foi uma entrevista
semiestruturada, organizada através de um roteiro previamente elaborado com oito questões e
sendo direcionada a professores que trabalham na Educação Infantil de uma escola privada na
cidade de Cajazeiras/PB. Para obter um embasamento teórico a pesquisa está fundamentada nas
teorias de Henri Wallon e autores como: Didonet (2011), Freire (1996), Galvão (1995), dentre
outros que possibilitaram um olhar voltado para as relações interpessoais no ambiente escolar,
levando em consideração a discussão da afetividade enquanto facilitadora do processo de
ensino-aprendizagem. A análise dos dados da pesquisa nos permitiu tecer conhecimentos a
partir de relatos docentes, considerando a afetividade e aprendizagem na Educação Infantil:
repensar as relações interpessoais. A partir deste trabalho, é possível reconhecer a importância
que existe no acolhimento das crianças, em conhecer o que é afetividade e como expressá-la e
o quanto é relevante o professor de Educação Infantil tenha oportunidade de desenvolver suas
habilidades e conhecimento, se mantenha atualizado em sua prática pedagógica de forma
significativa, pois assim poderá contribuir de maneira efetiva na formação das crianças.
Conclui-se, portanto, que a afetividade se faz presente nas relações interpessoais e que é
fundamental para a autonomia, o protagonismo do educando no processo de ensino e
aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Afetividade e relações interpessoais na educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-05 |
|
dc.description.abstract |
This present Pedagogy’s course undergraduate thesis treats the importance of affectivity and
the interpersonal relations to the whole formation of the student and its contributions to the
Early Childhood Education children’s teaching-learning process. Had as general objective:
analyze the contributions about the affectivity’s discussion and the interpersonal relations in
the Early Childhood Education child’s teaching and learning process and having as specific
objectives: identify the interpersonal relations, guided by the discussion of affectivity in
teacher’s conception; discuss the relevance of the affectivity in classroom’s teaching-learning
process and reflect the contribution to the affectivity to the whole formation of the child in Early
Childhood Education, from the teacher’s perspective. To obtain a theoretic basis the research
is substantiated in wallonian theory and the authors like: Didonet (2011), Freire (1996), Galvão
(1995), and many others who made possible a look pointed to the interpersonal relations in
school’s environment, taking into consideration the affectivity’s discussion, as facilitator of the
teaching-learning process. Methodology allowed us search the clarifications about the theme,
from field research, characterized for been an explanatory and descriptive, with a qualitative
approach, the used instrument for the data collect was a semi-structured interview, organized
by a previously prepared guide with six questions, directed to teachers who works at
Cajazeira/PB Early Childhood Education private schools. Data analysis allowed us articulate
knowledges through teachers’ reports, because it was possible that we recognize the importance
of children’s support, to know what affectivity is, how express it and how is the relevance to
Early Childhood Education’s teacher has the opportunity to develop his abilities and
knowledges, keep up to date in his pedagogical practice in a meaningful way, once he’ll can
effectively contribute to the children’s formation. We concluded that affectivity is present in
interpersonal relations and it’s fundamental for the autonomy, the student’s protagonism in
teaching and learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41450 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-02T18:41:09Z |
|
dc.date.available |
2025-04-02 |
|
dc.date.available |
2025-04-02T18:41:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - aprendizagem infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade e aprendizagem infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor - aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - early childhood learning |
pt_BR |
dc.subject |
Affection and children's learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIRA, Marley Cristina Cartaxo de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Affection and interpersonal relationships in early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIRA, Marley Cristina Cartaxo de. Afetividade e relações interpessoais na educação infantil. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |