Dépôt DSpace/Manakin

Desafios de uma professora na educação de uma criança surda em Cajazeiras - PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, M. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9966353592124839 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo Esta monografia discute os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiência auditiva no ensino regular e destacar a importância da perspectiva histórico-cultural e da inclusão para a promoção de uma educação mais significativa e eficaz para esses alunos. O problema de pesquisa gira em torno de entender quais os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam na mediação da educação para com uma criança com surdez? O presente trabalho tem como objetivo principal averiguar como ocorre o processo de mediação da educação de uma criança surda numa sala de ensino regular. Como específicos, tem-se: analisar quais os suportes oferecido pelas políticas públicas para a colaboração de um processo educacional inclusivo para crianças com surdez no ensino regular; identificar os desafios enfrentados pela professora e pela intérprete de Libras no processo de mediação da educação de uma criança surda; avaliar as práticas pedagógicas adotadas pela professora e a forma como a intérprete de Libras colabora para facilitar o acesso e a compreensão do conteúdo escolar pela criança surda. A presente pesquisa é exploratória e tem natureza qualitativa. Foi realizada em uma escola municipal de Cajazeiras/PB através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com uma professora de ensino regular de uma turma de 2º ano – anos iniciais que leciona a uma criança surda; bem como também foi entrevistado a intérprete de LIBRAS que faz a mediação da comunicação na sociabilidade da criança surda. A partir dos achados da pesquisa, viu-se a necessidade de treinamento profissional e recursos adequados para que os professores possam adaptar as avaliações e atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência, promovendo a inclusão e a sensibilização para criar um ambiente de aprendizagem mais acessível e acolhedor. A disparidade de perspectivas educacionais entre a professora e a intérprete apontaram para a necessidade urgente de uma formação mais especializada e de suporte institucional para professores que atuam com alunos surdos, além de uma reavaliação das práticas pedagógicas inclusivas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desafios de uma professora na educação de uma criança surda em Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-11
dc.description.abstract This monograph discusses the challenges faced in the teaching and learning process of children with hearing impairments in regular education and highlights the importance of a historical-cultural perspective and inclusion to promote more meaningful and effective education for these students. The research problem revolves around understanding the challenges faced by professionals working in the mediation of education for a child with hearing loss. The main objective of this work is to investigate how the educational mediation process of a deaf child occurs in a regular classroom. The specific objectives are: to analyze the support provided by public policies to promote an inclusive educational process for deaf children in regular education; to identify the challenges faced by the teacher and the Libras interpreter in mediating the education of a deaf child; and to analyze the pedagogical practices adopted by the teacher and how the Libras interpreter collaborates to facilitate the deaf child's access to and understanding of the school content. This research is exploratory in nature and adopts a qualitative approach. It was conducted at a municipal school in Cajazeiras/PB through semi-structured interviews with a regular education teacher of a 2nd-grade class who teaches a deaf child, as well as with the Libras interpreter who mediates communication in the socialization of the deaf child. Based on the research findings, the need for professional training and adequate resources was evident, so that teachers can adapt assessments and meet the individual needs of students with disabilities, promoting inclusion and raising awareness to create a more accessible and welcoming learning environment. The disparity in educational perspectives between the teacher and the interpreter highlighted the urgent need for more specialized training and institutional support for teachers working with deaf students, as well as a re-evaluation of inclusive pedagogical practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41462
dc.date.accessioned 2025-04-03T17:23:50Z
dc.date.available 2025-04-03
dc.date.available 2025-04-03T17:23:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva- Cajazeiras- Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Ensino regular - aluno surdo pt_BR
dc.subject Intérprete de libras - contexto escolar pt_BR
dc.subject Língua brasileira de sinais pt_BR
dc.subject Educação inclusiva- Cajazeiras- Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Regular education - deaf student pt_BR
dc.subject Libra interpreter - school context pt_BR
dc.subject Brazilian sign language pt_BR
dc.subject Educação inclusiva- Cajazeiras- Município - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Mikaelle Paulino da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenge of a teacher in educating a deaf child in Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Mikaelle Paulino da. Desafios de uma professora na educação de uma criança surda em Cajazeiras - PB. 2024. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte