dc.creator.ID |
PAULINO, M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7389472952980700 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suenia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se de uma monografia, que objetiva
investigar a percepção docente acerca das contribuições dos jogos e brincadeiras para o
desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil em uma Escola Municipal,
localizada em cajazeiras-PB. Caracteriza-se como uma pesquisa básica de abordagem
qualitativa e caráter descritivo. Foram utilizados a entrevista estruturada, diário de campo e
observação não participante e assistemática como instrumentos de coleta de dados em duas
turmas da Educação Infantil. Para a revisão de literatura foram utilizados trabalhos
acadêmicos pesquisados nas plataformas Scielo e Google Acadêmico. Como resultado
verificou-se que as docentes apresentam conhecimentos teóricos, ainda, que de maneira
superficial, acerca das contribuições dos jogos e brincadeiras na sala de aula e no
desenvolvimento do aluno em suas diferentes dimensões. De um modo geral, as professoras
demonstram intencionalidade ao utilizar os jogos e brincadeiras na sala de aula. Enquanto
uma professora busca desenvolver a imaginação, raciocínio, prazer e habilidades dos alunos,
a outra utiliza esses recursos como uma estratégia de controle da presença, atenção e
adaptação dos alunos no espaço escolar. Foi possível perceber que ambas reconhecem a
importância dos jogos e brincadeiras no ambiente escolar, no entanto, suas intenções
necessitam de clareza e mais aprofundamento. Diante disso, fica explicito a necessidade de
formação inicial e continuada para os professores que atuam na Educação Infantil,
considerando que a formação é um processo continuo que envolve vários saberes e
habilidades específicas que modificam-se conforme a sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças: percepções de professoras da educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-11 |
|
dc.description.abstract |
This Final Course Work (TCC) is a monograph that aims to investigate the teaching perception
about the contributions of games and play to the integral development of children in Early
Childhood Education in a municipal school, located in Cajazeiras-PB. It is relevant to research
this topic so that undergraduates and teachers who already work in basic education identify
and understand the multiple contributions that the use of games and play brings to the integral
development of children, as long as it is developed with intentionality. It is characterized as a
basic research with a qualitative approach and descriptive character. Structured interviews and
non-participant and unsystematic observation were used as data collection instruments in two
Early Childhood Education classes. For the literature review, academic works researched on
the Scielo and Google Scholar platforms were used. As a result, it was found that the teachers
present theoretical knowledge, albeit superficially, about the contributions of games and play
in the classroom and in the development of the student in its different dimensions. In general,
the teachers demonstrate intentionality when using games and play in the classroom. While
one teacher seeks to develop students' imagination, reasoning, pleasure and skills, the other
uses these resources as a strategy to control students' presence, attention and adaptation in
the school environment. It was possible to notice that both recognize the importance of games
and play in the school environment, however, their intentions need to be clearer and more in-
depth. In view of this, the need for initial and ongoing training for teachers working in Early
Childhood Education becomes clear, considering that training is an ongoing process that
involves various specific knowledge and skills that change according to society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41460 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-03T17:10:53Z |
|
dc.date.available |
2025-04-03 |
|
dc.date.available |
2025-04-03T17:10:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Integral infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Intencionalidade docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Early Childhood Education |
pt_BR |
dc.subject |
Games and games |
pt_BR |
dc.subject |
Integral child development |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching intentionality |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PAULINO , Marta dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contributions of games and games to the integral development of children: perceptions of early childhood education teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PAULINO, Marta dos Santos. As contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças: percepções de professoras da educação infantil. 2024. 75f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |