DSpace/Manakin Repository

Afetividade e relações interpessoais na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.referee2 LIMA, Giseliane Medeiros
dc.description.resumo O presente Trabalho de Conclusão do Curso de (TCC) trata da importância da afetividade e das relações interpessoais para a formação integral do educando e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem de crianças na Educação Infantil. Teve como objetivo geral: analisar as contribuições da discussão da afetividade nas relações interpessoais no processo de ensino e aprendizagem da criança na Educação Infantil a partir do olhar docente, e tendo como objetivos específicos: identificar a importância da afetividade nas relações interpessoais em sala de aula na concepção do professor; analisar a relevância da afetividade no processo de ensino- aprendizagem em sala de aula. A metodologia nos permitiu buscar os esclarecimentos sobre o tema, a partir uma pesquisa de campo, caracterizada por ser explicativa e descritiva, de abordagem qualitativa, a técnica utilizada na pesquisa, para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, organizada através de um roteiro previamente elaborado com oito questões e sendo direcionada a professores que trabalham na Educação Infantil de uma escola privada na cidade de Cajazeiras/PB. Para obter um embasamento teórico a pesquisa está fundamentada nas teorias de Henri Wallon e autores como: Didonet (2011), Freire (1996), Galvão (1995), dentre outros que possibilitaram um olhar voltado para as relações interpessoais no ambiente escolar, levando em consideração a discussão da afetividade enquanto facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. A análise dos dados da pesquisa nos permitiu tecer conhecimentos a partir de relatos docentes, considerando a afetividade e aprendizagem na Educação Infantil: repensar as relações interpessoais. A partir deste trabalho, é possível reconhecer a importância que existe no acolhimento das crianças, em conhecer o que é afetividade e como expressá-la e o quanto é relevante o professor de Educação Infantil tenha oportunidade de desenvolver suas habilidades e conhecimento, se mantenha atualizado em sua prática pedagógica de forma significativa, pois assim poderá contribuir de maneira efetiva na formação das crianças. Conclui-se, portanto, que a afetividade se faz presente nas relações interpessoais e que é fundamental para a autonomia, o protagonismo do educando no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Afetividade e relações interpessoais na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-05
dc.description.abstract This present Pedagogy’s course undergraduate thesis treats the importance of affectivity and the interpersonal relations to the whole formation of the student and its contributions to the Early Childhood Education children’s teaching-learning process. Had as general objective: analyze the contributions about the affectivity’s discussion and the interpersonal relations in the Early Childhood Education child’s teaching and learning process and having as specific objectives: identify the interpersonal relations, guided by the discussion of affectivity in teacher’s conception; discuss the relevance of the affectivity in classroom’s teaching-learning process and reflect the contribution to the affectivity to the whole formation of the child in Early Childhood Education, from the teacher’s perspective. To obtain a theoretic basis the research is substantiated in wallonian theory and the authors like: Didonet (2011), Freire (1996), Galvão (1995), and many others who made possible a look pointed to the interpersonal relations in school’s environment, taking into consideration the affectivity’s discussion, as facilitator of the teaching-learning process. Methodology allowed us search the clarifications about the theme, from field research, characterized for been an explanatory and descriptive, with a qualitative approach, the used instrument for the data collect was a semi-structured interview, organized by a previously prepared guide with six questions, directed to teachers who works at Cajazeira/PB Early Childhood Education private schools. Data analysis allowed us articulate knowledges through teachers’ reports, because it was possible that we recognize the importance of children’s support, to know what affectivity is, how express it and how is the relevance to Early Childhood Education’s teacher has the opportunity to develop his abilities and knowledges, keep up to date in his pedagogical practice in a meaningful way, once he’ll can effectively contribute to the children’s formation. We concluded that affectivity is present in interpersonal relations and it’s fundamental for the autonomy, the student’s protagonism in teaching and learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41450
dc.date.accessioned 2025-04-02T18:41:09Z
dc.date.available 2025-04-02
dc.date.available 2025-04-02T18:41:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem infantil pt_BR
dc.subject Afetividade e aprendizagem infantil pt_BR
dc.subject Relação professor - aluno pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Teaching - early childhood learning pt_BR
dc.subject Affection and children's learning pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Marley Cristina Cartaxo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Affection and interpersonal relationships in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Marley Cristina Cartaxo de. Afetividade e relações interpessoais na educação infantil. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta