dc.creator.ID |
BATISTA, N. R. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7494482586475849 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE, Simone Joaquim |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTE, S. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2607657605015925 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender a
relevância da participação familiar no processo de ensino e aprendizagem nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa, realizou-se
inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual buscou-se como aporte teórico
autores que abordavam a relação entre a família e a escola. Desse modo, discorreu-
se sobre o conceito de educação e de educar, expõe a sobre a família com ênfase
nos conceitos, modelos e reflexões e sobre a instituição escolar com foco nos
conceitos e funções no processo de construção da aprendizagem reflexiva. Discutiu-
se também sobre a importância da relação família e escola com destaque nas
legislações e suas contribuições para a parceria entre instituição escolar e familiar.
Por meio da pesquisa de campo, buscou-se conhecer sobre a parceria família e escola
existente na escola municipal na cidade de Cachoeira dos Índios – PB. Os dados
foram coletados com uma diretora, um coordenador pedagógico dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, quatro professoras dos Anos Iniciais e quatro mães, por meio
de uma entrevista semiestruturada e a aplicação de quatro questionários, sendo um
para cada sujeito, com uma variação de quatro a sete questões. O resultado que se
propõe é a aprendizagem significativa por parte dos estudantes, através da parceria
entre escola e família. Com base nisso, conclui-se que existem desafios para que a
família consiga participar ativamente, como também adversidades para que a parceria
aconteça de modo satisfatório. Ao longo do trabalho foi possível perceber que a escola
precisa oportunizar situações que motivem a participação da família na escola para
além da entrega de boletins e das advertências. Sendo necessário a construção de
um elo entre a família e a escola para que a aprendizagem significativa por parte dos
estudantes seja efetiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A relação família e escola no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-04 |
|
dc.description.abstract |
This final paper aims to understand the relevance of family participation in the teaching
and learning process in the initial years of elementary school. To carry out the
research, a bibliographical survey was initially carried out, in which authors who
addressed the relationship between family and school were sought as theoretical
support. Thus, the concept of education and educating was discussed, the family was
presented with an emphasis on concepts, models and reflections, and the school
institution with a focus on concepts and functions in the process of constructing
reflective learning. The importance of the family-school relationship was also
discussed, with emphasis on legislation and its contributions to the partnership
between school and family. Through field research, the aim was to learn about the
family-school partnership that exists in the municipal school in the city of Cachoeira
dos Índios - PB. Data were collected from a principal, a pedagogical coordinator for
the Early Years of Elementary School, four Early Years teachers and four mothers,
through a semi-structured interview and the application of four questionnaires, one for
each subject, with a range of four to seven questions. The proposed result is significant
learning on the part of students, through the partnership between school and family.
Based on this, it can be concluded that there are challenges for the family to be able
to participate actively, as well as adversities for the partnership to happen satisfactorily.
Throughout the work it was possible to perceive that the school needs to provide
opportunities that motivate the family's participation in school beyond the delivery of
report cards and warnings. It is necessary to build a link between the family and the
school so that significant learning on the part of students is effective. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41464 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-03T17:44:21Z |
|
dc.date.available |
2025-04-03 |
|
dc.date.available |
2025-04-03T17:44:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relação família - escola |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Processo - ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e educar |
pt_BR |
dc.subject |
Family - school relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary schoo |
pt_BR |
dc.subject |
Process - teaching learning |
pt_BR |
dc.subject |
Education and educate |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Nayra Rôanne de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The family and school relationship in the teaching and learning process in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Nayra Rôanne de Sousa. A relação família e escola no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |