dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, José Amiraldo Alves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
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dc.contributor.referee2 |
SILVA, Érica Dantas Da. |
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dc.description.resumo |
O trabalho teve como foco a discussão sobre as implicações da vulnerabilidade
social no trabalho pedagógico da escola e no desempenho escolar dos educandos.
Assim, foram delineados como objetivos de pesquisa, compreender as implicações
da vulnerabilidade social no trabalho pedagógico da escola e na trajetória acadêmica
dos estudantes; investigar como os professores trabalham com as situações de
vulnerabilidade no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido em sala de
aula; identificar de que maneira as situações de vulnerabilidade interferem no
desempenho escolar dos estudantes; e por fim, destacar a importância do
acompanhamento das atividades escolares pelos pais/responsáveis para a melhoria
do desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Para tanto, foi feito um
levantamento bibliográfico sobre a temática em estudo, além de uma pesquisa de
campo do tipo exploratória, numa abordagem qualitativa. Os participantes da
pesquisa foram constituídos pela coordenadora pedagógica da escola, 02 (duas)
professora do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, 02 (dois) estudantes e 02 (duas)
mães dos respectivos estudantes. Os resultados do estudo apontaram a
necessidade de uma discussão mais ampliada sobre a temática da vulnerabilidade
social no contexto das escolas públicas brasileiras, pois muitas crianças e
adolescentes convivem no âmbito familiar com diversos problemas sociais,
econômicos e culturais que caracterizam situações de vida desfavoráveis, as quais
interferem no seu desempenho escolar. Contudo, apesar de existirem inúmeros
aspectos que interferem no desempenho acadêmico dos alunos, a escola pode
desenvolver ações pedagógicas capazes de auxiliar na superação das dificuldades
de aprendizagem dos estudantes, assim como estabelecer estratégias visando a
participação da familia na educação dos filhos, para que em parceria possam buscar
melhorias nas atividades de ensino e de aprendizagem e promover transformações
qualitativas na trajetória escolar dos estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Processos de ensino e aprendizagem de alunos da escola pública que residem em contextos de vulnerabilidade social. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-13 |
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dc.description.abstract |
The study focused on discussing the implications of social vulnerability on the
school's pedagogical work and on students' academic performance. Thus, the
research objectives were outlined as follows: to understand the implications of
social vulnerability on the school's pedagogical work and on students' academic
trajectory; to investigate how teachers deal with situations of vulnerability in the
teaching and learning process developed in the classroom; to identify how
situations of vulnerability interfere with students' academic performance; and
finally, to highlight the importance of parents/guardians monitoring school
activities to improve students' academic development. To this end, a
bibliographical survey was carried out on the topic under study, in addition to
exploratory field research, using a qualitative approach. The research participants
were the school's pedagogical coordinator, 02 (two) teachers from the 4th and 5th
grades of Elementary School, 02 (two) students and 02 (two) mothers of the
respective students. The results of the study pointed to the need for a broader
discussion on the issue of social vulnerability in the context of Brazilian public
schools, since many children and adolescents live within their families with
various social, economic and cultural problems that characterize unfavorable life
situations, which interfere with their academic performance. However, despite the
numerous aspects that interfere with students' academic performance, schools
can develop pedagogical actions capable of helping to overcome students'
learning difficulties, as well as establish strategies aimed at family participation in
their children's education, so that, in partnership, they can seek improvements in
teaching and learning activities and promote qualitative transformations in the
students' academic trajectory. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41465 |
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dc.date.accessioned |
2025-04-03T18:05:25Z |
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dc.date.available |
2024-04-03 |
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dc.date.available |
2025-04-03T18:05:25Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Processo - ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Vulnerabilidade Social |
pt_BR |
dc.subject |
Escola- função social |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e família |
pt_BR |
dc.subject |
Process - teaching - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Social Vulnerability |
pt_BR |
dc.subject |
School- social function |
pt_BR |
dc.subject |
Education and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
School and family |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Rafaela Almeida de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching and learning processes of public school students who live in socially vulnerable contexts. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Rafaela Almeida de. Processos de ensino e aprendizagem de alunos da escola pública que residem em contextos de vulnerabilidade social. 2024. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |