DSpace/Manakin Repository

A relação família e escola no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BATISTA, N. R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7494482586475849 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Simone Joaquim
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, S. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2607657605015925 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender a relevância da participação familiar no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual buscou-se como aporte teórico autores que abordavam a relação entre a família e a escola. Desse modo, discorreu- se sobre o conceito de educação e de educar, expõe a sobre a família com ênfase nos conceitos, modelos e reflexões e sobre a instituição escolar com foco nos conceitos e funções no processo de construção da aprendizagem reflexiva. Discutiu- se também sobre a importância da relação família e escola com destaque nas legislações e suas contribuições para a parceria entre instituição escolar e familiar. Por meio da pesquisa de campo, buscou-se conhecer sobre a parceria família e escola existente na escola municipal na cidade de Cachoeira dos Índios – PB. Os dados foram coletados com uma diretora, um coordenador pedagógico dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, quatro professoras dos Anos Iniciais e quatro mães, por meio de uma entrevista semiestruturada e a aplicação de quatro questionários, sendo um para cada sujeito, com uma variação de quatro a sete questões. O resultado que se propõe é a aprendizagem significativa por parte dos estudantes, através da parceria entre escola e família. Com base nisso, conclui-se que existem desafios para que a família consiga participar ativamente, como também adversidades para que a parceria aconteça de modo satisfatório. Ao longo do trabalho foi possível perceber que a escola precisa oportunizar situações que motivem a participação da família na escola para além da entrega de boletins e das advertências. Sendo necessário a construção de um elo entre a família e a escola para que a aprendizagem significativa por parte dos estudantes seja efetiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A relação família e escola no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-04
dc.description.abstract This final paper aims to understand the relevance of family participation in the teaching and learning process in the initial years of elementary school. To carry out the research, a bibliographical survey was initially carried out, in which authors who addressed the relationship between family and school were sought as theoretical support. Thus, the concept of education and educating was discussed, the family was presented with an emphasis on concepts, models and reflections, and the school institution with a focus on concepts and functions in the process of constructing reflective learning. The importance of the family-school relationship was also discussed, with emphasis on legislation and its contributions to the partnership between school and family. Through field research, the aim was to learn about the family-school partnership that exists in the municipal school in the city of Cachoeira dos Índios - PB. Data were collected from a principal, a pedagogical coordinator for the Early Years of Elementary School, four Early Years teachers and four mothers, through a semi-structured interview and the application of four questionnaires, one for each subject, with a range of four to seven questions. The proposed result is significant learning on the part of students, through the partnership between school and family. Based on this, it can be concluded that there are challenges for the family to be able to participate actively, as well as adversities for the partnership to happen satisfactorily. Throughout the work it was possible to perceive that the school needs to provide opportunities that motivate the family's participation in school beyond the delivery of report cards and warnings. It is necessary to build a link between the family and the school so that significant learning on the part of students is effective. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41464
dc.date.accessioned 2025-04-03T17:44:21Z
dc.date.available 2025-04-03
dc.date.available 2025-04-03T17:44:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação família - escola pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Processo - ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação e educar pt_BR
dc.subject Family - school relationship pt_BR
dc.subject Elementary schoo pt_BR
dc.subject Process - teaching learning pt_BR
dc.subject Education and educate pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Nayra Rôanne de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The family and school relationship in the teaching and learning process in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Nayra Rôanne de Sousa. A relação família e escola no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta