dc.creator.ID |
SILVA, M. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9966353592124839 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Rozilene Lopes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
Esta monografia discute os desafios enfrentados no processo de ensino e
aprendizagem de crianças com deficiência auditiva no ensino regular e destacar a
importância da perspectiva histórico-cultural e da inclusão para a promoção de uma
educação mais significativa e eficaz para esses alunos. O problema de pesquisa gira
em torno de entender quais os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam
na mediação da educação para com uma criança com surdez? O presente trabalho
tem como objetivo principal averiguar como ocorre o processo de mediação da
educação de uma criança surda numa sala de ensino regular. Como específicos,
tem-se: analisar quais os suportes oferecido pelas políticas públicas para a
colaboração de um processo educacional inclusivo para crianças com surdez no
ensino regular; identificar os desafios enfrentados pela professora e pela intérprete
de Libras no processo de mediação da educação de uma criança surda; avaliar as
práticas pedagógicas adotadas pela professora e a forma como a intérprete de
Libras colabora para facilitar o acesso e a compreensão do conteúdo escolar pela
criança surda. A presente pesquisa é exploratória e tem natureza qualitativa. Foi
realizada em uma escola municipal de Cajazeiras/PB através da aplicação de
entrevistas semiestruturadas com uma professora de ensino regular de uma turma
de 2º ano – anos iniciais que leciona a uma criança surda; bem como também foi
entrevistado a intérprete de LIBRAS que faz a mediação da comunicação na
sociabilidade da criança surda. A partir dos achados da pesquisa, viu-se a
necessidade de treinamento profissional e recursos adequados para que os
professores possam adaptar as avaliações e atender às necessidades individuais
dos alunos com deficiência, promovendo a inclusão e a sensibilização para criar um
ambiente de aprendizagem mais acessível e acolhedor. A disparidade de
perspectivas educacionais entre a professora e a intérprete apontaram para a
necessidade urgente de uma formação mais especializada e de suporte institucional
para professores que atuam com alunos surdos, além de uma reavaliação das
práticas pedagógicas inclusivas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Desafios de uma professora na educação de uma criança surda em Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-11 |
|
dc.description.abstract |
This monograph discusses the challenges faced in the teaching and learning process
of children with hearing impairments in regular education and highlights the
importance of a historical-cultural perspective and inclusion to promote more
meaningful and effective education for these students. The research problem
revolves around understanding the challenges faced by professionals working in the
mediation of education for a child with hearing loss. The main objective of this work is
to investigate how the educational mediation process of a deaf child occurs in a
regular classroom. The specific objectives are: to analyze the support provided by
public policies to promote an inclusive educational process for deaf children in
regular education; to identify the challenges faced by the teacher and the Libras
interpreter in mediating the education of a deaf child; and to analyze the pedagogical
practices adopted by the teacher and how the Libras interpreter collaborates to
facilitate the deaf child's access to and understanding of the school content. This
research is exploratory in nature and adopts a qualitative approach. It was conducted
at a municipal school in Cajazeiras/PB through semi-structured interviews with a
regular education teacher of a 2nd-grade class who teaches a deaf child, as well as
with the Libras interpreter who mediates communication in the socialization of the
deaf child. Based on the research findings, the need for professional training and
adequate resources was evident, so that teachers can adapt assessments and meet
the individual needs of students with disabilities, promoting inclusion and raising
awareness to create a more accessible and welcoming learning environment. The
disparity in educational perspectives between the teacher and the interpreter
highlighted the urgent need for more specialized training and institutional support for
teachers working with deaf students, as well as a re-evaluation of inclusive
pedagogical practices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41462 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-03T17:23:50Z |
|
dc.date.available |
2025-04-03 |
|
dc.date.available |
2025-04-03T17:23:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva- Cajazeiras- Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino regular - aluno surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Intérprete de libras - contexto escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Língua brasileira de sinais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva- Cajazeiras- Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Regular education - deaf student |
pt_BR |
dc.subject |
Libra interpreter - school context |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian sign language |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva- Cajazeiras- Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Mikaelle Paulino da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Challenge of a teacher in educating a deaf child in Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Mikaelle Paulino da. Desafios de uma professora na educação de uma criança surda em Cajazeiras - PB. 2024. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |